Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt,Achiléa Lisboa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Primo,Janeusa, Oliveira,Maria de Fátima Paim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000800004
Resumo: OBJETIVOS: Revisão da literatura sobre doenças relacionadas à infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I) na infância e adolescência, focalizando clínica, diagnóstico, patogênese, evolução e tratamento. FONTES DOS DADOS: Literatura médica dos últimos 20 anos utilizando PubMed e MEDLINE e livros médicos especializados, com ênfase na dermatite infecciosa associada ao HTLV-I (DIH), na forma infanto-juvenil da mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP), na leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL) e na uveíte associada ao HTLV-I. Palavras-chave usadas na pesquisa: dermatite infecciosa associada ao HTLV-I, mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical, leucemia/linfoma de células T do adulto, uveíte associada ao HTLV-I. SÍNTESE DOS ACHADOS: A DIH é uma dermatite crônica, recidivante e infectada da infância que sempre envolve o couro cabeludo e que pode evoluir para HAM/TSP e ATL. A HAM/TSP é uma mielopatia crônica e incapacitante do adulto. Há 17 casos infanto-juvenis de HAM/TSP bem documentados na literatura, 12 dos quais em pacientes com DIH. Ao contrário da doença no adulto, essa forma é rapidamente progressiva. A ATL é uma leucemia/linfoma T do adulto, geralmente fatal. De 24 casos infanto-juvenis de ATL da literatura, 11 foram diagnosticados no Brasil. CONCLUSÕES: Essas doenças devem ser mais freqüentes na infância e adolescência do que indica a literatura. É aconselhável fazer sorologia para o HTLV-I em crianças e adolescentes com eczema crônico e recidivante, com sintomas e sinais de mielopatia ou com diagnóstico de leucemia/linfoma de células T. É importante que os pediatras saibam reconhecer as manifestações pediátricas dessa infecção para diagnosticá-las corretamente, propiciando aos pacientes orientação e tratamento adequados.
id SBPE-1_379183c3991e4d43e5a36191e0ccac00
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572006000800004
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)Infecção pelo HTLV-I na infância e adolescênciatransmissão vertical do HTLV-Idermatite infecciosa associada ao HTLV-IHAM/TSP infanto-juvenilATL na infância e adolescênciaOBJETIVOS: Revisão da literatura sobre doenças relacionadas à infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I) na infância e adolescência, focalizando clínica, diagnóstico, patogênese, evolução e tratamento. FONTES DOS DADOS: Literatura médica dos últimos 20 anos utilizando PubMed e MEDLINE e livros médicos especializados, com ênfase na dermatite infecciosa associada ao HTLV-I (DIH), na forma infanto-juvenil da mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP), na leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL) e na uveíte associada ao HTLV-I. Palavras-chave usadas na pesquisa: dermatite infecciosa associada ao HTLV-I, mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical, leucemia/linfoma de células T do adulto, uveíte associada ao HTLV-I. SÍNTESE DOS ACHADOS: A DIH é uma dermatite crônica, recidivante e infectada da infância que sempre envolve o couro cabeludo e que pode evoluir para HAM/TSP e ATL. A HAM/TSP é uma mielopatia crônica e incapacitante do adulto. Há 17 casos infanto-juvenis de HAM/TSP bem documentados na literatura, 12 dos quais em pacientes com DIH. Ao contrário da doença no adulto, essa forma é rapidamente progressiva. A ATL é uma leucemia/linfoma T do adulto, geralmente fatal. De 24 casos infanto-juvenis de ATL da literatura, 11 foram diagnosticados no Brasil. CONCLUSÕES: Essas doenças devem ser mais freqüentes na infância e adolescência do que indica a literatura. É aconselhável fazer sorologia para o HTLV-I em crianças e adolescentes com eczema crônico e recidivante, com sintomas e sinais de mielopatia ou com diagnóstico de leucemia/linfoma de células T. É importante que os pediatras saibam reconhecer as manifestações pediátricas dessa infecção para diagnosticá-las corretamente, propiciando aos pacientes orientação e tratamento adequados.Sociedade Brasileira de Pediatria2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000800004Jornal de Pediatria v.82 n.6 2006reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.2223/JPED.1573info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt,Achiléa LisboaPrimo,JaneusaOliveira,Maria de Fátima Paim depor2007-02-23T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572006000800004Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2007-02-23T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
title Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
spellingShingle Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
Bittencourt,Achiléa Lisboa
Infecção pelo HTLV-I na infância e adolescência
transmissão vertical do HTLV-I
dermatite infecciosa associada ao HTLV-I
HAM/TSP infanto-juvenil
ATL na infância e adolescência
title_short Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
title_full Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
title_fullStr Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
title_full_unstemmed Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
title_sort Manifestações infanto-juvenis da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I)
author Bittencourt,Achiléa Lisboa
author_facet Bittencourt,Achiléa Lisboa
Primo,Janeusa
Oliveira,Maria de Fátima Paim de
author_role author
author2 Primo,Janeusa
Oliveira,Maria de Fátima Paim de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt,Achiléa Lisboa
Primo,Janeusa
Oliveira,Maria de Fátima Paim de
dc.subject.por.fl_str_mv Infecção pelo HTLV-I na infância e adolescência
transmissão vertical do HTLV-I
dermatite infecciosa associada ao HTLV-I
HAM/TSP infanto-juvenil
ATL na infância e adolescência
topic Infecção pelo HTLV-I na infância e adolescência
transmissão vertical do HTLV-I
dermatite infecciosa associada ao HTLV-I
HAM/TSP infanto-juvenil
ATL na infância e adolescência
description OBJETIVOS: Revisão da literatura sobre doenças relacionadas à infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-I) na infância e adolescência, focalizando clínica, diagnóstico, patogênese, evolução e tratamento. FONTES DOS DADOS: Literatura médica dos últimos 20 anos utilizando PubMed e MEDLINE e livros médicos especializados, com ênfase na dermatite infecciosa associada ao HTLV-I (DIH), na forma infanto-juvenil da mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP), na leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL) e na uveíte associada ao HTLV-I. Palavras-chave usadas na pesquisa: dermatite infecciosa associada ao HTLV-I, mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical, leucemia/linfoma de células T do adulto, uveíte associada ao HTLV-I. SÍNTESE DOS ACHADOS: A DIH é uma dermatite crônica, recidivante e infectada da infância que sempre envolve o couro cabeludo e que pode evoluir para HAM/TSP e ATL. A HAM/TSP é uma mielopatia crônica e incapacitante do adulto. Há 17 casos infanto-juvenis de HAM/TSP bem documentados na literatura, 12 dos quais em pacientes com DIH. Ao contrário da doença no adulto, essa forma é rapidamente progressiva. A ATL é uma leucemia/linfoma T do adulto, geralmente fatal. De 24 casos infanto-juvenis de ATL da literatura, 11 foram diagnosticados no Brasil. CONCLUSÕES: Essas doenças devem ser mais freqüentes na infância e adolescência do que indica a literatura. É aconselhável fazer sorologia para o HTLV-I em crianças e adolescentes com eczema crônico e recidivante, com sintomas e sinais de mielopatia ou com diagnóstico de leucemia/linfoma de células T. É importante que os pediatras saibam reconhecer as manifestações pediátricas dessa infecção para diagnosticá-las corretamente, propiciando aos pacientes orientação e tratamento adequados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000800004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000800004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.2223/JPED.1573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.82 n.6 2006
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122316434702336