Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal de Pediatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572010000200009 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever e analisar três ferramentas usadas no sistema de avaliação aplicado ao internato em pediatria por um período de 7 anos na Faculdade de Medicina, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. MÉTODOS: Pesquisa observacional retrospectiva projetada para as modalidades de avaliação usadas de 2001 a 2007 que foram implementadas no internato em pediatria. As ferramentas foram as seguintes: exame clínico objetivo estruturado (objective structured clinical examination, OSCE), exame escrito e diretrizes de observação de prática clínica diária (DOPCD). Os métodos de avaliação foram aplicados ao internato em pediatria do sexto ano, com um total de 697 alunos. A análise estatística incluiu uma avaliação descritiva, com correlação e regressões linear simples e múltipla (ANOVA), teste de Bonferroni e coeficiente alfa de Cronbach. O nível de significância foi de 5%. RESULTADOS: Escores de sucesso com a OSCE foram atingidos em 75,7±8%, com melhor média entre o sexo feminino (p < 0,001). Os escores de OSCE melhoraram após o terceiro ano de implementação. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,11-0,78. O exame escrito teve escore médio de 79,8±10%, e não houve diferenças quanto a gênero. O escore médio de DOPCD 97,1±3%, com melhores resultados entre as mulheres (p < 0,005). A correlação entre os três métodos de avaliação mostrou uma relação positiva moderada, exceto no ano de 2007, quando a correlação foi maior (p < 0,001). CONCLUSÕES: Análise do sistema de avaliação da aprendizagem foi realizada usando OSCE, exame escrito e DOPCD, que são complementares entre si, gerando bons resultados. |
id |
SBPE-1_386cf9d7a7c64eb1cbd8a541725855d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0021-75572010000200009 |
network_acronym_str |
SBPE-1 |
network_name_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escritoInternato e residênciafaculdade de medicinacompetência clínicamensuração educacionalcompetência profissionalavaliação de programaOBJETIVO: Descrever e analisar três ferramentas usadas no sistema de avaliação aplicado ao internato em pediatria por um período de 7 anos na Faculdade de Medicina, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. MÉTODOS: Pesquisa observacional retrospectiva projetada para as modalidades de avaliação usadas de 2001 a 2007 que foram implementadas no internato em pediatria. As ferramentas foram as seguintes: exame clínico objetivo estruturado (objective structured clinical examination, OSCE), exame escrito e diretrizes de observação de prática clínica diária (DOPCD). Os métodos de avaliação foram aplicados ao internato em pediatria do sexto ano, com um total de 697 alunos. A análise estatística incluiu uma avaliação descritiva, com correlação e regressões linear simples e múltipla (ANOVA), teste de Bonferroni e coeficiente alfa de Cronbach. O nível de significância foi de 5%. RESULTADOS: Escores de sucesso com a OSCE foram atingidos em 75,7±8%, com melhor média entre o sexo feminino (p < 0,001). Os escores de OSCE melhoraram após o terceiro ano de implementação. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,11-0,78. O exame escrito teve escore médio de 79,8±10%, e não houve diferenças quanto a gênero. O escore médio de DOPCD 97,1±3%, com melhores resultados entre as mulheres (p < 0,005). A correlação entre os três métodos de avaliação mostrou uma relação positiva moderada, exceto no ano de 2007, quando a correlação foi maior (p < 0,001). CONCLUSÕES: Análise do sistema de avaliação da aprendizagem foi realizada usando OSCE, exame escrito e DOPCD, que são complementares entre si, gerando bons resultados.Sociedade Brasileira de Pediatria2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572010000200009Jornal de Pediatria v.86 n.2 2010reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572010000200009info:eu-repo/semantics/openAccessSandoval,Gloria E.Valenzuela,Patricia M.Monge,Marcela M.Toso,Paulina A.Triviño,Ximena C.Wright,Ana C.Paris,EnriqueSánchez,IgnacioValdivia,Gonzalo S.por2010-04-30T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572010000200009Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2010-04-30T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
title |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
spellingShingle |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito Sandoval,Gloria E. Internato e residência faculdade de medicina competência clínica mensuração educacional competência profissional avaliação de programa |
title_short |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
title_full |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
title_fullStr |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
title_full_unstemmed |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
title_sort |
Análise de um sistema de avaliação de aprendizagem para internato em pediatria baseado em exame clínico objetivo estruturado, observação de prática clínica e exame escrito |
author |
Sandoval,Gloria E. |
author_facet |
Sandoval,Gloria E. Valenzuela,Patricia M. Monge,Marcela M. Toso,Paulina A. Triviño,Ximena C. Wright,Ana C. Paris,Enrique Sánchez,Ignacio Valdivia,Gonzalo S. |
author_role |
author |
author2 |
Valenzuela,Patricia M. Monge,Marcela M. Toso,Paulina A. Triviño,Ximena C. Wright,Ana C. Paris,Enrique Sánchez,Ignacio Valdivia,Gonzalo S. |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandoval,Gloria E. Valenzuela,Patricia M. Monge,Marcela M. Toso,Paulina A. Triviño,Ximena C. Wright,Ana C. Paris,Enrique Sánchez,Ignacio Valdivia,Gonzalo S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internato e residência faculdade de medicina competência clínica mensuração educacional competência profissional avaliação de programa |
topic |
Internato e residência faculdade de medicina competência clínica mensuração educacional competência profissional avaliação de programa |
description |
OBJETIVO: Descrever e analisar três ferramentas usadas no sistema de avaliação aplicado ao internato em pediatria por um período de 7 anos na Faculdade de Medicina, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. MÉTODOS: Pesquisa observacional retrospectiva projetada para as modalidades de avaliação usadas de 2001 a 2007 que foram implementadas no internato em pediatria. As ferramentas foram as seguintes: exame clínico objetivo estruturado (objective structured clinical examination, OSCE), exame escrito e diretrizes de observação de prática clínica diária (DOPCD). Os métodos de avaliação foram aplicados ao internato em pediatria do sexto ano, com um total de 697 alunos. A análise estatística incluiu uma avaliação descritiva, com correlação e regressões linear simples e múltipla (ANOVA), teste de Bonferroni e coeficiente alfa de Cronbach. O nível de significância foi de 5%. RESULTADOS: Escores de sucesso com a OSCE foram atingidos em 75,7±8%, com melhor média entre o sexo feminino (p < 0,001). Os escores de OSCE melhoraram após o terceiro ano de implementação. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,11-0,78. O exame escrito teve escore médio de 79,8±10%, e não houve diferenças quanto a gênero. O escore médio de DOPCD 97,1±3%, com melhores resultados entre as mulheres (p < 0,005). A correlação entre os três métodos de avaliação mostrou uma relação positiva moderada, exceto no ano de 2007, quando a correlação foi maior (p < 0,001). CONCLUSÕES: Análise do sistema de avaliação da aprendizagem foi realizada usando OSCE, exame escrito e DOPCD, que são complementares entre si, gerando bons resultados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572010000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572010000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0021-75572010000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria v.86 n.2 2010 reponame:Jornal de Pediatria (Online) instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) instacron:SBPE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
instacron_str |
SBPE |
institution |
SBPE |
reponame_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
collection |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jped@jped.com.br |
_version_ |
1752122317838745600 |