Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel,Maiara P.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santetti,Daniele, Andrade,Juliana S., Favero,Bianca P., Moschen,Tábata, Campos,Paola A., Goldani,Helena A.S., Dornelles,Cristina T.L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600596
Resumo: Resumo Objetivo Validar o questionário de Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG) para a população de crianças e adolescentes brasileiros. Métodos Estudo transversal, feito com 242 pacientes, de 30 dias a 13 anos, atendidos em unidades pediátricas de um hospital terciário, com doenças agudas e tempo de permanência mínima de 24 horas hospitalizados. Após autorização dos autores do estudo original foram cumpridas as seguintes etapas para obtenção da validação dos instrumentos de ANSG: tradução (backtranslation), validade de critério concorrente e preditiva e confiabilidade interobservador. As variáveis em estudo foram: idade, sexo, peso e comprimento ao nascer, prematuridade e antropometria (peso, estatura, índice de massa corporal, circunferência braquial, dobra cutânea tricipital e dobra cutânea subescapular). O desfecho principal considerado foi necessidade de internação/reinternação até 30 dias após a alta hospitalar. Os testes estatísticos usados foram: Anova, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, qui-quadrado e coeficiente Kappa. Resultados De acordo com a classificação do ANSG, 80% dos pacientes foram classificados como bem nutridos, 14,5% moderadamente desnutridos e 5,4% gravemente desnutridos. A validade concorrente mostrou fraca a regular correlação do ANSG com as medidas antropométricas usadas (p < 0,001). Quanto ao poder preditivo, o desfecho principal associado ao ANSG foi tempo de internação/reinternação. Os desfechos secundários associados foram: tempo de permanência na unidade após ANSG, peso e comprimento ao nascer e prematuridade (p < 0,05). A confiabilidade interobservador mostrou boa concordância entre os avaliadores (Kappa = 0,74). Conclusão Este estudo validou o método de ANSG nessa amostra de pacientes pediátricos hospitalizados e possibilitou seu uso para fins de aplicação clínica e de pesquisa na população brasileira.
id SBPE-1_42759dbcb5efa22859d945669014306d
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572015000600596
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva globalAvaliação nutricionalCriançasAdolescentesAntropometriaEstudos de validaçãoResumo Objetivo Validar o questionário de Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG) para a população de crianças e adolescentes brasileiros. Métodos Estudo transversal, feito com 242 pacientes, de 30 dias a 13 anos, atendidos em unidades pediátricas de um hospital terciário, com doenças agudas e tempo de permanência mínima de 24 horas hospitalizados. Após autorização dos autores do estudo original foram cumpridas as seguintes etapas para obtenção da validação dos instrumentos de ANSG: tradução (backtranslation), validade de critério concorrente e preditiva e confiabilidade interobservador. As variáveis em estudo foram: idade, sexo, peso e comprimento ao nascer, prematuridade e antropometria (peso, estatura, índice de massa corporal, circunferência braquial, dobra cutânea tricipital e dobra cutânea subescapular). O desfecho principal considerado foi necessidade de internação/reinternação até 30 dias após a alta hospitalar. Os testes estatísticos usados foram: Anova, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, qui-quadrado e coeficiente Kappa. Resultados De acordo com a classificação do ANSG, 80% dos pacientes foram classificados como bem nutridos, 14,5% moderadamente desnutridos e 5,4% gravemente desnutridos. A validade concorrente mostrou fraca a regular correlação do ANSG com as medidas antropométricas usadas (p < 0,001). Quanto ao poder preditivo, o desfecho principal associado ao ANSG foi tempo de internação/reinternação. Os desfechos secundários associados foram: tempo de permanência na unidade após ANSG, peso e comprimento ao nascer e prematuridade (p < 0,05). A confiabilidade interobservador mostrou boa concordância entre os avaliadores (Kappa = 0,74). Conclusão Este estudo validou o método de ANSG nessa amostra de pacientes pediátricos hospitalizados e possibilitou seu uso para fins de aplicação clínica e de pesquisa na população brasileira.Sociedade Brasileira de Pediatria2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600596Jornal de Pediatria v.91 n.6 2015reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1016/j.jped.2015.03.005info:eu-repo/semantics/openAccessCarniel,Maiara P.Santetti,DanieleAndrade,Juliana S.Favero,Bianca P.Moschen,TábataCampos,Paola A.Goldani,Helena A.S.Dornelles,Cristina T.L.por2016-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572015000600596Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2016-04-18T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
title Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
spellingShingle Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
Carniel,Maiara P.
Avaliação nutricional
Crianças
Adolescentes
Antropometria
Estudos de validação
title_short Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
title_full Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
title_fullStr Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
title_full_unstemmed Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
title_sort Validação de um questionário de avaliação nutricional subjetiva global
author Carniel,Maiara P.
author_facet Carniel,Maiara P.
Santetti,Daniele
Andrade,Juliana S.
Favero,Bianca P.
Moschen,Tábata
Campos,Paola A.
Goldani,Helena A.S.
Dornelles,Cristina T.L.
author_role author
author2 Santetti,Daniele
Andrade,Juliana S.
Favero,Bianca P.
Moschen,Tábata
Campos,Paola A.
Goldani,Helena A.S.
Dornelles,Cristina T.L.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel,Maiara P.
Santetti,Daniele
Andrade,Juliana S.
Favero,Bianca P.
Moschen,Tábata
Campos,Paola A.
Goldani,Helena A.S.
Dornelles,Cristina T.L.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação nutricional
Crianças
Adolescentes
Antropometria
Estudos de validação
topic Avaliação nutricional
Crianças
Adolescentes
Antropometria
Estudos de validação
description Resumo Objetivo Validar o questionário de Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG) para a população de crianças e adolescentes brasileiros. Métodos Estudo transversal, feito com 242 pacientes, de 30 dias a 13 anos, atendidos em unidades pediátricas de um hospital terciário, com doenças agudas e tempo de permanência mínima de 24 horas hospitalizados. Após autorização dos autores do estudo original foram cumpridas as seguintes etapas para obtenção da validação dos instrumentos de ANSG: tradução (backtranslation), validade de critério concorrente e preditiva e confiabilidade interobservador. As variáveis em estudo foram: idade, sexo, peso e comprimento ao nascer, prematuridade e antropometria (peso, estatura, índice de massa corporal, circunferência braquial, dobra cutânea tricipital e dobra cutânea subescapular). O desfecho principal considerado foi necessidade de internação/reinternação até 30 dias após a alta hospitalar. Os testes estatísticos usados foram: Anova, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, qui-quadrado e coeficiente Kappa. Resultados De acordo com a classificação do ANSG, 80% dos pacientes foram classificados como bem nutridos, 14,5% moderadamente desnutridos e 5,4% gravemente desnutridos. A validade concorrente mostrou fraca a regular correlação do ANSG com as medidas antropométricas usadas (p < 0,001). Quanto ao poder preditivo, o desfecho principal associado ao ANSG foi tempo de internação/reinternação. Os desfechos secundários associados foram: tempo de permanência na unidade após ANSG, peso e comprimento ao nascer e prematuridade (p < 0,05). A confiabilidade interobservador mostrou boa concordância entre os avaliadores (Kappa = 0,74). Conclusão Este estudo validou o método de ANSG nessa amostra de pacientes pediátricos hospitalizados e possibilitou seu uso para fins de aplicação clínica e de pesquisa na população brasileira.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600596
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.jped.2015.03.005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.91 n.6 2015
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122320446554112