Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt,Paulo F. S.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rocha,Gifone A., Penna,Francisco J., Queiroz,Dulciene M. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000600004
Resumo: OBJETIVO: Apresentar aspectos relevantes relativos à úlcera péptica gastroduodenal e à infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. FONTES DOS DADOS : Livros técnicos e bases de dados MEDLINE e LILACS de 1966 a 2006. SÍNTESE DOS DADOS : A úlcera péptica na criança e adolescente pode ser primária, associada à infecção pelo H. pylori, ou secundária, na qual os mecanismos etiopatogênicos dependem da doença de base. A infecção é adquirida predominantemente na infância, com taxas de prevalência que variam de 56,8 a 83,1% nas crianças que vivem nas regiões mais pobres do Brasil e de aproximadamente 10% nas crianças abaixo de 10 anos de idade nos países desenvolvidos. A infecção pode ser diagnosticada por métodos invasivos, que investigam a presença da bactéria, ou de DNA, RNA ou produtos bacterianos em fragmentos de biópsia da mucosa gástrica obtida à endoscopia; também pode ser diagnosticada através de métodos não-invasivos, que compreendem a pesquisa de anticorpos anti-H. pylori em amostras de soro, urina ou saliva, a pesquisa de antígenos da bactéria nas fezes e o teste respiratório com uréia marcada com carbono-13. O método de escolha para o diagnóstico da úlcera péptica é a endoscopia digestiva alta, com a vantagem adicional de, durante o procedimento, permitir a obtenção de fragmentos de mucosa gástrica para o diagnóstico da infecção e estudo histopatológico. CONCLUSÕES: A infecção por H. pylori é a principal causa de úlcera péptica na infância. A erradicação da bactéria com antimicrobiano é acompanhada de cura da doença, sendo, portanto, indicada em todas as crianças H. pylori-positivas com úlcera péptica em atividade, recorrente, cicatrizada ou complicada.
id SBPE-1_487d6c2587e2ef3b1e38ac13d8e71173
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572006000600004
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescenteÚlcera pépticaetiologiafisiopatologiadiagnósticoHelicobacter pyloricriançaadolescenteOBJETIVO: Apresentar aspectos relevantes relativos à úlcera péptica gastroduodenal e à infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. FONTES DOS DADOS : Livros técnicos e bases de dados MEDLINE e LILACS de 1966 a 2006. SÍNTESE DOS DADOS : A úlcera péptica na criança e adolescente pode ser primária, associada à infecção pelo H. pylori, ou secundária, na qual os mecanismos etiopatogênicos dependem da doença de base. A infecção é adquirida predominantemente na infância, com taxas de prevalência que variam de 56,8 a 83,1% nas crianças que vivem nas regiões mais pobres do Brasil e de aproximadamente 10% nas crianças abaixo de 10 anos de idade nos países desenvolvidos. A infecção pode ser diagnosticada por métodos invasivos, que investigam a presença da bactéria, ou de DNA, RNA ou produtos bacterianos em fragmentos de biópsia da mucosa gástrica obtida à endoscopia; também pode ser diagnosticada através de métodos não-invasivos, que compreendem a pesquisa de anticorpos anti-H. pylori em amostras de soro, urina ou saliva, a pesquisa de antígenos da bactéria nas fezes e o teste respiratório com uréia marcada com carbono-13. O método de escolha para o diagnóstico da úlcera péptica é a endoscopia digestiva alta, com a vantagem adicional de, durante o procedimento, permitir a obtenção de fragmentos de mucosa gástrica para o diagnóstico da infecção e estudo histopatológico. CONCLUSÕES: A infecção por H. pylori é a principal causa de úlcera péptica na infância. A erradicação da bactéria com antimicrobiano é acompanhada de cura da doença, sendo, portanto, indicada em todas as crianças H. pylori-positivas com úlcera péptica em atividade, recorrente, cicatrizada ou complicada.Sociedade Brasileira de Pediatria2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000600004Jornal de Pediatria v.82 n.5 2006reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572006000600004info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt,Paulo F. S.Rocha,Gifone A.Penna,Francisco J.Queiroz,Dulciene M. M.por2007-02-23T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572006000600004Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2007-02-23T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
title Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
spellingShingle Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
Bittencourt,Paulo F. S.
Úlcera péptica
etiologia
fisiopatologia
diagnóstico
Helicobacter pylori
criança
adolescente
title_short Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
title_full Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
title_fullStr Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
title_full_unstemmed Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
title_sort Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente
author Bittencourt,Paulo F. S.
author_facet Bittencourt,Paulo F. S.
Rocha,Gifone A.
Penna,Francisco J.
Queiroz,Dulciene M. M.
author_role author
author2 Rocha,Gifone A.
Penna,Francisco J.
Queiroz,Dulciene M. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt,Paulo F. S.
Rocha,Gifone A.
Penna,Francisco J.
Queiroz,Dulciene M. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Úlcera péptica
etiologia
fisiopatologia
diagnóstico
Helicobacter pylori
criança
adolescente
topic Úlcera péptica
etiologia
fisiopatologia
diagnóstico
Helicobacter pylori
criança
adolescente
description OBJETIVO: Apresentar aspectos relevantes relativos à úlcera péptica gastroduodenal e à infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. FONTES DOS DADOS : Livros técnicos e bases de dados MEDLINE e LILACS de 1966 a 2006. SÍNTESE DOS DADOS : A úlcera péptica na criança e adolescente pode ser primária, associada à infecção pelo H. pylori, ou secundária, na qual os mecanismos etiopatogênicos dependem da doença de base. A infecção é adquirida predominantemente na infância, com taxas de prevalência que variam de 56,8 a 83,1% nas crianças que vivem nas regiões mais pobres do Brasil e de aproximadamente 10% nas crianças abaixo de 10 anos de idade nos países desenvolvidos. A infecção pode ser diagnosticada por métodos invasivos, que investigam a presença da bactéria, ou de DNA, RNA ou produtos bacterianos em fragmentos de biópsia da mucosa gástrica obtida à endoscopia; também pode ser diagnosticada através de métodos não-invasivos, que compreendem a pesquisa de anticorpos anti-H. pylori em amostras de soro, urina ou saliva, a pesquisa de antígenos da bactéria nas fezes e o teste respiratório com uréia marcada com carbono-13. O método de escolha para o diagnóstico da úlcera péptica é a endoscopia digestiva alta, com a vantagem adicional de, durante o procedimento, permitir a obtenção de fragmentos de mucosa gástrica para o diagnóstico da infecção e estudo histopatológico. CONCLUSÕES: A infecção por H. pylori é a principal causa de úlcera péptica na infância. A erradicação da bactéria com antimicrobiano é acompanhada de cura da doença, sendo, portanto, indicada em todas as crianças H. pylori-positivas com úlcera péptica em atividade, recorrente, cicatrizada ou complicada.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572006000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.82 n.5 2006
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122316393807872