Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Simone José dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hardman,Carla Menêses, Barros,Simone Storino Honda, Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira, Barros,Mauro Virgilio Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543
Resumo: Resumo Objetivo Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes. Métodos Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais. Resultados A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças. Conclusões A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo feminino
id SBPE-1_5196a39c104edde63336524fed6ccb2a
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572015000600543
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentesIsolamento socialAmigosAtividade físicaEducação físicaAdolescenteResumo Objetivo Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes. Métodos Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais. Resultados A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças. Conclusões A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo femininoSociedade Brasileira de Pediatria2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543Jornal de Pediatria v.91 n.6 2015reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1016/j.jped.2015.01.008info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Simone José dosHardman,Carla MenêsesBarros,Simone Storino HondaSantos,Carolina da Franca Bandeira FerreiraBarros,Mauro Virgilio Gomes depor2016-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572015000600543Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2016-04-18T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
title Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
spellingShingle Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
Santos,Simone José dos
Isolamento social
Amigos
Atividade física
Educação física
Adolescente
title_short Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
title_full Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
title_fullStr Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
title_full_unstemmed Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
title_sort Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
author Santos,Simone José dos
author_facet Santos,Simone José dos
Hardman,Carla Menêses
Barros,Simone Storino Honda
Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira
Barros,Mauro Virgilio Gomes de
author_role author
author2 Hardman,Carla Menêses
Barros,Simone Storino Honda
Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira
Barros,Mauro Virgilio Gomes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Simone José dos
Hardman,Carla Menêses
Barros,Simone Storino Honda
Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira
Barros,Mauro Virgilio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Isolamento social
Amigos
Atividade física
Educação física
Adolescente
topic Isolamento social
Amigos
Atividade física
Educação física
Adolescente
description Resumo Objetivo Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes. Métodos Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais. Resultados A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças. Conclusões A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo feminino
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.jped.2015.01.008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.91 n.6 2015
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122320430825472