Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal de Pediatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543 |
Resumo: | Resumo Objetivo Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes. Métodos Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais. Resultados A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças. Conclusões A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo feminino |
id |
SBPE-1_5196a39c104edde63336524fed6ccb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0021-75572015000600543 |
network_acronym_str |
SBPE-1 |
network_name_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentesIsolamento socialAmigosAtividade físicaEducação físicaAdolescenteResumo Objetivo Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes. Métodos Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais. Resultados A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças. Conclusões A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo femininoSociedade Brasileira de Pediatria2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543Jornal de Pediatria v.91 n.6 2015reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1016/j.jped.2015.01.008info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Simone José dosHardman,Carla MenêsesBarros,Simone Storino HondaSantos,Carolina da Franca Bandeira FerreiraBarros,Mauro Virgilio Gomes depor2016-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572015000600543Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2016-04-18T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
title |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
spellingShingle |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes Santos,Simone José dos Isolamento social Amigos Atividade física Educação física Adolescente |
title_short |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
title_full |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
title_fullStr |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
title_sort |
Associação entre prática de atividades físicas, participação nas aulas de Educação Física e isolamento social em adolescentes |
author |
Santos,Simone José dos |
author_facet |
Santos,Simone José dos Hardman,Carla Menêses Barros,Simone Storino Honda Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira Barros,Mauro Virgilio Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Hardman,Carla Menêses Barros,Simone Storino Honda Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira Barros,Mauro Virgilio Gomes de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Simone José dos Hardman,Carla Menêses Barros,Simone Storino Honda Santos,Carolina da Franca Bandeira Ferreira Barros,Mauro Virgilio Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Isolamento social Amigos Atividade física Educação física Adolescente |
topic |
Isolamento social Amigos Atividade física Educação física Adolescente |
description |
Resumo Objetivo Analisar a associação entre a prática de atividades físicas, a participação nas aulas de educação física e indicadores de isolamento social em adolescentes. Métodos Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, baseado na análise secundária de dados, a partir de uma amostra representativa de estudantes (14-19 anos) do ensino médio da rede pública estadual (n = 4.207). Os dados foram coletados por meio do questionário Global School-based Student Health Survey. As variáveis independentes foram o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física, enquanto as variáveis dependentes foram dois indicadores de isolamento social (sentimento de solidão e ter poucos amigos). Na análise estatística, recorreu-se a procedimentos descritivos e inferenciais. Resultados A maioria dos sujeitos foi classificada como insuficientemente ativa (65,1%) e relatou não participar das aulas de educação física (64,9%). Aproximadamente 15,8% referiram sentimento de solidão e 19,5% reportaram ter até um amigo. Na análise bivariada, verificou-se uma proporção significativamente inferior de isolamento social entre os adolescentes que participavam das aulas de educação física. Na regressão logística binária, após ajustamento de variáveis, verificou-se que a participação nas aulas de educação física foi identificada como fator de proteção em relação ao indicador de isolamento social "ter poucos amigos", mas somente entre as moças. Conclusões A participação nas aulas de educação física está associada à menor isolamento social em adolescentes do sexo feminino |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000600543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.jped.2015.01.008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria v.91 n.6 2015 reponame:Jornal de Pediatria (Online) instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) instacron:SBPE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
instacron_str |
SBPE |
institution |
SBPE |
reponame_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
collection |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jped@jped.com.br |
_version_ |
1752122320430825472 |