Avaliação do tratamento dos distúrbios vestibulares na criança através da posturografia dinâmica computadorizada: resultados preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Ítalo R.T.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bittar,Roseli S.M., Pedalini,Maria Elisabete B., Lorenzi,Maria Cecília, Kii,Márcia A., Formigoni,Lázaro G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000400012
Resumo: OBJETIVO: o objetivo desta investigação foi avaliar a posturografia como método de acompanhamento de crianças com vestibulopatia periférica, tratadas com reabilitação vestibular, estabelecendo sua correlação com a evolução clínica dos pacientes. MÉTODOS: dez crianças (seis meninos e quatro meninas) portadoras de afecções vestibulares periféricas, submetidas à reabilitação vestibular como forma de tratamento, tiveram sua evolução clínica avaliada através de uma anamnese detalhada de seus sintomas e da realização da posturografia dinâmica computadorizada. Os dados posturográficos foram analisados e comparados à evolução clínica dos pacientes estudados. RESULTADOS: observou-se, após o tratamento, melhora significativa das condições 1 (paciente em posição ortostática, plataforma fixa e olhos abertos) e 5 (paciente em posição ortostática, plataforma em movimento e olhos fechados) da posturografia dinâmica, da função vestibular e do índice do equilíbrio, que correlacionaram-se significativamente com a melhora clínica e diminuição dos sintomas dos pacientes. Observou-se, também, redução significativa da influência da função somatosensorial sobre o equilíbrio final da criança. CONCLUSÃO: os dados obtidos mostram que a posturografia não substitui a avaliação clínica convencional, mas agrega dados quantitativos importantes para o acompanhamento da terapia destes pacientes.
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