Avaliação do tratamento dos distúrbios vestibulares na criança através da posturografia dinâmica computadorizada: resultados preliminares
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal de Pediatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000400012 |
Resumo: | OBJETIVO: o objetivo desta investigação foi avaliar a posturografia como método de acompanhamento de crianças com vestibulopatia periférica, tratadas com reabilitação vestibular, estabelecendo sua correlação com a evolução clínica dos pacientes. MÉTODOS: dez crianças (seis meninos e quatro meninas) portadoras de afecções vestibulares periféricas, submetidas à reabilitação vestibular como forma de tratamento, tiveram sua evolução clínica avaliada através de uma anamnese detalhada de seus sintomas e da realização da posturografia dinâmica computadorizada. Os dados posturográficos foram analisados e comparados à evolução clínica dos pacientes estudados. RESULTADOS: observou-se, após o tratamento, melhora significativa das condições 1 (paciente em posição ortostática, plataforma fixa e olhos abertos) e 5 (paciente em posição ortostática, plataforma em movimento e olhos fechados) da posturografia dinâmica, da função vestibular e do índice do equilíbrio, que correlacionaram-se significativamente com a melhora clínica e diminuição dos sintomas dos pacientes. Observou-se, também, redução significativa da influência da função somatosensorial sobre o equilíbrio final da criança. CONCLUSÃO: os dados obtidos mostram que a posturografia não substitui a avaliação clínica convencional, mas agrega dados quantitativos importantes para o acompanhamento da terapia destes pacientes. |
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Avaliação do tratamento dos distúrbios vestibulares na criança através da posturografia dinâmica computadorizada: resultados preliminarescriançatonturadoenças vestibularestestes de função vestibularreabilitaçãoOBJETIVO: o objetivo desta investigação foi avaliar a posturografia como método de acompanhamento de crianças com vestibulopatia periférica, tratadas com reabilitação vestibular, estabelecendo sua correlação com a evolução clínica dos pacientes. MÉTODOS: dez crianças (seis meninos e quatro meninas) portadoras de afecções vestibulares periféricas, submetidas à reabilitação vestibular como forma de tratamento, tiveram sua evolução clínica avaliada através de uma anamnese detalhada de seus sintomas e da realização da posturografia dinâmica computadorizada. Os dados posturográficos foram analisados e comparados à evolução clínica dos pacientes estudados. RESULTADOS: observou-se, após o tratamento, melhora significativa das condições 1 (paciente em posição ortostática, plataforma fixa e olhos abertos) e 5 (paciente em posição ortostática, plataforma em movimento e olhos fechados) da posturografia dinâmica, da função vestibular e do índice do equilíbrio, que correlacionaram-se significativamente com a melhora clínica e diminuição dos sintomas dos pacientes. Observou-se, também, redução significativa da influência da função somatosensorial sobre o equilíbrio final da criança. CONCLUSÃO: os dados obtidos mostram que a posturografia não substitui a avaliação clínica convencional, mas agrega dados quantitativos importantes para o acompanhamento da terapia destes pacientes.Sociedade Brasileira de Pediatria2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000400012Jornal de Pediatria v.79 n.4 2003reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572003000400012info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Ítalo R.T.Bittar,Roseli S.M.Pedalini,Maria Elisabete B.Lorenzi,Maria CecíliaKii,Márcia A.Formigoni,Lázaro G.por2003-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572003000400012Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2003-11-17T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false |
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