O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga,Eneida Q. O.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Batista,Nildo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000200007
Resumo: OBJETIVO: Descrever e analisar o ensino de pediatria nas escolas médicas do estado do Rio de Janeiro quanto à estrutura, carga horária, inserção curricular, objetivos, conteúdos programáticos, cenários de aprendizagem e métodos de avaliação utilizados. MÉTODOS: Pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal em 16 cursos de pediatria de escolas médicas do estado do Rio de Janeiro. Dados obtidos junto aos coordenadores do ensino de pediatria das escolas investigadas e de documentos institucionais. RESULTADOS: Na organização do ensino, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados e os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. A pediatria ocupa uma média de 10,07% da carga horária total dos cursos, índice próximo ao preconizado nas últimas recomendações das sociedades de pediatria do Cone Sul. A inserção curricular ocorre, na maioria dos cursos, a partir do terceiro ano da graduação. A valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem é enfatizada, com uma avaliação centralizada no aluno e realizada predominantemente através de provas escritas. O percentual de atividades práticas no período que antecede o internato varia de 0 a 60% entre os cursos. CONCLUSÕES: O ensino de pediatria nas escolas do Rio de Janeiro apresenta ênfase em conteúdos que contemplam a formação geral do médico; na etapa anterior ao internato, a aula expositiva é preponderante; há utilização de cenários de atenção primária na formação; as avaliações apresentam centralidade na prova, priorizando a dimensão cognitiva na maioria dos cursos.
id SBPE-1_5874f780623ed2b0662e92427c8364d0
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572006000200007
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de JaneiroEducação médicaeducação de pré-graduação em medicinaOBJETIVO: Descrever e analisar o ensino de pediatria nas escolas médicas do estado do Rio de Janeiro quanto à estrutura, carga horária, inserção curricular, objetivos, conteúdos programáticos, cenários de aprendizagem e métodos de avaliação utilizados. MÉTODOS: Pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal em 16 cursos de pediatria de escolas médicas do estado do Rio de Janeiro. Dados obtidos junto aos coordenadores do ensino de pediatria das escolas investigadas e de documentos institucionais. RESULTADOS: Na organização do ensino, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados e os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. A pediatria ocupa uma média de 10,07% da carga horária total dos cursos, índice próximo ao preconizado nas últimas recomendações das sociedades de pediatria do Cone Sul. A inserção curricular ocorre, na maioria dos cursos, a partir do terceiro ano da graduação. A valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem é enfatizada, com uma avaliação centralizada no aluno e realizada predominantemente através de provas escritas. O percentual de atividades práticas no período que antecede o internato varia de 0 a 60% entre os cursos. CONCLUSÕES: O ensino de pediatria nas escolas do Rio de Janeiro apresenta ênfase em conteúdos que contemplam a formação geral do médico; na etapa anterior ao internato, a aula expositiva é preponderante; há utilização de cenários de atenção primária na formação; as avaliações apresentam centralidade na prova, priorizando a dimensão cognitiva na maioria dos cursos.Sociedade Brasileira de Pediatria2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000200007Jornal de Pediatria v.82 n.2 2006reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572006000200007info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga,Eneida Q. O.Batista,Nildo A.por2006-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572006000200007Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2006-06-12T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
title O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
spellingShingle O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
Veiga,Eneida Q. O.
Educação médica
educação de pré-graduação em medicina
title_short O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
title_full O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
title_fullStr O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
title_sort O ensino de pediatria no nível de graduação nas escolas de medicina do estado do Rio de Janeiro
author Veiga,Eneida Q. O.
author_facet Veiga,Eneida Q. O.
Batista,Nildo A.
author_role author
author2 Batista,Nildo A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga,Eneida Q. O.
Batista,Nildo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
educação de pré-graduação em medicina
topic Educação médica
educação de pré-graduação em medicina
description OBJETIVO: Descrever e analisar o ensino de pediatria nas escolas médicas do estado do Rio de Janeiro quanto à estrutura, carga horária, inserção curricular, objetivos, conteúdos programáticos, cenários de aprendizagem e métodos de avaliação utilizados. MÉTODOS: Pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal em 16 cursos de pediatria de escolas médicas do estado do Rio de Janeiro. Dados obtidos junto aos coordenadores do ensino de pediatria das escolas investigadas e de documentos institucionais. RESULTADOS: Na organização do ensino, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados e os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. A pediatria ocupa uma média de 10,07% da carga horária total dos cursos, índice próximo ao preconizado nas últimas recomendações das sociedades de pediatria do Cone Sul. A inserção curricular ocorre, na maioria dos cursos, a partir do terceiro ano da graduação. A valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem é enfatizada, com uma avaliação centralizada no aluno e realizada predominantemente através de provas escritas. O percentual de atividades práticas no período que antecede o internato varia de 0 a 60% entre os cursos. CONCLUSÕES: O ensino de pediatria nas escolas do Rio de Janeiro apresenta ênfase em conteúdos que contemplam a formação geral do médico; na etapa anterior ao internato, a aula expositiva é preponderante; há utilização de cenários de atenção primária na formação; as avaliações apresentam centralidade na prova, priorizando a dimensão cognitiva na maioria dos cursos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572006000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.82 n.2 2006
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122316318310400