Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarria,Edgar
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lima,João A. B., Fischer,Gilberto B., Barreto,Sergio S. Menna, Flôres,José A. M., Sukiennik,Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000600007
Resumo: OBJETIVO: Estudar a concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças. MÉTODOS: Sessenta radiogramas do tórax de crianças menores de cinco anos foram avaliados, individualmente, por três médicos: um radiologista pediátrico (RP), um pneumologista pediatra (PP) e um pediatra experiente no atendimento de sala de emergência (PE). Todas as crianças tinham procurado atendimento por apresentar um quadro agudo de infecção respiratória com aparente participação pulmonar. Os avaliadores desconheciam os diagnósticos originais, mas receberam uma ficha padrão com dados clínicos e laboratoriais dos pacientes no momento da consulta inicial. As variáveis investigadas foram agrupadas em cinco categorias: a) qualidade técnica do filme; b) localização da alteração; c) padrões radiográficos; d) outras alterações radiográficas; e) diagnóstico. Utilizou-se a estatística de Kappa para estudar a concordância entre as três duplas possíveis de observadores, aceitando-se os valores ajustados para viés de prevalência (KAVIP). RESULTADOS: Os valores de Kappa totais de cada dupla de observadores (RP x PP, RP x PE e PP x PE) foram 0,41, 0,43, e 0,39, respectivamente, o que representa, em média, uma concordância interobservadores moderada (0,41). Em relação às outras variáveis, "qualidade técnica" teve uma concordância regular (0,30); "localização", moderada (0,48); "padrões radiográficos" regular (0,29); "outras alterações radiográficas", moderada (0,43); e "diagnóstico", regular (0,33). Quanto à concordância global intraobservadores, a mesma foi moderada (0,54), com valores menores do que os descritos na literatura. CONCLUSÕES: A variabilidade interobservadores é inerente à interpretação dos achados radiológicos. A determinação do diagnóstico exato das infecções respiratórias agudas baixas nas crianças impõe desafios. Nossos resultados foram similares aos descritos na literatura.
id SBPE-1_afb9986b9bf5dcd9ebff55c53030681f
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572003000600007
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em criançasInfecções respiratóriaspneumoniadiagnósticoradiografia de tóraxOBJETIVO: Estudar a concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças. MÉTODOS: Sessenta radiogramas do tórax de crianças menores de cinco anos foram avaliados, individualmente, por três médicos: um radiologista pediátrico (RP), um pneumologista pediatra (PP) e um pediatra experiente no atendimento de sala de emergência (PE). Todas as crianças tinham procurado atendimento por apresentar um quadro agudo de infecção respiratória com aparente participação pulmonar. Os avaliadores desconheciam os diagnósticos originais, mas receberam uma ficha padrão com dados clínicos e laboratoriais dos pacientes no momento da consulta inicial. As variáveis investigadas foram agrupadas em cinco categorias: a) qualidade técnica do filme; b) localização da alteração; c) padrões radiográficos; d) outras alterações radiográficas; e) diagnóstico. Utilizou-se a estatística de Kappa para estudar a concordância entre as três duplas possíveis de observadores, aceitando-se os valores ajustados para viés de prevalência (KAVIP). RESULTADOS: Os valores de Kappa totais de cada dupla de observadores (RP x PP, RP x PE e PP x PE) foram 0,41, 0,43, e 0,39, respectivamente, o que representa, em média, uma concordância interobservadores moderada (0,41). Em relação às outras variáveis, "qualidade técnica" teve uma concordância regular (0,30); "localização", moderada (0,48); "padrões radiográficos" regular (0,29); "outras alterações radiográficas", moderada (0,43); e "diagnóstico", regular (0,33). Quanto à concordância global intraobservadores, a mesma foi moderada (0,54), com valores menores do que os descritos na literatura. CONCLUSÕES: A variabilidade interobservadores é inerente à interpretação dos achados radiológicos. A determinação do diagnóstico exato das infecções respiratórias agudas baixas nas crianças impõe desafios. Nossos resultados foram similares aos descritos na literatura.Sociedade Brasileira de Pediatria2003-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000600007Jornal de Pediatria v.79 n.6 2003reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572003000600007info:eu-repo/semantics/openAccessSarria,EdgarLima,João A. B.Fischer,Gilberto B.Barreto,Sergio S. MennaFlôres,José A. M.Sukiennik,Ricardopor2004-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572003000600007Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2004-08-09T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
title Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
spellingShingle Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
Sarria,Edgar
Infecções respiratórias
pneumonia
diagnóstico
radiografia de tórax
title_short Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
title_full Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
title_fullStr Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
title_full_unstemmed Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
title_sort Concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças
author Sarria,Edgar
author_facet Sarria,Edgar
Lima,João A. B.
Fischer,Gilberto B.
Barreto,Sergio S. Menna
Flôres,José A. M.
Sukiennik,Ricardo
author_role author
author2 Lima,João A. B.
Fischer,Gilberto B.
Barreto,Sergio S. Menna
Flôres,José A. M.
Sukiennik,Ricardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarria,Edgar
Lima,João A. B.
Fischer,Gilberto B.
Barreto,Sergio S. Menna
Flôres,José A. M.
Sukiennik,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Infecções respiratórias
pneumonia
diagnóstico
radiografia de tórax
topic Infecções respiratórias
pneumonia
diagnóstico
radiografia de tórax
description OBJETIVO: Estudar a concordância no diagnóstico radiológico das infecções respiratórias agudas baixas em crianças. MÉTODOS: Sessenta radiogramas do tórax de crianças menores de cinco anos foram avaliados, individualmente, por três médicos: um radiologista pediátrico (RP), um pneumologista pediatra (PP) e um pediatra experiente no atendimento de sala de emergência (PE). Todas as crianças tinham procurado atendimento por apresentar um quadro agudo de infecção respiratória com aparente participação pulmonar. Os avaliadores desconheciam os diagnósticos originais, mas receberam uma ficha padrão com dados clínicos e laboratoriais dos pacientes no momento da consulta inicial. As variáveis investigadas foram agrupadas em cinco categorias: a) qualidade técnica do filme; b) localização da alteração; c) padrões radiográficos; d) outras alterações radiográficas; e) diagnóstico. Utilizou-se a estatística de Kappa para estudar a concordância entre as três duplas possíveis de observadores, aceitando-se os valores ajustados para viés de prevalência (KAVIP). RESULTADOS: Os valores de Kappa totais de cada dupla de observadores (RP x PP, RP x PE e PP x PE) foram 0,41, 0,43, e 0,39, respectivamente, o que representa, em média, uma concordância interobservadores moderada (0,41). Em relação às outras variáveis, "qualidade técnica" teve uma concordância regular (0,30); "localização", moderada (0,48); "padrões radiográficos" regular (0,29); "outras alterações radiográficas", moderada (0,43); e "diagnóstico", regular (0,33). Quanto à concordância global intraobservadores, a mesma foi moderada (0,54), com valores menores do que os descritos na literatura. CONCLUSÕES: A variabilidade interobservadores é inerente à interpretação dos achados radiológicos. A determinação do diagnóstico exato das infecções respiratórias agudas baixas nas crianças impõe desafios. Nossos resultados foram similares aos descritos na literatura.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000600007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000600007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572003000600007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.79 n.6 2003
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122315103010816