Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ouahed,Jodie
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Shagrani,Mohammad, Sant'Anna,Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200015
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o papel da cápsula endoscópica na identificação de lesões no intestino delgado em pacientes pediátricos com DII inespecífica (DIII) diagnosticada recentemente e avaliar se os achados da cápsula endoscópica resultam em alterações no tratamento dos pacientes. MÉTODOS: Dez pacientes pediátricos recém-diagnosticados com DIII por meio de investigações padrão foram recrutados da clínica de gastroenterologia pediátrica no McMaster Children's Hospital, para serem submetidos a exame com a cápsula endoscópica Pillcam SB TM (Given Imaging). Achados compatíveis com o diagnóstico da doença de Crohn exigiram a identificação de pelo menos três ulcerações. RESULTADOS: De 10 pacientes, três apresentaram achados novos com a cápsula endoscópica que satisfizeram o critério para a doença de Crohn. Outros três apresentaram achados com suspeita de doença de Crohn, porém não atenderam nossos critérios de diagnóstico. Apresentaram achados mais compatíveis com colite ulcerativa outros três pacientes, e um apresentava possível gastrite com intestino normal. Os achados da cápsula endoscópica possibilitaram mudanças no tratamento médico de três pacientes. Em todos os dez casos, a cápsula endoscópica permitiu uma melhor caracterização do tipo e da extensão da doença. Não houve resultado adverso em nossa coorte. CONCLUSÃO: Este estudo prospectivo revela que a cápsula endoscópica é viável, útil e não invasiva, que oferece a possibilidade de melhor caracterização de casos de DIII pediátricos recém-diagnosticados ao identificar lesões no intestino delgado e reclassificá-las como doença de Crohn.
id SBPE-1_b16e3ba182b9b3b06a7449a17c410526
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572013000200015
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em criançasCápsula endoscópicaDoença inflamatória intestinal inespecíficaPediátricoOBJETIVO: Avaliar o papel da cápsula endoscópica na identificação de lesões no intestino delgado em pacientes pediátricos com DII inespecífica (DIII) diagnosticada recentemente e avaliar se os achados da cápsula endoscópica resultam em alterações no tratamento dos pacientes. MÉTODOS: Dez pacientes pediátricos recém-diagnosticados com DIII por meio de investigações padrão foram recrutados da clínica de gastroenterologia pediátrica no McMaster Children's Hospital, para serem submetidos a exame com a cápsula endoscópica Pillcam SB TM (Given Imaging). Achados compatíveis com o diagnóstico da doença de Crohn exigiram a identificação de pelo menos três ulcerações. RESULTADOS: De 10 pacientes, três apresentaram achados novos com a cápsula endoscópica que satisfizeram o critério para a doença de Crohn. Outros três apresentaram achados com suspeita de doença de Crohn, porém não atenderam nossos critérios de diagnóstico. Apresentaram achados mais compatíveis com colite ulcerativa outros três pacientes, e um apresentava possível gastrite com intestino normal. Os achados da cápsula endoscópica possibilitaram mudanças no tratamento médico de três pacientes. Em todos os dez casos, a cápsula endoscópica permitiu uma melhor caracterização do tipo e da extensão da doença. Não houve resultado adverso em nossa coorte. CONCLUSÃO: Este estudo prospectivo revela que a cápsula endoscópica é viável, útil e não invasiva, que oferece a possibilidade de melhor caracterização de casos de DIII pediátricos recém-diagnosticados ao identificar lesões no intestino delgado e reclassificá-las como doença de Crohn.Sociedade Brasileira de Pediatria2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200015Jornal de Pediatria v.89 n.2 2013reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1016/j.jped.2013.0.011info:eu-repo/semantics/openAccessOuahed,JodieShagrani,MohammadSant'Anna,Anapor2013-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572013000200015Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2013-04-22T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
title Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
spellingShingle Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
Ouahed,Jodie
Cápsula endoscópica
Doença inflamatória intestinal inespecífica
Pediátrico
title_short Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
title_full Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
title_fullStr Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
title_full_unstemmed Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
title_sort Papel da cápsula endoscópica na reclassificação da doença inflamatória intestinal em crianças
author Ouahed,Jodie
author_facet Ouahed,Jodie
Shagrani,Mohammad
Sant'Anna,Ana
author_role author
author2 Shagrani,Mohammad
Sant'Anna,Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ouahed,Jodie
Shagrani,Mohammad
Sant'Anna,Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Cápsula endoscópica
Doença inflamatória intestinal inespecífica
Pediátrico
topic Cápsula endoscópica
Doença inflamatória intestinal inespecífica
Pediátrico
description OBJETIVO: Avaliar o papel da cápsula endoscópica na identificação de lesões no intestino delgado em pacientes pediátricos com DII inespecífica (DIII) diagnosticada recentemente e avaliar se os achados da cápsula endoscópica resultam em alterações no tratamento dos pacientes. MÉTODOS: Dez pacientes pediátricos recém-diagnosticados com DIII por meio de investigações padrão foram recrutados da clínica de gastroenterologia pediátrica no McMaster Children's Hospital, para serem submetidos a exame com a cápsula endoscópica Pillcam SB TM (Given Imaging). Achados compatíveis com o diagnóstico da doença de Crohn exigiram a identificação de pelo menos três ulcerações. RESULTADOS: De 10 pacientes, três apresentaram achados novos com a cápsula endoscópica que satisfizeram o critério para a doença de Crohn. Outros três apresentaram achados com suspeita de doença de Crohn, porém não atenderam nossos critérios de diagnóstico. Apresentaram achados mais compatíveis com colite ulcerativa outros três pacientes, e um apresentava possível gastrite com intestino normal. Os achados da cápsula endoscópica possibilitaram mudanças no tratamento médico de três pacientes. Em todos os dez casos, a cápsula endoscópica permitiu uma melhor caracterização do tipo e da extensão da doença. Não houve resultado adverso em nossa coorte. CONCLUSÃO: Este estudo prospectivo revela que a cápsula endoscópica é viável, útil e não invasiva, que oferece a possibilidade de melhor caracterização de casos de DIII pediátricos recém-diagnosticados ao identificar lesões no intestino delgado e reclassificá-las como doença de Crohn.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.jped.2013.0.011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.89 n.2 2013
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122319066628096