Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Lisieux Eyer de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Júdice,Mariana Mesquita, Mello,Eduardo G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000200013
Resumo: OBJETIVO: estudar as manifestações clínicas e radiológicas e o tratamento cirúrgico das duplicações pieloureterais sintomáticas na criança, especialmente com relação ao resultado das heminefrectomias polares superiores. MATERIAL E MÉTODOS: estudo prospectivo de observação num grupo de 15 pacientes pediátricos, tratados cirurgicamente, segundo um protocolo, com seguimento mínimo de 6 meses pós-operatórios. RESULTADOS: 93% dos pacientes se apresentaram, no primeiro ano de vida, por infecção urinária e/ou hidronefrose fetal. Heminefrectomia polar superior foi a cirurgia mais freqüente (80%). Todos os pacientes obtiveram melhora sintomática e radiológica após o procedimento, que não apresentou complicações significativas. As três crianças portadoras de refluxo vesicoureteral grave para o segmento superior da duplicação apresentaram refluxo sintomático para o coto ureteral no pós-operatório e sofreram ureterectomia distal. Nenhuma das crianças sem refluxo vesicoureteral pré-operatório necessitou de um segundo tempo cirúrgico. CONCLUSÕES: a heminefrectomia polar superior é um método seguro e eficaz para o tratamento das duplicações pieloureterais sintomáticas da criança. Em pacientes que não apresentam refluxo vesicoureteral associado, provavelmente será a única cirurgia necessária. No caso de pacientes portadores de refluxo vesicoureteral severo para o pólo superior de duplicação, poderá ser necessária ureterectomia distal posteriormente.
id SBPE-1_baf61d62908c4d1b0422f85239494d8e
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572003000200013
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgicaduplicação urináriaheminefrectomiarefluxo vesicoureteralcoto ureteralureteroceleOBJETIVO: estudar as manifestações clínicas e radiológicas e o tratamento cirúrgico das duplicações pieloureterais sintomáticas na criança, especialmente com relação ao resultado das heminefrectomias polares superiores. MATERIAL E MÉTODOS: estudo prospectivo de observação num grupo de 15 pacientes pediátricos, tratados cirurgicamente, segundo um protocolo, com seguimento mínimo de 6 meses pós-operatórios. RESULTADOS: 93% dos pacientes se apresentaram, no primeiro ano de vida, por infecção urinária e/ou hidronefrose fetal. Heminefrectomia polar superior foi a cirurgia mais freqüente (80%). Todos os pacientes obtiveram melhora sintomática e radiológica após o procedimento, que não apresentou complicações significativas. As três crianças portadoras de refluxo vesicoureteral grave para o segmento superior da duplicação apresentaram refluxo sintomático para o coto ureteral no pós-operatório e sofreram ureterectomia distal. Nenhuma das crianças sem refluxo vesicoureteral pré-operatório necessitou de um segundo tempo cirúrgico. CONCLUSÕES: a heminefrectomia polar superior é um método seguro e eficaz para o tratamento das duplicações pieloureterais sintomáticas da criança. Em pacientes que não apresentam refluxo vesicoureteral associado, provavelmente será a única cirurgia necessária. No caso de pacientes portadores de refluxo vesicoureteral severo para o pólo superior de duplicação, poderá ser necessária ureterectomia distal posteriormente.Sociedade Brasileira de Pediatria2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000200013Jornal de Pediatria v.79 n.2 2003reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572003000200013info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Lisieux Eyer deJúdice,Mariana MesquitaMello,Eduardo G.por2003-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572003000200013Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2003-11-05T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
title Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
spellingShingle Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
Jesus,Lisieux Eyer de
duplicação urinária
heminefrectomia
refluxo vesicoureteral
coto ureteral
ureterocele
title_short Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
title_full Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
title_fullStr Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
title_full_unstemmed Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
title_sort Duplicações pieloureterais e ureteroceles da criança: terapêutica cirúrgica
author Jesus,Lisieux Eyer de
author_facet Jesus,Lisieux Eyer de
Júdice,Mariana Mesquita
Mello,Eduardo G.
author_role author
author2 Júdice,Mariana Mesquita
Mello,Eduardo G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Lisieux Eyer de
Júdice,Mariana Mesquita
Mello,Eduardo G.
dc.subject.por.fl_str_mv duplicação urinária
heminefrectomia
refluxo vesicoureteral
coto ureteral
ureterocele
topic duplicação urinária
heminefrectomia
refluxo vesicoureteral
coto ureteral
ureterocele
description OBJETIVO: estudar as manifestações clínicas e radiológicas e o tratamento cirúrgico das duplicações pieloureterais sintomáticas na criança, especialmente com relação ao resultado das heminefrectomias polares superiores. MATERIAL E MÉTODOS: estudo prospectivo de observação num grupo de 15 pacientes pediátricos, tratados cirurgicamente, segundo um protocolo, com seguimento mínimo de 6 meses pós-operatórios. RESULTADOS: 93% dos pacientes se apresentaram, no primeiro ano de vida, por infecção urinária e/ou hidronefrose fetal. Heminefrectomia polar superior foi a cirurgia mais freqüente (80%). Todos os pacientes obtiveram melhora sintomática e radiológica após o procedimento, que não apresentou complicações significativas. As três crianças portadoras de refluxo vesicoureteral grave para o segmento superior da duplicação apresentaram refluxo sintomático para o coto ureteral no pós-operatório e sofreram ureterectomia distal. Nenhuma das crianças sem refluxo vesicoureteral pré-operatório necessitou de um segundo tempo cirúrgico. CONCLUSÕES: a heminefrectomia polar superior é um método seguro e eficaz para o tratamento das duplicações pieloureterais sintomáticas da criança. Em pacientes que não apresentam refluxo vesicoureteral associado, provavelmente será a única cirurgia necessária. No caso de pacientes portadores de refluxo vesicoureteral severo para o pólo superior de duplicação, poderá ser necessária ureterectomia distal posteriormente.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572003000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.79 n.2 2003
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122315006541824