Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal de Pediatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572008000100013 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar a efetividade do Curso Integrado de Aconselhamento em Alimentação Infantil na transformação de conhecimentos, atitudes e práticas de pediatras e nutricionistas da rede municipal de saúde de São Paulo. MÉTODOS: Estudo de intervenção randomizado com 29 profissionais no grupo intervenção e 27 no grupo controle. Entrevistadores previamente capacitados coletaram dados dos profissionais nas unidades de saúde antes da intervenção e 2 meses após. Utilizaram-se três instrumentos para avaliar o perfil do profissional, seus conhecimentos e um roteiro de observação clínica. Para análise, utilizaram-se o teste de Kruskal-Wallis para amostras independentes e o método de Tukey. RESULTADOS: Quanto ao conhecimento, observou-se melhora no grupo intervenção (p < 0,001) para o conjunto das questões e para amamentação (p = 0,004); HIV e alimentação infantil (p = 0,049); alimentação complementar (p = 0,012); e aconselhamento em alimentação infantil (p = 0,004). Quanto ao desempenho, verificou-se que, após a intervenção, houve melhora significativa no grupo intervenção em anamnese alimentar (p < 0,001). CONCLUSÕES: Este curso foi efetivo em propiciar aumento de conhecimento e melhora de desempenho na anamnese alimentar, mas o mesmo não se obteve para habilidades de aconselhamento. |
id |
SBPE-1_bb23f12dfa598af69a77e72cfa04e7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0021-75572008000100013 |
network_acronym_str |
SBPE-1 |
network_name_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervençãoNutrição infantil/educaçãopessoal de saúdeestudos de intervençãoefetividadealeitamento maternoOBJETIVO: Avaliar a efetividade do Curso Integrado de Aconselhamento em Alimentação Infantil na transformação de conhecimentos, atitudes e práticas de pediatras e nutricionistas da rede municipal de saúde de São Paulo. MÉTODOS: Estudo de intervenção randomizado com 29 profissionais no grupo intervenção e 27 no grupo controle. Entrevistadores previamente capacitados coletaram dados dos profissionais nas unidades de saúde antes da intervenção e 2 meses após. Utilizaram-se três instrumentos para avaliar o perfil do profissional, seus conhecimentos e um roteiro de observação clínica. Para análise, utilizaram-se o teste de Kruskal-Wallis para amostras independentes e o método de Tukey. RESULTADOS: Quanto ao conhecimento, observou-se melhora no grupo intervenção (p < 0,001) para o conjunto das questões e para amamentação (p = 0,004); HIV e alimentação infantil (p = 0,049); alimentação complementar (p = 0,012); e aconselhamento em alimentação infantil (p = 0,004). Quanto ao desempenho, verificou-se que, após a intervenção, houve melhora significativa no grupo intervenção em anamnese alimentar (p < 0,001). CONCLUSÕES: Este curso foi efetivo em propiciar aumento de conhecimento e melhora de desempenho na anamnese alimentar, mas o mesmo não se obteve para habilidades de aconselhamento.Sociedade Brasileira de Pediatria2008-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572008000100013Jornal de Pediatria v.84 n.1 2008reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572008000100013info:eu-repo/semantics/openAccessBassichetto,Katia CristinaRéa,Marina Ferreirapor2008-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572008000100013Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2008-03-04T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
title |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
spellingShingle |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção Bassichetto,Katia Cristina Nutrição infantil/educação pessoal de saúde estudos de intervenção efetividade aleitamento materno |
title_short |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
title_full |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
title_fullStr |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
title_full_unstemmed |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
title_sort |
Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção |
author |
Bassichetto,Katia Cristina |
author_facet |
Bassichetto,Katia Cristina Réa,Marina Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Réa,Marina Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassichetto,Katia Cristina Réa,Marina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nutrição infantil/educação pessoal de saúde estudos de intervenção efetividade aleitamento materno |
topic |
Nutrição infantil/educação pessoal de saúde estudos de intervenção efetividade aleitamento materno |
description |
OBJETIVO: Avaliar a efetividade do Curso Integrado de Aconselhamento em Alimentação Infantil na transformação de conhecimentos, atitudes e práticas de pediatras e nutricionistas da rede municipal de saúde de São Paulo. MÉTODOS: Estudo de intervenção randomizado com 29 profissionais no grupo intervenção e 27 no grupo controle. Entrevistadores previamente capacitados coletaram dados dos profissionais nas unidades de saúde antes da intervenção e 2 meses após. Utilizaram-se três instrumentos para avaliar o perfil do profissional, seus conhecimentos e um roteiro de observação clínica. Para análise, utilizaram-se o teste de Kruskal-Wallis para amostras independentes e o método de Tukey. RESULTADOS: Quanto ao conhecimento, observou-se melhora no grupo intervenção (p < 0,001) para o conjunto das questões e para amamentação (p = 0,004); HIV e alimentação infantil (p = 0,049); alimentação complementar (p = 0,012); e aconselhamento em alimentação infantil (p = 0,004). Quanto ao desempenho, verificou-se que, após a intervenção, houve melhora significativa no grupo intervenção em anamnese alimentar (p < 0,001). CONCLUSÕES: Este curso foi efetivo em propiciar aumento de conhecimento e melhora de desempenho na anamnese alimentar, mas o mesmo não se obteve para habilidades de aconselhamento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572008000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572008000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0021-75572008000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria v.84 n.1 2008 reponame:Jornal de Pediatria (Online) instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) instacron:SBPE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
instacron_str |
SBPE |
institution |
SBPE |
reponame_str |
Jornal de Pediatria (Online) |
collection |
Jornal de Pediatria (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jped@jped.com.br |
_version_ |
1752122316909707264 |