Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestrin,Sonia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,Clécio Homrich da, Hirakata,Vânia Naomi, Goldani,André A. S., Silveira,Patrícia P., Goldani,Marcelo Z.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000400004
Resumo: OBJETIVO: Analisar a associação entre grau de escolaridade materna e peso de nascimento, considerando-se a hipótese de que a utilização em excesso das tecnologias na área da saúde, assim como a escassez de recursos, pode produzir desfechos similares. MÉTODOS: Realizou-se uma meta-análise com estudos transversais e de coorte, selecionados por revisão sistemática na base de dados bibliográficos MEDLINE com os descritores: socioeconomic factors; infant, low birth weight; cohort studies; cross-sectional studies. As medidas de sumário de efeito foram obtidas pelo modelo de efeito aleatório, e os seus resultados apresentados por intermédio dos gráficos Forest Plot. O viés de publicação foi analisado pelo Teste de Egger, e a avaliação da qualidade dos estudos utilizou a Escala de Newcastle-Ottawa. RESULTADOS: A busca inicial encontrou 729 artigos. Destes, foram excluídos 594, após a leitura do título e do resumo; 21, após reuniões de consenso entre os três revisores; 102, após leitura do texto completo; e três, por não possuírem o desfecho adequado. Dos nove artigos finais, 88,8% apresentavam uma qualidade igual ou superior a seis estrelas (Escala de Newcastle-Ottawa), configurando boa qualidade aos estudos. A heterogeneidade dos artigos foi considerada moderada. A escolaridade materna elevada mostrou um efeito protetor de 33% sobre o baixo peso ao nascer, enquanto que o grau médio não apresentou proteção significativa, quando comparados à escolaridade materna baixa. CONCLUSÕES: A hipótese de similaridade entre os graus extremos da distribuição social, traduzidas pelo nível de escolaridade materna, em relação à proporção de baixo peso ao nascer, não foi confirmada.
id SBPE-1_d9ac799c3874d0906ca9221e9cbd5920
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572013000400004
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análiseEscolaridadeRecém-nascido de baixo pesoMeta-análiseOBJETIVO: Analisar a associação entre grau de escolaridade materna e peso de nascimento, considerando-se a hipótese de que a utilização em excesso das tecnologias na área da saúde, assim como a escassez de recursos, pode produzir desfechos similares. MÉTODOS: Realizou-se uma meta-análise com estudos transversais e de coorte, selecionados por revisão sistemática na base de dados bibliográficos MEDLINE com os descritores: socioeconomic factors; infant, low birth weight; cohort studies; cross-sectional studies. As medidas de sumário de efeito foram obtidas pelo modelo de efeito aleatório, e os seus resultados apresentados por intermédio dos gráficos Forest Plot. O viés de publicação foi analisado pelo Teste de Egger, e a avaliação da qualidade dos estudos utilizou a Escala de Newcastle-Ottawa. RESULTADOS: A busca inicial encontrou 729 artigos. Destes, foram excluídos 594, após a leitura do título e do resumo; 21, após reuniões de consenso entre os três revisores; 102, após leitura do texto completo; e três, por não possuírem o desfecho adequado. Dos nove artigos finais, 88,8% apresentavam uma qualidade igual ou superior a seis estrelas (Escala de Newcastle-Ottawa), configurando boa qualidade aos estudos. A heterogeneidade dos artigos foi considerada moderada. A escolaridade materna elevada mostrou um efeito protetor de 33% sobre o baixo peso ao nascer, enquanto que o grau médio não apresentou proteção significativa, quando comparados à escolaridade materna baixa. CONCLUSÕES: A hipótese de similaridade entre os graus extremos da distribuição social, traduzidas pelo nível de escolaridade materna, em relação à proporção de baixo peso ao nascer, não foi confirmada.Sociedade Brasileira de Pediatria2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000400004Jornal de Pediatria v.89 n.4 2013reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1016/j.jped.2013.01.003info:eu-repo/semantics/openAccessSilvestrin,SoniaSilva,Clécio Homrich daHirakata,Vânia NaomiGoldani,André A. S.Silveira,Patrícia P.Goldani,Marcelo Z.por2013-08-26T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572013000400004Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2013-08-26T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
title Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
spellingShingle Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
Silvestrin,Sonia
Escolaridade
Recém-nascido de baixo peso
Meta-análise
title_short Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
title_full Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
title_fullStr Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
title_full_unstemmed Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
title_sort Grau de escolaridade materna e baixo peso ao nascer: uma meta-análise
author Silvestrin,Sonia
author_facet Silvestrin,Sonia
Silva,Clécio Homrich da
Hirakata,Vânia Naomi
Goldani,André A. S.
Silveira,Patrícia P.
Goldani,Marcelo Z.
author_role author
author2 Silva,Clécio Homrich da
Hirakata,Vânia Naomi
Goldani,André A. S.
Silveira,Patrícia P.
Goldani,Marcelo Z.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestrin,Sonia
Silva,Clécio Homrich da
Hirakata,Vânia Naomi
Goldani,André A. S.
Silveira,Patrícia P.
Goldani,Marcelo Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolaridade
Recém-nascido de baixo peso
Meta-análise
topic Escolaridade
Recém-nascido de baixo peso
Meta-análise
description OBJETIVO: Analisar a associação entre grau de escolaridade materna e peso de nascimento, considerando-se a hipótese de que a utilização em excesso das tecnologias na área da saúde, assim como a escassez de recursos, pode produzir desfechos similares. MÉTODOS: Realizou-se uma meta-análise com estudos transversais e de coorte, selecionados por revisão sistemática na base de dados bibliográficos MEDLINE com os descritores: socioeconomic factors; infant, low birth weight; cohort studies; cross-sectional studies. As medidas de sumário de efeito foram obtidas pelo modelo de efeito aleatório, e os seus resultados apresentados por intermédio dos gráficos Forest Plot. O viés de publicação foi analisado pelo Teste de Egger, e a avaliação da qualidade dos estudos utilizou a Escala de Newcastle-Ottawa. RESULTADOS: A busca inicial encontrou 729 artigos. Destes, foram excluídos 594, após a leitura do título e do resumo; 21, após reuniões de consenso entre os três revisores; 102, após leitura do texto completo; e três, por não possuírem o desfecho adequado. Dos nove artigos finais, 88,8% apresentavam uma qualidade igual ou superior a seis estrelas (Escala de Newcastle-Ottawa), configurando boa qualidade aos estudos. A heterogeneidade dos artigos foi considerada moderada. A escolaridade materna elevada mostrou um efeito protetor de 33% sobre o baixo peso ao nascer, enquanto que o grau médio não apresentou proteção significativa, quando comparados à escolaridade materna baixa. CONCLUSÕES: A hipótese de similaridade entre os graus extremos da distribuição social, traduzidas pelo nível de escolaridade materna, em relação à proporção de baixo peso ao nascer, não foi confirmada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.jped.2013.01.003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.89 n.4 2013
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122319094939648