Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Elia,Cláudio
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Correia,Marta S., Oliveira,Suzana D. de, Barbosa,Nilse M.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000400016
Resumo: Objetivos: relatar um caso em que ocorreu falso trajeto de cateter venoso central, com fístula vásculo-pulmonar e graves conseqüências respiratórias correlatas em recém-nascido. Revisar a literatura sobre as complicações respiratórias e não respiratórias relacionadas à introdução de cateteres venosos centrais percutâneos em crianças. Descrição: dados clínicos evolutivos e diagnósticos foram obtidos após revisão do prontuário. O recém-nascido prematuro permaneceu em UTI neonatal após o parto para tratamento de doença da membrana hialina leve e de infecção manifestada posteriormente. No dia seguinte à introdução percutânea do cateter central, para a administração de nutrição parenteral, iniciou desconforto respiratório que progrediu rapidamente. Necessitou de ventilação mecânica para estabelecer troca gasosa adequada. A verificação da trajetória do cateter com o auxílio de contraste radiológico revelou a presença da complicação. Comentários: não são raras as complicações decorrentes da inserção de cateteres centrais, sendo a infecção a mais comum. É importante que os profissionais responsáveis pelos cuidados desses pacientes conheçam as várias outras complicações menos freqüentes, como a trombose vascular e a migração do cateter, com lesões de órgãos e coleções extravasculares de líquidos. Em recém-nascidos, existe apenas um único relato de complicação semelhante à verificada em nosso paciente. Sua raridade pode ter determinado dificuldades para o diagnóstico imediato. São enfatizados os aspectos relacionados aos cuidados, após a introdução destes cateteres, que poderiam facilitar o reconhecimento precoce destas complicações.
id SBPE-1_db432c26e6757cafeca100439e48d4ae
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572002000400016
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonatofístula brônquicacateterismocomplicaçõesrecém-nascidosObjetivos: relatar um caso em que ocorreu falso trajeto de cateter venoso central, com fístula vásculo-pulmonar e graves conseqüências respiratórias correlatas em recém-nascido. Revisar a literatura sobre as complicações respiratórias e não respiratórias relacionadas à introdução de cateteres venosos centrais percutâneos em crianças. Descrição: dados clínicos evolutivos e diagnósticos foram obtidos após revisão do prontuário. O recém-nascido prematuro permaneceu em UTI neonatal após o parto para tratamento de doença da membrana hialina leve e de infecção manifestada posteriormente. No dia seguinte à introdução percutânea do cateter central, para a administração de nutrição parenteral, iniciou desconforto respiratório que progrediu rapidamente. Necessitou de ventilação mecânica para estabelecer troca gasosa adequada. A verificação da trajetória do cateter com o auxílio de contraste radiológico revelou a presença da complicação. Comentários: não são raras as complicações decorrentes da inserção de cateteres centrais, sendo a infecção a mais comum. É importante que os profissionais responsáveis pelos cuidados desses pacientes conheçam as várias outras complicações menos freqüentes, como a trombose vascular e a migração do cateter, com lesões de órgãos e coleções extravasculares de líquidos. Em recém-nascidos, existe apenas um único relato de complicação semelhante à verificada em nosso paciente. Sua raridade pode ter determinado dificuldades para o diagnóstico imediato. São enfatizados os aspectos relacionados aos cuidados, após a introdução destes cateteres, que poderiam facilitar o reconhecimento precoce destas complicações.Sociedade Brasileira de Pediatria2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000400016Jornal de Pediatria v.78 n.4 2002reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572002000400016info:eu-repo/semantics/openAccessD'Elia,CláudioCorreia,Marta S.Oliveira,Suzana D. deBarbosa,Nilse M.M.por2003-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572002000400016Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2003-01-10T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
title Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
spellingShingle Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
D'Elia,Cláudio
fístula brônquica
cateterismo
complicações
recém-nascidos
title_short Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
title_full Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
title_fullStr Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
title_full_unstemmed Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
title_sort Fístula broncovascular: complicação de cateter venoso central percutâneo em neonato
author D'Elia,Cláudio
author_facet D'Elia,Cláudio
Correia,Marta S.
Oliveira,Suzana D. de
Barbosa,Nilse M.M.
author_role author
author2 Correia,Marta S.
Oliveira,Suzana D. de
Barbosa,Nilse M.M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Elia,Cláudio
Correia,Marta S.
Oliveira,Suzana D. de
Barbosa,Nilse M.M.
dc.subject.por.fl_str_mv fístula brônquica
cateterismo
complicações
recém-nascidos
topic fístula brônquica
cateterismo
complicações
recém-nascidos
description Objetivos: relatar um caso em que ocorreu falso trajeto de cateter venoso central, com fístula vásculo-pulmonar e graves conseqüências respiratórias correlatas em recém-nascido. Revisar a literatura sobre as complicações respiratórias e não respiratórias relacionadas à introdução de cateteres venosos centrais percutâneos em crianças. Descrição: dados clínicos evolutivos e diagnósticos foram obtidos após revisão do prontuário. O recém-nascido prematuro permaneceu em UTI neonatal após o parto para tratamento de doença da membrana hialina leve e de infecção manifestada posteriormente. No dia seguinte à introdução percutânea do cateter central, para a administração de nutrição parenteral, iniciou desconforto respiratório que progrediu rapidamente. Necessitou de ventilação mecânica para estabelecer troca gasosa adequada. A verificação da trajetória do cateter com o auxílio de contraste radiológico revelou a presença da complicação. Comentários: não são raras as complicações decorrentes da inserção de cateteres centrais, sendo a infecção a mais comum. É importante que os profissionais responsáveis pelos cuidados desses pacientes conheçam as várias outras complicações menos freqüentes, como a trombose vascular e a migração do cateter, com lesões de órgãos e coleções extravasculares de líquidos. Em recém-nascidos, existe apenas um único relato de complicação semelhante à verificada em nosso paciente. Sua raridade pode ter determinado dificuldades para o diagnóstico imediato. São enfatizados os aspectos relacionados aos cuidados, após a introdução destes cateteres, que poderiam facilitar o reconhecimento precoce destas complicações.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572002000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.78 n.4 2002
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122314626957312