A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Luiz de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
Texto Completo: https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/982
Resumo: Nos últimos tempos, vêm surgindo, na área da psicologia, diversos questionamentos e discussões que visam problematizar o campo das ciências psicológicas. Esses questionamentos partem, principalmente, de profissionais oriundos da vertente fenomenológica, que questionam a atual tendência de priorização da técnica em detrimento de uma concepção qualitativa do ser humano, por parte da psicologia. O objetivo deste artigo foi discorrer sobre a teoria formulada por Edith Stein sobre a estrutura da pessoa humana, dentro da perspectiva fenomenológica. Edith Stein focalizou a estrutura essencial do ser humano e indicou um percurso metodológico para tornar a psicologia rigorosa em seus fundamentos filosóficos e ainda mais sensível a seu objeto de estudo, o ser humano. Por fim, considera-se que a concepção fenomenológica de Edith Stein contribui para compreender a complexidade do ser humano e também auxilia a valorizar o especificamente humano na psicologia, tornando-a mais humana em seus fins.
id SBPFE-1_06239edf7b8042a890c4661974f6a7e1
oai_identifier_str oai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/982
network_acronym_str SBPFE-1
network_name_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository_id_str
spelling A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana: PsicologiaEdith SteinFenomenologiaEstrutura da pessoa humanaNos últimos tempos, vêm surgindo, na área da psicologia, diversos questionamentos e discussões que visam problematizar o campo das ciências psicológicas. Esses questionamentos partem, principalmente, de profissionais oriundos da vertente fenomenológica, que questionam a atual tendência de priorização da técnica em detrimento de uma concepção qualitativa do ser humano, por parte da psicologia. O objetivo deste artigo foi discorrer sobre a teoria formulada por Edith Stein sobre a estrutura da pessoa humana, dentro da perspectiva fenomenológica. Edith Stein focalizou a estrutura essencial do ser humano e indicou um percurso metodológico para tornar a psicologia rigorosa em seus fundamentos filosóficos e ainda mais sensível a seu objeto de estudo, o ser humano. Por fim, considera-se que a concepção fenomenológica de Edith Stein contribui para compreender a complexidade do ser humano e também auxilia a valorizar o especificamente humano na psicologia, tornando-a mais humana em seus fins.Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural2017-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/98210.37067/rpfc.v6i2.982Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 6 n. 2 (2017); 124-1442316-2449reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporâneainstname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)instacron:SBPFEporhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/982/982Oliveira, André Luiz de Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T07:42:42Zoai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/982Revistahttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaiONGhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaifenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com2316-24492316-2449opendoar:2022-10-21T07:42:42Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)false
dc.title.none.fl_str_mv A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
title A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
spellingShingle A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
Oliveira, André Luiz de
Psicologia
Edith Stein
Fenomenologia
Estrutura da pessoa humana
title_short A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
title_full A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
title_fullStr A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
title_full_unstemmed A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
title_sort A estrutura da pessoa humana em Edith Stein: indicação para a formulação de uma psicologia fundamentalmente humana:
author Oliveira, André Luiz de
author_facet Oliveira, André Luiz de
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
author_role author
author2 Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Luiz de
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Edith Stein
Fenomenologia
Estrutura da pessoa humana
topic Psicologia
Edith Stein
Fenomenologia
Estrutura da pessoa humana
description Nos últimos tempos, vêm surgindo, na área da psicologia, diversos questionamentos e discussões que visam problematizar o campo das ciências psicológicas. Esses questionamentos partem, principalmente, de profissionais oriundos da vertente fenomenológica, que questionam a atual tendência de priorização da técnica em detrimento de uma concepção qualitativa do ser humano, por parte da psicologia. O objetivo deste artigo foi discorrer sobre a teoria formulada por Edith Stein sobre a estrutura da pessoa humana, dentro da perspectiva fenomenológica. Edith Stein focalizou a estrutura essencial do ser humano e indicou um percurso metodológico para tornar a psicologia rigorosa em seus fundamentos filosóficos e ainda mais sensível a seu objeto de estudo, o ser humano. Por fim, considera-se que a concepção fenomenológica de Edith Stein contribui para compreender a complexidade do ser humano e também auxilia a valorizar o especificamente humano na psicologia, tornando-a mais humana em seus fins.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/982
10.37067/rpfc.v6i2.982
url https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/982
identifier_str_mv 10.37067/rpfc.v6i2.982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/982/982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 6 n. 2 (2017); 124-144
2316-2449
reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
instname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron:SBPFE
instname_str Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron_str SBPFE
institution SBPFE
reponame_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
collection Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
repository.mail.fl_str_mv fenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com
_version_ 1797041833872719872