Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dhein, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
Texto Completo: https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/976
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em alcançar as divergências e as convergências de duas perspectivas em psicopatologia: psicopatologia como disciplina científica e psicopatologia fenomenológica. Por meio de um estudo teórico, pretendeu-se esclarecer que o modo como cada uma dessas perspectivas compreende a consciência é que sustenta todo o desenvolvimento de suas teses e práticas em psicopatologia. Para dar concretude ao tema desenvolvido, foram investigados os estudos das duas perspectivas sobre o transtorno obsessivo-compulsivo. Enquanto a psicopatologia, como disciplina científica, toma a consciência em sua substancialidade e, consequentemente, atém-se à sintomatologia para realizar o diagnóstico conclusivo, a psicopatologia fenomenológica sustenta a consciência em seu fluxo espaço-temporal e atém-se à vivência do espaço e tempo. Concluímos que ambas, embora se diferenciem no modo como entendem a consciência, têm em comum a desconsideração do horizonte histórico de constituição de sentidos. Com este estudo, acreditamos contribuir para a ampliação das teorias e práticas em psicopatologia.
id SBPFE-1_31af309bcae8b88d049f2056210acd5a
oai_identifier_str oai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/976
network_acronym_str SBPFE-1
network_name_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository_id_str
spelling Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica: PsicopatologiaDisciplina científicaFenomenologiaTranstorno obsessivo-compulsivoConsciênciaO objetivo deste estudo consistiu em alcançar as divergências e as convergências de duas perspectivas em psicopatologia: psicopatologia como disciplina científica e psicopatologia fenomenológica. Por meio de um estudo teórico, pretendeu-se esclarecer que o modo como cada uma dessas perspectivas compreende a consciência é que sustenta todo o desenvolvimento de suas teses e práticas em psicopatologia. Para dar concretude ao tema desenvolvido, foram investigados os estudos das duas perspectivas sobre o transtorno obsessivo-compulsivo. Enquanto a psicopatologia, como disciplina científica, toma a consciência em sua substancialidade e, consequentemente, atém-se à sintomatologia para realizar o diagnóstico conclusivo, a psicopatologia fenomenológica sustenta a consciência em seu fluxo espaço-temporal e atém-se à vivência do espaço e tempo. Concluímos que ambas, embora se diferenciem no modo como entendem a consciência, têm em comum a desconsideração do horizonte histórico de constituição de sentidos. Com este estudo, acreditamos contribuir para a ampliação das teorias e práticas em psicopatologia.Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural2017-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/97610.37067/rpfc.v6i1.976Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 6 n. 1 (2017); 52-712316-2449reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporâneainstname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)instacron:SBPFEporhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/976/976Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de Dhein, Carolina info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T07:42:44Zoai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/976Revistahttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaiONGhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaifenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com2316-24492316-2449opendoar:2022-10-21T07:42:44Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
title Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
spellingShingle Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
Psicopatologia
Disciplina científica
Fenomenologia
Transtorno obsessivo-compulsivo
Consciência
title_short Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
title_full Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
title_fullStr Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
title_full_unstemmed Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
title_sort Transtorno obsessivo-compulsivo: da psicopatologia como disciplina científica à psicopatologia fenomenológica:
author Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
author_facet Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
Dhein, Carolina
author_role author
author2 Dhein, Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
Dhein, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopatologia
Disciplina científica
Fenomenologia
Transtorno obsessivo-compulsivo
Consciência
topic Psicopatologia
Disciplina científica
Fenomenologia
Transtorno obsessivo-compulsivo
Consciência
description O objetivo deste estudo consistiu em alcançar as divergências e as convergências de duas perspectivas em psicopatologia: psicopatologia como disciplina científica e psicopatologia fenomenológica. Por meio de um estudo teórico, pretendeu-se esclarecer que o modo como cada uma dessas perspectivas compreende a consciência é que sustenta todo o desenvolvimento de suas teses e práticas em psicopatologia. Para dar concretude ao tema desenvolvido, foram investigados os estudos das duas perspectivas sobre o transtorno obsessivo-compulsivo. Enquanto a psicopatologia, como disciplina científica, toma a consciência em sua substancialidade e, consequentemente, atém-se à sintomatologia para realizar o diagnóstico conclusivo, a psicopatologia fenomenológica sustenta a consciência em seu fluxo espaço-temporal e atém-se à vivência do espaço e tempo. Concluímos que ambas, embora se diferenciem no modo como entendem a consciência, têm em comum a desconsideração do horizonte histórico de constituição de sentidos. Com este estudo, acreditamos contribuir para a ampliação das teorias e práticas em psicopatologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/976
10.37067/rpfc.v6i1.976
url https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/976
identifier_str_mv 10.37067/rpfc.v6i1.976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/976/976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 6 n. 1 (2017); 52-71
2316-2449
reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
instname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron:SBPFE
instname_str Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron_str SBPFE
institution SBPFE
reponame_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
collection Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
repository.mail.fl_str_mv fenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com
_version_ 1797041833864331264