Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antúnez, Andrés
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Freitas, Klyus, Santoantonio, Jacqueline, Amparo, Deise, Franco, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
Texto Completo: https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/1041
Resumo: A análise fenômeno-estrutural possibilita compreender a evolução de uma paciente a partir da produção livre de desenhos e de suas verbalizações. Acompanhamos uma pessoa adulta com depressão ao longo de três anos. Em atividade grupal, a paciente produziu desenhos que mostram preocupações e interesses com os detalhes, ritmo de produção lento, porém de modo cuidado e atento. As cores são presentes e suaves. Há pouca expressão de movimento, denotando predomínio da racionalidade sobre a sensorialidade. O sofrimento e o desamparo diminuíram e ela desenvolveu possibilidades associativas entre os acontecimentos depressivos e sua história de vida, o que não ocorria no início do tratamento. A paciente conquistou uma abertura em direção ao porvir, à alteridade e ao reconhecimento do outro. Dessa forma, a interlocução é central no método fenômeno-estrutural onde as evoluções são compreendidas pelo acesso à subjetividade compartilhada. Os mecanismos de ligação e corte se encontram não apenas nas estruturas epilépticas e esquizofrênicas, mas em qualquer estrutura humana, incluindo as vivências depressivas.
id SBPFE-1_5260b88af4a0ca3a461ffb2d1da1d543
oai_identifier_str oai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/1041
network_acronym_str SBPFE-1
network_name_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository_id_str
spelling Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão: Análise Fenômeno-EstruturalDesenhosDepressão.A análise fenômeno-estrutural possibilita compreender a evolução de uma paciente a partir da produção livre de desenhos e de suas verbalizações. Acompanhamos uma pessoa adulta com depressão ao longo de três anos. Em atividade grupal, a paciente produziu desenhos que mostram preocupações e interesses com os detalhes, ritmo de produção lento, porém de modo cuidado e atento. As cores são presentes e suaves. Há pouca expressão de movimento, denotando predomínio da racionalidade sobre a sensorialidade. O sofrimento e o desamparo diminuíram e ela desenvolveu possibilidades associativas entre os acontecimentos depressivos e sua história de vida, o que não ocorria no início do tratamento. A paciente conquistou uma abertura em direção ao porvir, à alteridade e ao reconhecimento do outro. Dessa forma, a interlocução é central no método fenômeno-estrutural onde as evoluções são compreendidas pelo acesso à subjetividade compartilhada. Os mecanismos de ligação e corte se encontram não apenas nas estruturas epilépticas e esquizofrênicas, mas em qualquer estrutura humana, incluindo as vivências depressivas.Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural2012-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/104110.37067/rpfc.v1i1.1041Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 1 n. 1 (2012); 34-632316-2449reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporâneainstname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)instacron:SBPFEporhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/1041/1041Antúnez, Andrés Freitas, Klyus Santoantonio, Jacqueline Amparo, Deise Franco, Renata info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T07:43:17Zoai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/1041Revistahttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaiONGhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaifenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com2316-24492316-2449opendoar:2022-10-21T07:43:17Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
title Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
spellingShingle Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
Antúnez, Andrés
Análise Fenômeno-Estrutural
Desenhos
Depressão.
title_short Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
title_full Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
title_fullStr Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
title_full_unstemmed Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
title_sort Análise fenômeno-estrutural de um caso de depressão utilizando desenhos: acompanhamento psicológico em ateliê de pintura e expressão:
author Antúnez, Andrés
author_facet Antúnez, Andrés
Freitas, Klyus
Santoantonio, Jacqueline
Amparo, Deise
Franco, Renata
author_role author
author2 Freitas, Klyus
Santoantonio, Jacqueline
Amparo, Deise
Franco, Renata
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antúnez, Andrés
Freitas, Klyus
Santoantonio, Jacqueline
Amparo, Deise
Franco, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Fenômeno-Estrutural
Desenhos
Depressão.
topic Análise Fenômeno-Estrutural
Desenhos
Depressão.
description A análise fenômeno-estrutural possibilita compreender a evolução de uma paciente a partir da produção livre de desenhos e de suas verbalizações. Acompanhamos uma pessoa adulta com depressão ao longo de três anos. Em atividade grupal, a paciente produziu desenhos que mostram preocupações e interesses com os detalhes, ritmo de produção lento, porém de modo cuidado e atento. As cores são presentes e suaves. Há pouca expressão de movimento, denotando predomínio da racionalidade sobre a sensorialidade. O sofrimento e o desamparo diminuíram e ela desenvolveu possibilidades associativas entre os acontecimentos depressivos e sua história de vida, o que não ocorria no início do tratamento. A paciente conquistou uma abertura em direção ao porvir, à alteridade e ao reconhecimento do outro. Dessa forma, a interlocução é central no método fenômeno-estrutural onde as evoluções são compreendidas pelo acesso à subjetividade compartilhada. Os mecanismos de ligação e corte se encontram não apenas nas estruturas epilépticas e esquizofrênicas, mas em qualquer estrutura humana, incluindo as vivências depressivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/1041
10.37067/rpfc.v1i1.1041
url https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/1041
identifier_str_mv 10.37067/rpfc.v1i1.1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/1041/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 1 n. 1 (2012); 34-63
2316-2449
reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
instname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron:SBPFE
instname_str Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron_str SBPFE
institution SBPFE
reponame_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
collection Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
repository.mail.fl_str_mv fenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com
_version_ 1797041834170515456