Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thierry, Daniel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/286
Resumo: A prática clássica do fotojornalismo - profundamente enraizada no “credo” constituído a partir de Lewis Hine (1874-1940) – tem estabelecido, década após década, uma práxis e uma doxa quase não afetadas pelas transformações das formas do jornalismo. Desde a busca pela “boa imagem” - que seria percebida em sua transparência, em um esforço de refutar os traços enunciativos, numa perspectiva de objetividade máxima -, até a fotografia mais sedutora disponível em um hipermercado de ilustrações, a oferta de imagens parece bem delimitada.  Entretanto, longe da grande reportagem e da prática da excelência fotográfica recompensada por inúmeros prêmios internacionais e aparições nos espaços artístico-mediáticos, a fotografia da imprensa local permanece em segundo plano. Como oferecer uma representação de si mesmo que possa ser compartilhada no espaço local? Essa é a primeira pergunta que se faz aos editores da imprensa diária e semanal local. A partir de exemplos das práticas profissionais nesse domínio, o artigo propõe uma abordagem das filiações dessas mesmas práticas e uma análise com base na originalidade do status profissional dos autores das fotografias locais.
id SBPJOR-1_0a3880359e9840a25cfd53ddf3a53343
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/286
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?JornalismoFotografiaProximidadeOrdinárioMídia localA prática clássica do fotojornalismo - profundamente enraizada no “credo” constituído a partir de Lewis Hine (1874-1940) – tem estabelecido, década após década, uma práxis e uma doxa quase não afetadas pelas transformações das formas do jornalismo. Desde a busca pela “boa imagem” - que seria percebida em sua transparência, em um esforço de refutar os traços enunciativos, numa perspectiva de objetividade máxima -, até a fotografia mais sedutora disponível em um hipermercado de ilustrações, a oferta de imagens parece bem delimitada.  Entretanto, longe da grande reportagem e da prática da excelência fotográfica recompensada por inúmeros prêmios internacionais e aparições nos espaços artístico-mediáticos, a fotografia da imprensa local permanece em segundo plano. Como oferecer uma representação de si mesmo que possa ser compartilhada no espaço local? Essa é a primeira pergunta que se faz aos editores da imprensa diária e semanal local. A partir de exemplos das práticas profissionais nesse domínio, o artigo propõe uma abordagem das filiações dessas mesmas práticas e uma análise com base na originalidade do status profissional dos autores das fotografias locais.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/28610.25200/BJR.v7n1.2011.286Brazilian journalism research; Vol. 7 No. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 69-89Brazilian journalism research; v. 7 n. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 69-891981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/286/268Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessThierry, Daniel2017-08-14T15:29:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/286Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:29:13Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
title Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
spellingShingle Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
Thierry, Daniel
Jornalismo
Fotografia
Proximidade
Ordinário
Mídia local
title_short Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
title_full Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
title_fullStr Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
title_full_unstemmed Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
title_sort Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
author Thierry, Daniel
author_facet Thierry, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thierry, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Fotografia
Proximidade
Ordinário
Mídia local
topic Jornalismo
Fotografia
Proximidade
Ordinário
Mídia local
description A prática clássica do fotojornalismo - profundamente enraizada no “credo” constituído a partir de Lewis Hine (1874-1940) – tem estabelecido, década após década, uma práxis e uma doxa quase não afetadas pelas transformações das formas do jornalismo. Desde a busca pela “boa imagem” - que seria percebida em sua transparência, em um esforço de refutar os traços enunciativos, numa perspectiva de objetividade máxima -, até a fotografia mais sedutora disponível em um hipermercado de ilustrações, a oferta de imagens parece bem delimitada.  Entretanto, longe da grande reportagem e da prática da excelência fotográfica recompensada por inúmeros prêmios internacionais e aparições nos espaços artístico-mediáticos, a fotografia da imprensa local permanece em segundo plano. Como oferecer uma representação de si mesmo que possa ser compartilhada no espaço local? Essa é a primeira pergunta que se faz aos editores da imprensa diária e semanal local. A partir de exemplos das práticas profissionais nesse domínio, o artigo propõe uma abordagem das filiações dessas mesmas práticas e uma análise com base na originalidade do status profissional dos autores das fotografias locais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/286
10.25200/BJR.v7n1.2011.286
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/286
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v7n1.2011.286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/286/268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 7 No. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 69-89
Brazilian journalism research; v. 7 n. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 69-89
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304158173462528