Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)

Bibliographic Details
Main Author: Bruck, Mozahir Salomão
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Brazilian journalism research (Online)
Download full: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/513
Summary: O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a cobertura pelo jornal Estado de Minas, considerado periódico referência da cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), do uso e comércio do crack no município. O objetivo de tal levantamento foi tentar compreender que imagens são construídas pelo jornalismo sobre o chamado submundo do crack – a droga, seus atores e as complexas redes de distribuição, usos, combate, prevenção e tratamento. Sabendo que, de um modo ou outro, tais percepções – engendradas pelo discurso jornalístico - têm efetivamente impacto junto à sociedade que consome e faz circular os enunciados presentes nesse discurso.
id SBPJOR-1_29f55ed2fba95ef66d101ca364455f2c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/513
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)Jornalismo. Crack. Imaginário social. Jornal Estado de MinasO artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a cobertura pelo jornal Estado de Minas, considerado periódico referência da cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), do uso e comércio do crack no município. O objetivo de tal levantamento foi tentar compreender que imagens são construídas pelo jornalismo sobre o chamado submundo do crack – a droga, seus atores e as complexas redes de distribuição, usos, combate, prevenção e tratamento. Sabendo que, de um modo ou outro, tais percepções – engendradas pelo discurso jornalístico - têm efetivamente impacto junto à sociedade que consome e faz circular os enunciados presentes nesse discurso.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de conteúdo de matérias e reportagens jornalísticasapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/51310.25200/BJR.v9n1.2013.513Brazilian journalism research; Vol. 9 No. 1: (Junho de 2013) - Versão em Português/Espanhol; 174-193Brazilian journalism research; v. 9 n. 1: (Junho de 2013) - Versão em Português/Espanhol; 174-1931981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/513/446Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruck, Mozahir Salomão2017-08-14T15:43:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/513Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:43:48Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
title Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
spellingShingle Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
Bruck, Mozahir Salomão
Jornalismo. Crack. Imaginário social. Jornal Estado de Minas
title_short Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
title_full Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
title_fullStr Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
title_full_unstemmed Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
title_sort Crack na imprensa: imaginários e modos de representação do jornalismo sobre o surgimento e a explosão da droga em Belo Horizonte (MG, Brasil)
author Bruck, Mozahir Salomão
author_facet Bruck, Mozahir Salomão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruck, Mozahir Salomão
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo. Crack. Imaginário social. Jornal Estado de Minas
topic Jornalismo. Crack. Imaginário social. Jornal Estado de Minas
description O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a cobertura pelo jornal Estado de Minas, considerado periódico referência da cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), do uso e comércio do crack no município. O objetivo de tal levantamento foi tentar compreender que imagens são construídas pelo jornalismo sobre o chamado submundo do crack – a droga, seus atores e as complexas redes de distribuição, usos, combate, prevenção e tratamento. Sabendo que, de um modo ou outro, tais percepções – engendradas pelo discurso jornalístico - têm efetivamente impacto junto à sociedade que consome e faz circular os enunciados presentes nesse discurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de conteúdo de matérias e reportagens jornalísticas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/513
10.25200/BJR.v9n1.2013.513
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/513
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v9n1.2013.513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/513/446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 9 No. 1: (Junho de 2013) - Versão em Português/Espanhol; 174-193
Brazilian journalism research; v. 9 n. 1: (Junho de 2013) - Versão em Português/Espanhol; 174-193
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304158887542784