THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643 |
Resumo: | ABSTRACT – We reflect on the impact of the cover photo of Folha de S.Paulo on January 19, 2023, in which President Luiz Inácio Lula da Silva has a shattered glass superimposed over his image, a record of the coup attempts in Brasilia weeks earlier. From a semiotic perspective, we problematize the nature of photographic images, their implications in photojournalism, and their transformation into events. We discuss the notions of fact and truth in relation to events and mediation; with this, we question editorial processes, the use and interpretation of images, which reveal complex layers about the crisis of contemporary journalism. RESUMO – Refletimos sobre a repercussão da foto de capa da Folha de S.Paulo, dia 19 de janeiro de 2023, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sobreposta à sua imagem um vidro estilhaçado, registro de semanas antes, dos atos golpistas em Brasília. A partir da semiótica, problematizamos a natureza da imagem fotográfica, suas implicações no fotojornalismo e sua transformação em acontecimento. Discutimos as noções de fato e verdade em relação a acontecimento e mediação; com isso questionamos os processos editoriais, o uso e a interpretação da imagem, que revelam camadas complexas sobre a crise do jornalismo contemporâneo. RESUMEN – Reflexionamos sobre la repercusión de la foto de Folha de S.Paulo en 19 de enero de 2023, en que el presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiene un vidrio roto superpuesto sobre su imagen, registro de los intentos de golpe en Brasilia semanas antes. Desde uma perspectiva semiótica, problematizamos la naturaleza de imágenes fotográficas, sus implicaciones en el fotoperiodismo y su transformación en acontecimientos. Discutimos las nociones de hecho y verdad en relación a acontecimientos y mediación; con ello cuestionamos los procesos editoriales, el uso y interpretación de imágenes, que revelan capas complejas sobre la crisis del periodismo contemporáneo. |
id |
SBPJOR-1_2c166325685145cd0d7f2c104336a930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1643 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalismLA EXPOSICIÓN MÚLTIPLE DE GABRIELA BILÓ: sobre hechos, montaje y fotoperiodismoA EXPOSIÇÃO MÚLTIPLA DE GABRIELA BILÓ: sobre fatos, montagem e fotojornalismoPhotojournalismEventSemeiosisFolha de S. PauloFotojornalismoAcontecimentoSemioseFolha de S. PauloFotoperiodismoAcontecimientoSemiosisFolha de S.PauloABSTRACT – We reflect on the impact of the cover photo of Folha de S.Paulo on January 19, 2023, in which President Luiz Inácio Lula da Silva has a shattered glass superimposed over his image, a record of the coup attempts in Brasilia weeks earlier. From a semiotic perspective, we problematize the nature of photographic images, their implications in photojournalism, and their transformation into events. We discuss the notions of fact and truth in relation to events and mediation; with this, we question editorial processes, the use and interpretation of images, which reveal complex layers about the crisis of contemporary journalism. RESUMO – Refletimos sobre a repercussão da foto de capa da Folha de S.Paulo, dia 19 de janeiro de 2023, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sobreposta à sua imagem um vidro estilhaçado, registro de semanas antes, dos atos golpistas em Brasília. A partir da semiótica, problematizamos a natureza da imagem fotográfica, suas implicações no fotojornalismo e sua transformação em acontecimento. Discutimos as noções de fato e verdade em relação a acontecimento e mediação; com isso questionamos os processos editoriais, o uso e a interpretação da imagem, que revelam camadas complexas sobre a crise do jornalismo contemporâneo. RESUMEN – Reflexionamos sobre la repercusión de la foto de Folha de S.Paulo en 19 de enero de 2023, en que el presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiene un vidrio roto superpuesto sobre su imagen, registro de los intentos de golpe en Brasilia semanas antes. Desde uma perspectiva semiótica, problematizamos la naturaleza de imágenes fotográficas, sus implicaciones en el fotoperiodismo y su transformación en acontecimientos. Discutimos las nociones de hecho y verdad en relación a acontecimientos y mediación; con ello cuestionamos los procesos editoriales, el uso y interpretación de imágenes, que revelan capas complejas sobre la crisis del periodismo contemporáneo.RESUMEN – Reflexionamos sobre la repercusión de la foto de Folha de S.Paulo en 19 de enero de 2023, en que el presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiene un vidrio roto superpuesto sobre su imagen, registro de los intentos de golpe en Brasilia semanas antes. Desde uma perspectiva semiótica, problematizamos la naturaleza de imágenes fotográficas, sus implicaciones en el fotoperiodismo y su transformación en acontecimientos. Discutimos las nociones de hecho y verdad en relación a acontecimientos y mediación; con ello cuestionamos los procesos editoriales, el uso y interpretación de imágenes, que revelan capas complejas sobre la crisis del periodismo contemporáneo. RESUMO – Refletimos sobre a repercussão da foto de capa da Folha de S.Paulo, dia 19 de janeiro de 2023, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sobreposta à sua imagem um vidro estilhaçado, registro de semanas antes, dos atos golpistas em Brasília. A partir da semiótica, problematizamos a natureza da imagem fotográfica, suas implicações no fotojornalismo e sua transformação em acontecimento. Discutimos as noções de fato e verdade em relação a acontecimento e mediação; com isso questionamos os processos editoriais, o uso e a interpretação da imagem, que revelam camadas complexas sobre a crise do jornalismo contemporâneo. ABSTRACT – We reflect on the impact of the cover photo of Folha de S.Paulo on January 19, 2023, in which President Luiz Inácio Lula da Silva has a shattered glass superimposed over his image, a record of the coup attempts in Brasilia weeks earlier. From a semiotic perspective, we problematize the nature of photographic images, their implications in photojournalism, and their transformation into events. We discuss the notions of fact and truth in relation to events and mediation; with this, we question editorial processes, the use and interpretation of images, which reveal complex layers about the crisis of contemporary journalism.RESUMO – Refletimos sobre a repercussão da foto de capa da Folha de S.Paulo, dia 19 de janeiro de 2023, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sobreposta à sua imagem um vidro estilhaçado, registro de semanas antes, dos atos golpistas em Brasília. A partir da semiótica, problematizamos a natureza da imagem fotográfica, suas implicações no fotojornalismo e sua transformação em acontecimento. Discutimos as noções de fato e verdade em relação a acontecimento e mediação; com isso questionamos os processos editoriais, o uso e a interpretação da imagem, que revelam camadas complexas sobre a crise do jornalismo contemporâneo. ABSTRACT – We reflect on the impact of the cover photo of Folha de S.Paulo on January 19, 2023, in which President Luiz Inácio Lula da Silva has a shattered glass superimposed over his image, a record of the coup attempts in Brasilia weeks earlier. From a semiotic perspective, we problematize the nature of photographic images, their implications in photojournalism, and their transformation into events. We discuss the notions of fact and truth in relation to events and mediation; with this, we question editorial processes, the use and interpretation of images, which reveal complex layers about the crisis of contemporary journalism. RESUMEN – Reflexionamos sobre la repercusión de la foto de Folha de S.Paulo en 19 de enero de 2023, en que el presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiene un vidrio roto superpuesto sobre su imagen, registro de los intentos de golpe en Brasilia semanas antes. Desde uma perspectiva semiótica, problematizamos la naturaleza de imágenes fotográficas, sus implicaciones en el fotoperiodismo y su transformación en acontecimientos. Discutimos las nociones de hecho y verdad en relación a acontecimientos y mediación; con ello cuestionamos los procesos editoriales, el uso y interpretación de imágenes, que revelan capas complejas sobre la crisis del periodismo contemporáneo.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2024-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/164310.25200/BJR.v20n1.2024.1643Brazilian journalism research; Vol. 20 No. 1 (2024): April 2024; e1643Brazilian journalism research; v. 20 n. 1 (2024): Abril 2024; e16431981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643/1521https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643/1522Copyright (c) 2024 Brazilian journalism researchhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenn, RonaldoSegabinazzi, Tiago2024-05-05T21:46:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1643Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2024-05-05T21:46:02Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism LA EXPOSICIÓN MÚLTIPLE DE GABRIELA BILÓ: sobre hechos, montaje y fotoperiodismo A EXPOSIÇÃO MÚLTIPLA DE GABRIELA BILÓ: sobre fatos, montagem e fotojornalismo |
title |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism |
spellingShingle |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism Henn, Ronaldo Photojournalism Event Semeiosis Folha de S. Paulo Fotojornalismo Acontecimento Semiose Folha de S. Paulo Fotoperiodismo Acontecimiento Semiosis Folha de S.Paulo |
title_short |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism |
title_full |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism |
title_fullStr |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism |
title_full_unstemmed |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism |
title_sort |
THE MULTIPLE EXPOSURE OF GABRIELA BILÓ: on facts, montage, and photojournalism |
author |
Henn, Ronaldo |
author_facet |
Henn, Ronaldo Segabinazzi, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Segabinazzi, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henn, Ronaldo Segabinazzi, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Photojournalism Event Semeiosis Folha de S. Paulo Fotojornalismo Acontecimento Semiose Folha de S. Paulo Fotoperiodismo Acontecimiento Semiosis Folha de S.Paulo |
topic |
Photojournalism Event Semeiosis Folha de S. Paulo Fotojornalismo Acontecimento Semiose Folha de S. Paulo Fotoperiodismo Acontecimiento Semiosis Folha de S.Paulo |
description |
ABSTRACT – We reflect on the impact of the cover photo of Folha de S.Paulo on January 19, 2023, in which President Luiz Inácio Lula da Silva has a shattered glass superimposed over his image, a record of the coup attempts in Brasilia weeks earlier. From a semiotic perspective, we problematize the nature of photographic images, their implications in photojournalism, and their transformation into events. We discuss the notions of fact and truth in relation to events and mediation; with this, we question editorial processes, the use and interpretation of images, which reveal complex layers about the crisis of contemporary journalism. RESUMO – Refletimos sobre a repercussão da foto de capa da Folha de S.Paulo, dia 19 de janeiro de 2023, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sobreposta à sua imagem um vidro estilhaçado, registro de semanas antes, dos atos golpistas em Brasília. A partir da semiótica, problematizamos a natureza da imagem fotográfica, suas implicações no fotojornalismo e sua transformação em acontecimento. Discutimos as noções de fato e verdade em relação a acontecimento e mediação; com isso questionamos os processos editoriais, o uso e a interpretação da imagem, que revelam camadas complexas sobre a crise do jornalismo contemporâneo. RESUMEN – Reflexionamos sobre la repercusión de la foto de Folha de S.Paulo en 19 de enero de 2023, en que el presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiene un vidrio roto superpuesto sobre su imagen, registro de los intentos de golpe en Brasilia semanas antes. Desde uma perspectiva semiótica, problematizamos la naturaleza de imágenes fotográficas, sus implicaciones en el fotoperiodismo y su transformación en acontecimientos. Discutimos las nociones de hecho y verdad en relación a acontecimientos y mediación; con ello cuestionamos los procesos editoriales, el uso y interpretación de imágenes, que revelan capas complejas sobre la crisis del periodismo contemporáneo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643 10.25200/BJR.v20n1.2024.1643 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v20n1.2024.1643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643/1521 https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1643/1522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Brazilian journalism research http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Brazilian journalism research http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 20 No. 1 (2024): April 2024; e1643 Brazilian journalism research; v. 20 n. 1 (2024): Abril 2024; e1643 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1799304157298950144 |