O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/433 |
Resumo: | Este artigo discute a função social do jornalismo, a abrangência e credibilidade do telejornalismo e a possibilidade do uso deste gênero televisivo enquanto ferramenta para a comunicação pública. Para isso faz-se necessário relembrar detalhes da implantação e desenvolvimento do telejornalismo no Brasil, conceituar o que é comunicação pública e cidadania, e também uma análise dos canais que o indivíduo utiliza para se informar, das características da comunicação de massa e, principalmente, da televisão e da necessidade da existência da comunicação pública para exercício da cidadania. Este estudo apresenta, ainda, uma análise de conteúdo do telejornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera – afiliada da Rede Globo em Goiás, revelando a abordagem do programa e o tipo de informação repassada à população sobre um grave problema social, a violência contra a mulher. |
id |
SBPJOR-1_6043ece31ddbeda5ad4223a9f8be50de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/433 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação públicaTelejornalismoComunicação PúblicaCidadaniaEste artigo discute a função social do jornalismo, a abrangência e credibilidade do telejornalismo e a possibilidade do uso deste gênero televisivo enquanto ferramenta para a comunicação pública. Para isso faz-se necessário relembrar detalhes da implantação e desenvolvimento do telejornalismo no Brasil, conceituar o que é comunicação pública e cidadania, e também uma análise dos canais que o indivíduo utiliza para se informar, das características da comunicação de massa e, principalmente, da televisão e da necessidade da existência da comunicação pública para exercício da cidadania. Este estudo apresenta, ainda, uma análise de conteúdo do telejornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera – afiliada da Rede Globo em Goiás, revelando a abordagem do programa e o tipo de informação repassada à população sobre um grave problema social, a violência contra a mulher.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/43310.25200/BJR.v8n2.2012.433Brazilian journalism research; Vol. 8 No. 2: (Dezembro de 2012): Jornalismo Audiovisual: da Tradição aos Novos Paradigmas - Versão em Português/Espanhol; 154-172Brazilian journalism research; v. 8 n. 2: (Dezembro de 2012): Jornalismo Audiovisual: da Tradição aos Novos Paradigmas - Versão em Português/Espanhol; 154-1721981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/433/389Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, FernandaMainieri, Tiago2017-08-14T15:45:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/433Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:45:50Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
title |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
spellingShingle |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública Ribeiro, Fernanda Telejornalismo Comunicação Pública Cidadania |
title_short |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
title_full |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
title_fullStr |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
title_full_unstemmed |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
title_sort |
O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública |
author |
Ribeiro, Fernanda |
author_facet |
Ribeiro, Fernanda Mainieri, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Mainieri, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fernanda Mainieri, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telejornalismo Comunicação Pública Cidadania |
topic |
Telejornalismo Comunicação Pública Cidadania |
description |
Este artigo discute a função social do jornalismo, a abrangência e credibilidade do telejornalismo e a possibilidade do uso deste gênero televisivo enquanto ferramenta para a comunicação pública. Para isso faz-se necessário relembrar detalhes da implantação e desenvolvimento do telejornalismo no Brasil, conceituar o que é comunicação pública e cidadania, e também uma análise dos canais que o indivíduo utiliza para se informar, das características da comunicação de massa e, principalmente, da televisão e da necessidade da existência da comunicação pública para exercício da cidadania. Este estudo apresenta, ainda, uma análise de conteúdo do telejornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera – afiliada da Rede Globo em Goiás, revelando a abordagem do programa e o tipo de informação repassada à população sobre um grave problema social, a violência contra a mulher. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/433 10.25200/BJR.v8n2.2012.433 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/433 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v8n2.2012.433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/433/389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 8 No. 2: (Dezembro de 2012): Jornalismo Audiovisual: da Tradição aos Novos Paradigmas - Versão em Português/Espanhol; 154-172 Brazilian journalism research; v. 8 n. 2: (Dezembro de 2012): Jornalismo Audiovisual: da Tradição aos Novos Paradigmas - Versão em Português/Espanhol; 154-172 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1752122050740224000 |