Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frère, Marie-Soleil
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/744
Resumo: Este artigo se baseia em uma pesquisa conduzida em três países africanos (Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo), sobre a evolução recente da profissão de jornalista e sobre a maneira como ela é, hoje, percebida e representada por membros da audiência, entrevistados em cinco localidades da região. Após duas décadas, o jornalismo se transformou, por um lado, com a liberalização do setor de mídias e, por outro, com as guerras civis sangrentas que marcaram os três países. Surgiram novos formatos e novos papéis para as mídias, assim como novos referenciais profissionais (códigos deontológicos, instâncias de autorregulação, cursos de formação, associações profissionais), por vezes incentivados por doadores de fundos e ONGs internacionais. O artigo pretende mostrar que, por trás dessas mudanças, um novo “paradigma jornalístico” foi elaborado, fruto de dinâmicas internas da profissão e de imposições externas (do Estado e da evolução do mercado), mas também das novas exigências do público. Em um contexto político, econômico e de segurança instável, as mutações do paradigma jornalístico têm transformado o conteúdo midiático, bem como a percepção do público sobre o papel do jornalismo na sociedade e sobre o que os cidadãos podem dele esperar, em uma região na qual grande parte da democracia ainda está em construção.
id SBPJOR-1_6ed24683b42357c1ea084f7acc34f5da
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/744
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)paradigma jornalísticoRuandaBurundiRepública Democrática do Congoidentidade jornalísticaEste artigo se baseia em uma pesquisa conduzida em três países africanos (Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo), sobre a evolução recente da profissão de jornalista e sobre a maneira como ela é, hoje, percebida e representada por membros da audiência, entrevistados em cinco localidades da região. Após duas décadas, o jornalismo se transformou, por um lado, com a liberalização do setor de mídias e, por outro, com as guerras civis sangrentas que marcaram os três países. Surgiram novos formatos e novos papéis para as mídias, assim como novos referenciais profissionais (códigos deontológicos, instâncias de autorregulação, cursos de formação, associações profissionais), por vezes incentivados por doadores de fundos e ONGs internacionais. O artigo pretende mostrar que, por trás dessas mudanças, um novo “paradigma jornalístico” foi elaborado, fruto de dinâmicas internas da profissão e de imposições externas (do Estado e da evolução do mercado), mas também das novas exigências do público. Em um contexto político, econômico e de segurança instável, as mutações do paradigma jornalístico têm transformado o conteúdo midiático, bem como a percepção do público sobre o papel do jornalismo na sociedade e sobre o que os cidadãos podem dele esperar, em uma região na qual grande parte da democracia ainda está em construção.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2015-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/74410.25200/BJR.v10n2.2014.744Brazilian journalism research; Vol. 10 No. 2: (Dezembro de 2014): 10 Anos de Pesquisa em Jornalismo: Edição Comemorativa da BJR - Versão em Português/Espanhol; 146-171Brazilian journalism research; v. 10 n. 2: (Dezembro de 2014): 10 Anos de Pesquisa em Jornalismo: Edição Comemorativa da BJR - Versão em Português/Espanhol; 146-1711981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/744/566Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrère, Marie-Soleil2017-08-14T15:48:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/744Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:48:15Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
title Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
spellingShingle Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
Frère, Marie-Soleil
paradigma jornalístico
Ruanda
Burundi
República Democrática do Congo
identidade jornalística
title_short Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
title_full Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
title_fullStr Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
title_full_unstemmed Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
title_sort Identidade jornalística e percepções do público: paradigma e modelos em construção nos países dos Grandes Lagos (África)
author Frère, Marie-Soleil
author_facet Frère, Marie-Soleil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frère, Marie-Soleil
dc.subject.por.fl_str_mv paradigma jornalístico
Ruanda
Burundi
República Democrática do Congo
identidade jornalística
topic paradigma jornalístico
Ruanda
Burundi
República Democrática do Congo
identidade jornalística
description Este artigo se baseia em uma pesquisa conduzida em três países africanos (Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo), sobre a evolução recente da profissão de jornalista e sobre a maneira como ela é, hoje, percebida e representada por membros da audiência, entrevistados em cinco localidades da região. Após duas décadas, o jornalismo se transformou, por um lado, com a liberalização do setor de mídias e, por outro, com as guerras civis sangrentas que marcaram os três países. Surgiram novos formatos e novos papéis para as mídias, assim como novos referenciais profissionais (códigos deontológicos, instâncias de autorregulação, cursos de formação, associações profissionais), por vezes incentivados por doadores de fundos e ONGs internacionais. O artigo pretende mostrar que, por trás dessas mudanças, um novo “paradigma jornalístico” foi elaborado, fruto de dinâmicas internas da profissão e de imposições externas (do Estado e da evolução do mercado), mas também das novas exigências do público. Em um contexto político, econômico e de segurança instável, as mutações do paradigma jornalístico têm transformado o conteúdo midiático, bem como a percepção do público sobre o papel do jornalismo na sociedade e sobre o que os cidadãos podem dele esperar, em uma região na qual grande parte da democracia ainda está em construção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/744
10.25200/BJR.v10n2.2014.744
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/744
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v10n2.2014.744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/744/566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 10 No. 2: (Dezembro de 2014): 10 Anos de Pesquisa em Jornalismo: Edição Comemorativa da BJR - Versão em Português/Espanhol; 146-171
Brazilian journalism research; v. 10 n. 2: (Dezembro de 2014): 10 Anos de Pesquisa em Jornalismo: Edição Comemorativa da BJR - Versão em Português/Espanhol; 146-171
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304159314313216