O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobini, Maria Lucia de Paiva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/171
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da análise dos cadernos de economia de dois dos grandes jornais do país: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Após uma discussão sobre as principais características do jornalismo econômico, seu conceito, história, linguagem e a percepção econômica do termo mercado, os dados mostram que há uma simplificação do uso do termo, reduzindo-o ao mercado financeiro. O objetivo de atrair o leitor mais geral interfere na visão sobre a notícia econômica e o interesse do público especializado. A análise também mostra a percepção da ideologia do mercado financeiro, implícita no jornalismo econômico e que transforma o tratamento jornalístico.
id SBPJOR-1_9ec712eca4c47003632f677bdbdac32b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/171
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulojornalismo econômicomercadoanálise de conteúdoFolha de S. PauloO Estado de S. PauloEste artigo apresenta os resultados da análise dos cadernos de economia de dois dos grandes jornais do país: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Após uma discussão sobre as principais características do jornalismo econômico, seu conceito, história, linguagem e a percepção econômica do termo mercado, os dados mostram que há uma simplificação do uso do termo, reduzindo-o ao mercado financeiro. O objetivo de atrair o leitor mais geral interfere na visão sobre a notícia econômica e o interesse do público especializado. A análise também mostra a percepção da ideologia do mercado financeiro, implícita no jornalismo econômico e que transforma o tratamento jornalístico.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/17110.25200/BJR.v4n2.2008.171Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 190-209Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 190-2091981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/171/170Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacobini, Maria Lucia de Paiva2017-08-14T15:23:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/171Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:23:50Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
title O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
spellingShingle O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
Jacobini, Maria Lucia de Paiva
jornalismo econômico
mercado
análise de conteúdo
Folha de S. Paulo
O Estado de S. Paulo
title_short O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
title_full O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
title_fullStr O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
title_full_unstemmed O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
title_sort O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
author Jacobini, Maria Lucia de Paiva
author_facet Jacobini, Maria Lucia de Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobini, Maria Lucia de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo econômico
mercado
análise de conteúdo
Folha de S. Paulo
O Estado de S. Paulo
topic jornalismo econômico
mercado
análise de conteúdo
Folha de S. Paulo
O Estado de S. Paulo
description Este artigo apresenta os resultados da análise dos cadernos de economia de dois dos grandes jornais do país: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Após uma discussão sobre as principais características do jornalismo econômico, seu conceito, história, linguagem e a percepção econômica do termo mercado, os dados mostram que há uma simplificação do uso do termo, reduzindo-o ao mercado financeiro. O objetivo de atrair o leitor mais geral interfere na visão sobre a notícia econômica e o interesse do público especializado. A análise também mostra a percepção da ideologia do mercado financeiro, implícita no jornalismo econômico e que transforma o tratamento jornalístico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/171
10.25200/BJR.v4n2.2008.171
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/171
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v4n2.2008.171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/171/170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 190-209
Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 190-209
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304157808558080