Comércio formal e perfil de consumidores de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Itaqui - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ethur,L.Z
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jobim,J.C, Ritter,J.G, Oliveira,G, Trindade,B.S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de plantas medicinais (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722011000200001
Resumo: O presente trabalho visou realizar um diagnóstico sobre os consumidores de plantas medicinais e fitoterápicos, abordando também alguns aspectos relacionados à comercialização, no município de Itaqui-RS. A coleta de dados foi efetuada em duas etapas complementares, centrada nos consumidores e estabelecimentos de comercialização, mais especificamente farmácias. Primeiramente diagnosticou-se o perfil dos usuários de plantas medicinais, através de questionário semi-estruturado que foi aplicado a 183 pessoas abordadas em áreas de circulação de moradores de todos os bairros do município; na segunda etapa, avaliou-se a comercialização e visão do comércio formal nas oito farmácias do município. De acordo com os resultados das entrevistas para a construção do perfil dos usuários de plantas medicinais observou-se que 71% dos entrevistados ficaram na faixa etária de 21 a 60 anos e que a grande maioria apresenta renda mensal de até três salários mínimos; quanto ao uso de plantas na medicina popular, cerca de 82% afirmaram terem obtido eficiência e que em caso de problemas de saúde 47% procuram pelas plantas; quanto ao cultivo, 55% dos entrevistados às cultivam em suas residências. Na segunda etapa realizada em farmácias, observou-se que a compra de fitoterápicos e plantas medicinais era realizada praticamente por mulheres, das quais 75% adultas e 25% idosas. Os chás mais vendidos foram principalmente os emagrecedores e digestivos e o valor gasto com esse tipo de produto ficou na faixa de R$ 1,00 a R$ 3,00. Conclui-se que existe mercado para plantas medicinais e fitoterápicos e necessidade de maiores informações referentes à forma de cultivo, correta identificação botânica, informações ao consumidor, qualidade e eficácia dos produtos e seu uso
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