Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza,Carlos Eduardo Galvão
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Winter,Daniel Hugo, Seiscento,Márcia, Santos,Ubiratan de Paula, Terra Filho,Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008001100012
Resumo: A silicose, a mais prevalente das pneumoconioses, é provocada pela inalação de partículas de sílica cristalina. Indivíduos expostos à sílica, com ou sem silicose, apresentam risco aumentado de tuberculose e de micobacterioses não-tuberculosas. O risco de silicóticos desenvolverem tuberculose em relação a controles sadios varia de 2,8 a 39 vezes, em conformidade com a gravidade da doença de base. Têm sido estudados diferentes esquemas de quimioprofilaxia para tuberculose em silicóticos, todos com eficácia semelhante e com redução final de risco para cerca da metade em relação ao uso de placebo. São, no entanto, esquemas de longa duração, o que, acrescido dos possíveis efeitos colaterais (particularmente hepatotoxicidade), podem prejudicar a aderência. As diretrizes atuais recomendam a realização de prova tuberculínica e, se positiva, a instituição de quimioprofilaxia. São vários os esquemas possíveis, tanto em termos de drogas quanto de duração. Nossa recomendação é de que se use isoniazida na dose de 300 mg/dia (ou 10 mg/kg/dia) por seis meses para os indivíduos com silicose ou sadios com exposição superior a 10 anos, se forem reatores fortes à prova tuberculínica (induração > 10 mm). São necessários, no entanto, novos estudos para que indicações, drogas, doses e duração da profilaxia sejam definidas mais apropriadamente.
id SBPT-1_3fb656c5de162b1556b6bb5d445d4387
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132008001100012
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxiaSilicoseTuberculoseTécnicas de diagnóstico e procedimentosQuimioprevençãoA silicose, a mais prevalente das pneumoconioses, é provocada pela inalação de partículas de sílica cristalina. Indivíduos expostos à sílica, com ou sem silicose, apresentam risco aumentado de tuberculose e de micobacterioses não-tuberculosas. O risco de silicóticos desenvolverem tuberculose em relação a controles sadios varia de 2,8 a 39 vezes, em conformidade com a gravidade da doença de base. Têm sido estudados diferentes esquemas de quimioprofilaxia para tuberculose em silicóticos, todos com eficácia semelhante e com redução final de risco para cerca da metade em relação ao uso de placebo. São, no entanto, esquemas de longa duração, o que, acrescido dos possíveis efeitos colaterais (particularmente hepatotoxicidade), podem prejudicar a aderência. As diretrizes atuais recomendam a realização de prova tuberculínica e, se positiva, a instituição de quimioprofilaxia. São vários os esquemas possíveis, tanto em termos de drogas quanto de duração. Nossa recomendação é de que se use isoniazida na dose de 300 mg/dia (ou 10 mg/kg/dia) por seis meses para os indivíduos com silicose ou sadios com exposição superior a 10 anos, se forem reatores fortes à prova tuberculínica (induração > 10 mm). São necessários, no entanto, novos estudos para que indicações, drogas, doses e duração da profilaxia sejam definidas mais apropriadamente.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2008-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008001100012Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.11 2008reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132008001100012info:eu-repo/semantics/openAccessBarboza,Carlos Eduardo GalvãoWinter,Daniel HugoSeiscento,MárciaSantos,Ubiratan de PaulaTerra Filho,Máriopor2008-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132008001100012Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2008-12-15T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
title Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
spellingShingle Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
Barboza,Carlos Eduardo Galvão
Silicose
Tuberculose
Técnicas de diagnóstico e procedimentos
Quimioprevenção
title_short Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
title_full Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
title_fullStr Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
title_full_unstemmed Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
title_sort Tuberculose e silicose: epidemiologia, diagnóstico e quimioprofilaxia
author Barboza,Carlos Eduardo Galvão
author_facet Barboza,Carlos Eduardo Galvão
Winter,Daniel Hugo
Seiscento,Márcia
Santos,Ubiratan de Paula
Terra Filho,Mário
author_role author
author2 Winter,Daniel Hugo
Seiscento,Márcia
Santos,Ubiratan de Paula
Terra Filho,Mário
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza,Carlos Eduardo Galvão
Winter,Daniel Hugo
Seiscento,Márcia
Santos,Ubiratan de Paula
Terra Filho,Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Silicose
Tuberculose
Técnicas de diagnóstico e procedimentos
Quimioprevenção
topic Silicose
Tuberculose
Técnicas de diagnóstico e procedimentos
Quimioprevenção
description A silicose, a mais prevalente das pneumoconioses, é provocada pela inalação de partículas de sílica cristalina. Indivíduos expostos à sílica, com ou sem silicose, apresentam risco aumentado de tuberculose e de micobacterioses não-tuberculosas. O risco de silicóticos desenvolverem tuberculose em relação a controles sadios varia de 2,8 a 39 vezes, em conformidade com a gravidade da doença de base. Têm sido estudados diferentes esquemas de quimioprofilaxia para tuberculose em silicóticos, todos com eficácia semelhante e com redução final de risco para cerca da metade em relação ao uso de placebo. São, no entanto, esquemas de longa duração, o que, acrescido dos possíveis efeitos colaterais (particularmente hepatotoxicidade), podem prejudicar a aderência. As diretrizes atuais recomendam a realização de prova tuberculínica e, se positiva, a instituição de quimioprofilaxia. São vários os esquemas possíveis, tanto em termos de drogas quanto de duração. Nossa recomendação é de que se use isoniazida na dose de 300 mg/dia (ou 10 mg/kg/dia) por seis meses para os indivíduos com silicose ou sadios com exposição superior a 10 anos, se forem reatores fortes à prova tuberculínica (induração > 10 mm). São necessários, no entanto, novos estudos para que indicações, drogas, doses e duração da profilaxia sejam definidas mais apropriadamente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008001100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008001100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132008001100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.11 2008
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318343321026560