Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada

Bibliographic Details
Main Author: D'Aquino,Luiz Carlos
Publication Date: 2010
Other Authors: Rodrigues,Sílvia Carla Sousa, Barros,João Adriano de, Rubin,Adalberto Sperb, Rosário Filho,Nelson Augusto, Pereira,Carlos Alberto de Castro
Format: Article
Language: por
Source: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000400011
Summary: OBJETIVO: Utilizar os dados clínicos e espirométricos para distinguir entre os padrões restritivo e inespecífico dos resultados dos testes de função pulmonar em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada. MÉTODOS: Foram avaliados resultados de testes de função pulmonar de 211 pacientes adultos submetidos à espirometria e a medidas de volumes pulmonares. O diagnóstico clínico na solicitação do exame e diversos dados funcionais foram utilizados para diferenciar pacientes com o padrão restritivo "verdadeiro" (CPT reduzida) daqueles com o padrão inespecífico (CPT normal). RESULTADOS: Na amostra estudada, a CPT estava reduzida em 144 casos e estava dentro da faixa normal em 67. As causas mais comuns do padrão inespecífico foram doenças pulmonares obstrutivas, insuficiência cardíaca congestiva, obesidade, bronquiolite, doenças intersticiais e doenças neuromusculares. Em pacientes com hipótese diagnóstica de fibrose pulmonar, doenças pleurais ou doenças da parede torácica, o valor preditivo positivo (VPP) para restrição foi &gt; 90%. Em homens, a CVF < 60% do previsto teve um VPP para restrição de 98,8%. Em mulheres, o padrão restritivo foi encontrado em 84,4% daquelas com CVF < 50% do previsto. Uma diferença entre VEF1% e CVF% &gt; 0% teve um VPP para restrição de 89,5%. Após regressão logística, uma escala de pontos foi desenvolvida para predizer o padrão restritivo. CONCLUSÕES: O padrão restritivo pode ser identificado com segurança em diversos casos com VEF1 e CVF reduzidos e relação VEF1/CVF normal usando-se um algoritmo que leva em conta o diagnóstico clínico e alguns achados espirométricos.
id SBPT-1_849d9b9f192c16f8486edd1f965d9641
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132010000400011
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevadaEspirometriaResistência das vias respiratóriasTestes de função respiratóriaCapacidade vitalOBJETIVO: Utilizar os dados clínicos e espirométricos para distinguir entre os padrões restritivo e inespecífico dos resultados dos testes de função pulmonar em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada. MÉTODOS: Foram avaliados resultados de testes de função pulmonar de 211 pacientes adultos submetidos à espirometria e a medidas de volumes pulmonares. O diagnóstico clínico na solicitação do exame e diversos dados funcionais foram utilizados para diferenciar pacientes com o padrão restritivo "verdadeiro" (CPT reduzida) daqueles com o padrão inespecífico (CPT normal). RESULTADOS: Na amostra estudada, a CPT estava reduzida em 144 casos e estava dentro da faixa normal em 67. As causas mais comuns do padrão inespecífico foram doenças pulmonares obstrutivas, insuficiência cardíaca congestiva, obesidade, bronquiolite, doenças intersticiais e doenças neuromusculares. Em pacientes com hipótese diagnóstica de fibrose pulmonar, doenças pleurais ou doenças da parede torácica, o valor preditivo positivo (VPP) para restrição foi &gt; 90%. Em homens, a CVF < 60% do previsto teve um VPP para restrição de 98,8%. Em mulheres, o padrão restritivo foi encontrado em 84,4% daquelas com CVF < 50% do previsto. Uma diferença entre VEF1% e CVF% &gt; 0% teve um VPP para restrição de 89,5%. Após regressão logística, uma escala de pontos foi desenvolvida para predizer o padrão restritivo. CONCLUSÕES: O padrão restritivo pode ser identificado com segurança em diversos casos com VEF1 e CVF reduzidos e relação VEF1/CVF normal usando-se um algoritmo que leva em conta o diagnóstico clínico e alguns achados espirométricos.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000400011Jornal Brasileiro de Pneumologia v.36 n.4 2010reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132010000400011info:eu-repo/semantics/openAccessD'Aquino,Luiz CarlosRodrigues,Sílvia Carla SousaBarros,João Adriano deRubin,Adalberto SperbRosário Filho,Nelson AugustoPereira,Carlos Alberto de Castropor2010-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132010000400011Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2010-09-01T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
title Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
spellingShingle Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
D'Aquino,Luiz Carlos
Espirometria
Resistência das vias respiratórias
Testes de função respiratória
Capacidade vital
title_short Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
title_full Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
title_fullStr Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
title_full_unstemmed Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
title_sort Predizendo redução da CPT em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada
author D'Aquino,Luiz Carlos
author_facet D'Aquino,Luiz Carlos
Rodrigues,Sílvia Carla Sousa
Barros,João Adriano de
Rubin,Adalberto Sperb
Rosário Filho,Nelson Augusto
Pereira,Carlos Alberto de Castro
author_role author
author2 Rodrigues,Sílvia Carla Sousa
Barros,João Adriano de
Rubin,Adalberto Sperb
Rosário Filho,Nelson Augusto
Pereira,Carlos Alberto de Castro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Aquino,Luiz Carlos
Rodrigues,Sílvia Carla Sousa
Barros,João Adriano de
Rubin,Adalberto Sperb
Rosário Filho,Nelson Augusto
Pereira,Carlos Alberto de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Espirometria
Resistência das vias respiratórias
Testes de função respiratória
Capacidade vital
topic Espirometria
Resistência das vias respiratórias
Testes de função respiratória
Capacidade vital
description OBJETIVO: Utilizar os dados clínicos e espirométricos para distinguir entre os padrões restritivo e inespecífico dos resultados dos testes de função pulmonar em pacientes com CVF reduzida e relação VEF1/CVF normal ou elevada. MÉTODOS: Foram avaliados resultados de testes de função pulmonar de 211 pacientes adultos submetidos à espirometria e a medidas de volumes pulmonares. O diagnóstico clínico na solicitação do exame e diversos dados funcionais foram utilizados para diferenciar pacientes com o padrão restritivo "verdadeiro" (CPT reduzida) daqueles com o padrão inespecífico (CPT normal). RESULTADOS: Na amostra estudada, a CPT estava reduzida em 144 casos e estava dentro da faixa normal em 67. As causas mais comuns do padrão inespecífico foram doenças pulmonares obstrutivas, insuficiência cardíaca congestiva, obesidade, bronquiolite, doenças intersticiais e doenças neuromusculares. Em pacientes com hipótese diagnóstica de fibrose pulmonar, doenças pleurais ou doenças da parede torácica, o valor preditivo positivo (VPP) para restrição foi &gt; 90%. Em homens, a CVF < 60% do previsto teve um VPP para restrição de 98,8%. Em mulheres, o padrão restritivo foi encontrado em 84,4% daquelas com CVF < 50% do previsto. Uma diferença entre VEF1% e CVF% &gt; 0% teve um VPP para restrição de 89,5%. Após regressão logística, uma escala de pontos foi desenvolvida para predizer o padrão restritivo. CONCLUSÕES: O padrão restritivo pode ser identificado com segurança em diversos casos com VEF1 e CVF reduzidos e relação VEF1/CVF normal usando-se um algoritmo que leva em conta o diagnóstico clínico e alguns achados espirométricos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132010000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.36 n.4 2010
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318344508014592