Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Berenice das Dores
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cavalini,Luciana Tricai, Valente,Joaquim Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000300013
Resumo: OBJETIVO: Descrever o monitoramento epidemiológico da exposição à tuberculose realizado em ambiente hospitalar e analisar o perfil da doença em um hospital geral universitário. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo dos casos diagnosticados de tuberculose no período entre 2000 e 2006, com a determinação de indicadores de morbidade e mortalidade, que foram comparados a população geral de pacientes atendidos no hospital e com o total de funcionários do hospital que desenvolveram tuberculose ativa. RESULTADOS: Foram atendidos 763 pacientes com tuberculose ativa (média, 109 pacientes/ano), sendo 481 (63,1%) do sexo masculino. A faixa etária mais atingida foi a de 30 a 59 anos. As formas clínicas pulmonares e extrapulmonares exclusivas foram predominantes. Entretanto, entre os pacientes internados, as formas pulmonares associadas às extrapulmonares e as formas pulmonares não bacilíferas exclusivas foram mais frequentes. A presença de comorbidades foi mais prevalente entre os pacientes internados e entre os que evoluíram para óbito. Apenas 52,8% dos casos atendidos no hospital foram notificados. Os indicadores hospitalares gerais demonstraram maior tempo de internação hospitalar e mortalidade entre os pacientes com tuberculose. CONCLUSÕES: A incidência e prevalência indicam um alto risco de exposição à tuberculose no hospital no período estudado. Os indicadores propostos apresentam um potencial de padronização dos procedimentos de monitoramento da tuberculose hospitalar, e o perfil epidemiológico aqui descrito poderá contribuir para um melhor entendimento da situação da doença no país.
id SBPT-1_8d911a0606414d975dd88ab3114e3784
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132010000300013
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitárioTuberculose/epidemiologiaInfecção hospitalar/prevençãoInfecção hospitalar/controleVigilância epidemiológica/estatísticaVigilância epidemiológica/dados numéricosControle de riscoOBJETIVO: Descrever o monitoramento epidemiológico da exposição à tuberculose realizado em ambiente hospitalar e analisar o perfil da doença em um hospital geral universitário. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo dos casos diagnosticados de tuberculose no período entre 2000 e 2006, com a determinação de indicadores de morbidade e mortalidade, que foram comparados a população geral de pacientes atendidos no hospital e com o total de funcionários do hospital que desenvolveram tuberculose ativa. RESULTADOS: Foram atendidos 763 pacientes com tuberculose ativa (média, 109 pacientes/ano), sendo 481 (63,1%) do sexo masculino. A faixa etária mais atingida foi a de 30 a 59 anos. As formas clínicas pulmonares e extrapulmonares exclusivas foram predominantes. Entretanto, entre os pacientes internados, as formas pulmonares associadas às extrapulmonares e as formas pulmonares não bacilíferas exclusivas foram mais frequentes. A presença de comorbidades foi mais prevalente entre os pacientes internados e entre os que evoluíram para óbito. Apenas 52,8% dos casos atendidos no hospital foram notificados. Os indicadores hospitalares gerais demonstraram maior tempo de internação hospitalar e mortalidade entre os pacientes com tuberculose. CONCLUSÕES: A incidência e prevalência indicam um alto risco de exposição à tuberculose no hospital no período estudado. Os indicadores propostos apresentam um potencial de padronização dos procedimentos de monitoramento da tuberculose hospitalar, e o perfil epidemiológico aqui descrito poderá contribuir para um melhor entendimento da situação da doença no país.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000300013Jornal Brasileiro de Pneumologia v.36 n.3 2010reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132010000300013info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Berenice das DoresCavalini,Luciana TricaiValente,Joaquim Gonçalvespor2010-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132010000300013Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2010-06-30T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
title Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
spellingShingle Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
Gonçalves,Berenice das Dores
Tuberculose/epidemiologia
Infecção hospitalar/prevenção
Infecção hospitalar/controle
Vigilância epidemiológica/estatística
Vigilância epidemiológica/dados numéricos
Controle de risco
title_short Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
title_full Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
title_fullStr Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
title_full_unstemmed Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
title_sort Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário
author Gonçalves,Berenice das Dores
author_facet Gonçalves,Berenice das Dores
Cavalini,Luciana Tricai
Valente,Joaquim Gonçalves
author_role author
author2 Cavalini,Luciana Tricai
Valente,Joaquim Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Berenice das Dores
Cavalini,Luciana Tricai
Valente,Joaquim Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose/epidemiologia
Infecção hospitalar/prevenção
Infecção hospitalar/controle
Vigilância epidemiológica/estatística
Vigilância epidemiológica/dados numéricos
Controle de risco
topic Tuberculose/epidemiologia
Infecção hospitalar/prevenção
Infecção hospitalar/controle
Vigilância epidemiológica/estatística
Vigilância epidemiológica/dados numéricos
Controle de risco
description OBJETIVO: Descrever o monitoramento epidemiológico da exposição à tuberculose realizado em ambiente hospitalar e analisar o perfil da doença em um hospital geral universitário. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo dos casos diagnosticados de tuberculose no período entre 2000 e 2006, com a determinação de indicadores de morbidade e mortalidade, que foram comparados a população geral de pacientes atendidos no hospital e com o total de funcionários do hospital que desenvolveram tuberculose ativa. RESULTADOS: Foram atendidos 763 pacientes com tuberculose ativa (média, 109 pacientes/ano), sendo 481 (63,1%) do sexo masculino. A faixa etária mais atingida foi a de 30 a 59 anos. As formas clínicas pulmonares e extrapulmonares exclusivas foram predominantes. Entretanto, entre os pacientes internados, as formas pulmonares associadas às extrapulmonares e as formas pulmonares não bacilíferas exclusivas foram mais frequentes. A presença de comorbidades foi mais prevalente entre os pacientes internados e entre os que evoluíram para óbito. Apenas 52,8% dos casos atendidos no hospital foram notificados. Os indicadores hospitalares gerais demonstraram maior tempo de internação hospitalar e mortalidade entre os pacientes com tuberculose. CONCLUSÕES: A incidência e prevalência indicam um alto risco de exposição à tuberculose no hospital no período estudado. Os indicadores propostos apresentam um potencial de padronização dos procedimentos de monitoramento da tuberculose hospitalar, e o perfil epidemiológico aqui descrito poderá contribuir para um melhor entendimento da situação da doença no país.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132010000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.36 n.3 2010
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318344217559040