Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Lucia Maria Macedo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sulmonett,Nara, Ferreira,Cid Sergio, Henriques,Juliana Fulgêncio, Miranda,Silvana Spíndola de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000100010
Resumo: OBJETIVO: Descrever os dados de função pulmonar de pacientes com seqüela de tuberculose pulmonar, pleural e pleuropulmonar. MÉTODOS: Em um ambulatório de tuberculose de um hospital universitário, de 218 pacientes atendidos, 56 tinham seqüela de tuberculose pulmonar, pleural e pleuropulmonar, e 162 tiveram outros tipos de tuberculose. No laboratório de função pulmonar, 43 foram elegíveis para o estudo, de fevereiro de 2000 a julho de 2004. Foram excluídos os pacientes com doenças prévias, como: asma; doença pulmonar obstrutiva crônica; insuficiência cardíaca; doenças do colágeno; silicose; cirurgia torácica prévia; e espirometria inaceitável ou não realizada. Os campos pulmonares foram divididos em seis zonas e os radiogramas classificados em: grau I, com mínimo envolvimento em somente uma zona sem cavitação; grau II, com envolvimento de duas ou três zonas ou uma zona com cavitação; grau III, com envolvimento grave em mais de três zonas com ou sem cavitação. RESULTADOS: Cinqüenta pacientes foram incluídos no estudo e 44 deles tiveram tuberculose pulmonar (88%). O distúrbio ventilatório combinado foi o mais prevalente, 17/50 (34%). Os distúrbios acentuados foram mais significativos no grau III (p = 0,0002). A função pulmonar normal predominou nos graus I e II (p = 0,002). CONCLUSÃO: A descoberta e o tratamento precoce dos casos de tuberculose pulmonar contribuem para a diminuição dos casos da doença e de suas seqüelas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Os autores sugerem uma análise logitudinal e seqüencial (protocolo), com maior número de pacientes com seqüelas de tuberculose nos serviços de referência no Brasil.
id SBPT-1_a103d66f19f1dc1f9265adac850816f0
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132006000100010
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitárioTuberculose pulmonar/diagnósticoTuberculose pleural/diagnósticoTestes de função respiratóriaEspirometriaPneumopatias/radiogramaOBJETIVO: Descrever os dados de função pulmonar de pacientes com seqüela de tuberculose pulmonar, pleural e pleuropulmonar. MÉTODOS: Em um ambulatório de tuberculose de um hospital universitário, de 218 pacientes atendidos, 56 tinham seqüela de tuberculose pulmonar, pleural e pleuropulmonar, e 162 tiveram outros tipos de tuberculose. No laboratório de função pulmonar, 43 foram elegíveis para o estudo, de fevereiro de 2000 a julho de 2004. Foram excluídos os pacientes com doenças prévias, como: asma; doença pulmonar obstrutiva crônica; insuficiência cardíaca; doenças do colágeno; silicose; cirurgia torácica prévia; e espirometria inaceitável ou não realizada. Os campos pulmonares foram divididos em seis zonas e os radiogramas classificados em: grau I, com mínimo envolvimento em somente uma zona sem cavitação; grau II, com envolvimento de duas ou três zonas ou uma zona com cavitação; grau III, com envolvimento grave em mais de três zonas com ou sem cavitação. RESULTADOS: Cinqüenta pacientes foram incluídos no estudo e 44 deles tiveram tuberculose pulmonar (88%). O distúrbio ventilatório combinado foi o mais prevalente, 17/50 (34%). Os distúrbios acentuados foram mais significativos no grau III (p = 0,0002). A função pulmonar normal predominou nos graus I e II (p = 0,002). CONCLUSÃO: A descoberta e o tratamento precoce dos casos de tuberculose pulmonar contribuem para a diminuição dos casos da doença e de suas seqüelas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Os autores sugerem uma análise logitudinal e seqüencial (protocolo), com maior número de pacientes com seqüelas de tuberculose nos serviços de referência no Brasil.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2006-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000100010Jornal Brasileiro de Pneumologia v.32 n.1 2006reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132006000100010info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Lucia Maria MacedoSulmonett,NaraFerreira,Cid SergioHenriques,Juliana FulgêncioMiranda,Silvana Spíndola depor2006-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132006000100010Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2006-05-09T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
title Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
spellingShingle Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
Ramos,Lucia Maria Macedo
Tuberculose pulmonar/diagnóstico
Tuberculose pleural/diagnóstico
Testes de função respiratória
Espirometria
Pneumopatias/radiograma
title_short Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
title_full Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
title_fullStr Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
title_full_unstemmed Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
title_sort Perfil funcional de pacientes portadores de seqüela de tuberculose de um hospital universitário
author Ramos,Lucia Maria Macedo
author_facet Ramos,Lucia Maria Macedo
Sulmonett,Nara
Ferreira,Cid Sergio
Henriques,Juliana Fulgêncio
Miranda,Silvana Spíndola de
author_role author
author2 Sulmonett,Nara
Ferreira,Cid Sergio
Henriques,Juliana Fulgêncio
Miranda,Silvana Spíndola de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Lucia Maria Macedo
Sulmonett,Nara
Ferreira,Cid Sergio
Henriques,Juliana Fulgêncio
Miranda,Silvana Spíndola de
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose pulmonar/diagnóstico
Tuberculose pleural/diagnóstico
Testes de função respiratória
Espirometria
Pneumopatias/radiograma
topic Tuberculose pulmonar/diagnóstico
Tuberculose pleural/diagnóstico
Testes de função respiratória
Espirometria
Pneumopatias/radiograma
description OBJETIVO: Descrever os dados de função pulmonar de pacientes com seqüela de tuberculose pulmonar, pleural e pleuropulmonar. MÉTODOS: Em um ambulatório de tuberculose de um hospital universitário, de 218 pacientes atendidos, 56 tinham seqüela de tuberculose pulmonar, pleural e pleuropulmonar, e 162 tiveram outros tipos de tuberculose. No laboratório de função pulmonar, 43 foram elegíveis para o estudo, de fevereiro de 2000 a julho de 2004. Foram excluídos os pacientes com doenças prévias, como: asma; doença pulmonar obstrutiva crônica; insuficiência cardíaca; doenças do colágeno; silicose; cirurgia torácica prévia; e espirometria inaceitável ou não realizada. Os campos pulmonares foram divididos em seis zonas e os radiogramas classificados em: grau I, com mínimo envolvimento em somente uma zona sem cavitação; grau II, com envolvimento de duas ou três zonas ou uma zona com cavitação; grau III, com envolvimento grave em mais de três zonas com ou sem cavitação. RESULTADOS: Cinqüenta pacientes foram incluídos no estudo e 44 deles tiveram tuberculose pulmonar (88%). O distúrbio ventilatório combinado foi o mais prevalente, 17/50 (34%). Os distúrbios acentuados foram mais significativos no grau III (p = 0,0002). A função pulmonar normal predominou nos graus I e II (p = 0,002). CONCLUSÃO: A descoberta e o tratamento precoce dos casos de tuberculose pulmonar contribuem para a diminuição dos casos da doença e de suas seqüelas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Os autores sugerem uma análise logitudinal e seqüencial (protocolo), com maior número de pacientes com seqüelas de tuberculose nos serviços de referência no Brasil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132006000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.32 n.1 2006
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318341726142464