Acampamento educacional para crianças asmáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Maria do Rosario da Silva Ramos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira,Maria Alenita, Santoro,Ilka Lopes, Juliano,Yara, Pinto,José Rosado, Fernandes,Ana Luisa Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400002
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o impacto de um programa de acampamento educacional para crianças asmáticas, com duração de cinco dias, em termos da melhora do nível de conhecimento sobre a asma e da melhora da destreza no uso de medicação inalatória e na execução de exercícios físicos. MÉTODOS: Diariamente, as crianças recebiam 20 min de educação interativa, a técnica do uso do inalador dosimetrado era revista, realizavam-se duas medidas de pico de fluxo, e as crianças realizavam atividades físicas que incluíam exercícios respiratórios e de relaxamento. Um questionário que avaliava o conhecimento das crianças sobre a asma, os desencadeadores da crise, a medicação, os conceitos errôneos e o uso de espaçadores foi aplicado antes e após a intervenção. O uso correto da medicação inalatória e os sintomas relacionados às atividades físicas também foram avaliados antes e após a intervenção. RESULTADOS: Um total de 37 crianças asmáticas, 15 meninas e 22 meninos (idade de 8 a 10 anos), foi avaliado. Desse total, 25% apresentaram melhora do nível de conhecimento específico sobre a asma, a qual foi demonstrada pelo maior número de acertos em três das doze questões analisadas (p < 0,05). Os escores de dispnéia relacionada à atividade física diminuíram significativamente após a intervenção (p < 0,05). A habilidade para usar corretamente a medicação inalatória foi significativamente maior após a intervenção (p < 0,05). CONCLUSÕES: O programa de acampamento educacional pode aumentar o conhecimento sobre questões específicas, encorajar a participação em atividades físicas e melhorar a habilidade das crianças no manejo da asma.
id SBPT-1_b0bc4976569cf5b60a58b26da0697c05
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132008000400002
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Acampamento educacional para crianças asmáticasAsmaAsma/prevenção &amp; controleModelos educacionaisCriançaOBJETIVO: Avaliar o impacto de um programa de acampamento educacional para crianças asmáticas, com duração de cinco dias, em termos da melhora do nível de conhecimento sobre a asma e da melhora da destreza no uso de medicação inalatória e na execução de exercícios físicos. MÉTODOS: Diariamente, as crianças recebiam 20 min de educação interativa, a técnica do uso do inalador dosimetrado era revista, realizavam-se duas medidas de pico de fluxo, e as crianças realizavam atividades físicas que incluíam exercícios respiratórios e de relaxamento. Um questionário que avaliava o conhecimento das crianças sobre a asma, os desencadeadores da crise, a medicação, os conceitos errôneos e o uso de espaçadores foi aplicado antes e após a intervenção. O uso correto da medicação inalatória e os sintomas relacionados às atividades físicas também foram avaliados antes e após a intervenção. RESULTADOS: Um total de 37 crianças asmáticas, 15 meninas e 22 meninos (idade de 8 a 10 anos), foi avaliado. Desse total, 25% apresentaram melhora do nível de conhecimento específico sobre a asma, a qual foi demonstrada pelo maior número de acertos em três das doze questões analisadas (p < 0,05). Os escores de dispnéia relacionada à atividade física diminuíram significativamente após a intervenção (p < 0,05). A habilidade para usar corretamente a medicação inalatória foi significativamente maior após a intervenção (p < 0,05). CONCLUSÕES: O programa de acampamento educacional pode aumentar o conhecimento sobre questões específicas, encorajar a participação em atividades físicas e melhorar a habilidade das crianças no manejo da asma.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400002Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.4 2008reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132008000400002info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Maria do Rosario da Silva RamosOliveira,Maria AlenitaSantoro,Ilka LopesJuliano,YaraPinto,José RosadoFernandes,Ana Luisa Godoypor2008-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132008000400002Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2008-04-17T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Acampamento educacional para crianças asmáticas
title Acampamento educacional para crianças asmáticas
spellingShingle Acampamento educacional para crianças asmáticas
Costa,Maria do Rosario da Silva Ramos
Asma
Asma/prevenção &amp; controle
Modelos educacionais
Criança
title_short Acampamento educacional para crianças asmáticas
title_full Acampamento educacional para crianças asmáticas
title_fullStr Acampamento educacional para crianças asmáticas
title_full_unstemmed Acampamento educacional para crianças asmáticas
title_sort Acampamento educacional para crianças asmáticas
author Costa,Maria do Rosario da Silva Ramos
author_facet Costa,Maria do Rosario da Silva Ramos
Oliveira,Maria Alenita
Santoro,Ilka Lopes
Juliano,Yara
Pinto,José Rosado
Fernandes,Ana Luisa Godoy
author_role author
author2 Oliveira,Maria Alenita
Santoro,Ilka Lopes
Juliano,Yara
Pinto,José Rosado
Fernandes,Ana Luisa Godoy
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Maria do Rosario da Silva Ramos
Oliveira,Maria Alenita
Santoro,Ilka Lopes
Juliano,Yara
Pinto,José Rosado
Fernandes,Ana Luisa Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Asma
Asma/prevenção &amp; controle
Modelos educacionais
Criança
topic Asma
Asma/prevenção &amp; controle
Modelos educacionais
Criança
description OBJETIVO: Avaliar o impacto de um programa de acampamento educacional para crianças asmáticas, com duração de cinco dias, em termos da melhora do nível de conhecimento sobre a asma e da melhora da destreza no uso de medicação inalatória e na execução de exercícios físicos. MÉTODOS: Diariamente, as crianças recebiam 20 min de educação interativa, a técnica do uso do inalador dosimetrado era revista, realizavam-se duas medidas de pico de fluxo, e as crianças realizavam atividades físicas que incluíam exercícios respiratórios e de relaxamento. Um questionário que avaliava o conhecimento das crianças sobre a asma, os desencadeadores da crise, a medicação, os conceitos errôneos e o uso de espaçadores foi aplicado antes e após a intervenção. O uso correto da medicação inalatória e os sintomas relacionados às atividades físicas também foram avaliados antes e após a intervenção. RESULTADOS: Um total de 37 crianças asmáticas, 15 meninas e 22 meninos (idade de 8 a 10 anos), foi avaliado. Desse total, 25% apresentaram melhora do nível de conhecimento específico sobre a asma, a qual foi demonstrada pelo maior número de acertos em três das doze questões analisadas (p < 0,05). Os escores de dispnéia relacionada à atividade física diminuíram significativamente após a intervenção (p < 0,05). A habilidade para usar corretamente a medicação inalatória foi significativamente maior após a intervenção (p < 0,05). CONCLUSÕES: O programa de acampamento educacional pode aumentar o conhecimento sobre questões específicas, encorajar a participação em atividades físicas e melhorar a habilidade das crianças no manejo da asma.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132008000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.4 2008
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318342884818944