Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perfeito,João Aléssio Juliano
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Forte,Vicente, Giudici,Roseli, Succi,José Ernesto, Lee,Jae Min, Sigulem,Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000700002
Resumo: OBJETIVO: Desenvolver um programa educacional de computador sobre drenagem pleural voltado a profissionais de saúde, com recursos de multimídia, e avaliar sua eficácia com alunos. MÉTODOS: Foi planejado o desenvolvimento do programa e a avaliação foi realizada com 35 alunos do curso de medicina divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo 1, composto por 18 alunos, estudou com o programa e o grupo 2, com 17 alunos, recebeu uma aula teórica tradicional, com professor experiente. Os alunos do grupo 1 foram submetidos a duas avaliações subjetivas por questionários, e os alunos de ambos os grupos foram submetidos a uma prova teórica objetiva com testes de múltipla escolha e questões descritivas. Os resultados da prova teórica foram comparados por meio do teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: A avaliação subjetiva quanto aos aspectos de informática e conteúdo mostrou resultados entre ótimo, muito bom e bom. O programa foi considerado totalmente didático por 16 alunos (88,9%) e 17 alunos (94,4%) responderam que pode vir a substituir parcialmente as aulas tradicionais. Não houve diferença significante entre os dois grupos nos testes de múltipla escolha, mas houve diferença significante nas questões descritivas (p < 0,001). O grupo 1 obteve notas maiores que as do grupo 2. CONCLUSÕES: O desenvolvimento do programa de computador para ensino de drenagem pleural na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina mostrou-se factível. A avaliação subjetiva deste novo método de ensino mostrou-se altamente satisfatória e a avaliação objetiva mostrou que o programa foi tão eficaz quanto o ensino tradicional.
id SBPT-1_c6540f3c30547f38ab799168c7e285e1
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132008000700002
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleuralEnsinoCirurgia torácicaMultimídiaDrenagemDoenças pleuraisOBJETIVO: Desenvolver um programa educacional de computador sobre drenagem pleural voltado a profissionais de saúde, com recursos de multimídia, e avaliar sua eficácia com alunos. MÉTODOS: Foi planejado o desenvolvimento do programa e a avaliação foi realizada com 35 alunos do curso de medicina divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo 1, composto por 18 alunos, estudou com o programa e o grupo 2, com 17 alunos, recebeu uma aula teórica tradicional, com professor experiente. Os alunos do grupo 1 foram submetidos a duas avaliações subjetivas por questionários, e os alunos de ambos os grupos foram submetidos a uma prova teórica objetiva com testes de múltipla escolha e questões descritivas. Os resultados da prova teórica foram comparados por meio do teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: A avaliação subjetiva quanto aos aspectos de informática e conteúdo mostrou resultados entre ótimo, muito bom e bom. O programa foi considerado totalmente didático por 16 alunos (88,9%) e 17 alunos (94,4%) responderam que pode vir a substituir parcialmente as aulas tradicionais. Não houve diferença significante entre os dois grupos nos testes de múltipla escolha, mas houve diferença significante nas questões descritivas (p < 0,001). O grupo 1 obteve notas maiores que as do grupo 2. CONCLUSÕES: O desenvolvimento do programa de computador para ensino de drenagem pleural na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina mostrou-se factível. A avaliação subjetiva deste novo método de ensino mostrou-se altamente satisfatória e a avaliação objetiva mostrou que o programa foi tão eficaz quanto o ensino tradicional.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000700002Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.7 2008reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132008000700002info:eu-repo/semantics/openAccessPerfeito,João Aléssio JulianoForte,VicenteGiudici,RoseliSucci,José ErnestoLee,Jae MinSigulem,Danielpor2008-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132008000700002Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2008-08-01T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
title Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
Perfeito,João Aléssio Juliano
Ensino
Cirurgia torácica
Multimídia
Drenagem
Doenças pleurais
title_short Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
title_full Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
title_sort Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural
author Perfeito,João Aléssio Juliano
author_facet Perfeito,João Aléssio Juliano
Forte,Vicente
Giudici,Roseli
Succi,José Ernesto
Lee,Jae Min
Sigulem,Daniel
author_role author
author2 Forte,Vicente
Giudici,Roseli
Succi,José Ernesto
Lee,Jae Min
Sigulem,Daniel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perfeito,João Aléssio Juliano
Forte,Vicente
Giudici,Roseli
Succi,José Ernesto
Lee,Jae Min
Sigulem,Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Cirurgia torácica
Multimídia
Drenagem
Doenças pleurais
topic Ensino
Cirurgia torácica
Multimídia
Drenagem
Doenças pleurais
description OBJETIVO: Desenvolver um programa educacional de computador sobre drenagem pleural voltado a profissionais de saúde, com recursos de multimídia, e avaliar sua eficácia com alunos. MÉTODOS: Foi planejado o desenvolvimento do programa e a avaliação foi realizada com 35 alunos do curso de medicina divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo 1, composto por 18 alunos, estudou com o programa e o grupo 2, com 17 alunos, recebeu uma aula teórica tradicional, com professor experiente. Os alunos do grupo 1 foram submetidos a duas avaliações subjetivas por questionários, e os alunos de ambos os grupos foram submetidos a uma prova teórica objetiva com testes de múltipla escolha e questões descritivas. Os resultados da prova teórica foram comparados por meio do teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: A avaliação subjetiva quanto aos aspectos de informática e conteúdo mostrou resultados entre ótimo, muito bom e bom. O programa foi considerado totalmente didático por 16 alunos (88,9%) e 17 alunos (94,4%) responderam que pode vir a substituir parcialmente as aulas tradicionais. Não houve diferença significante entre os dois grupos nos testes de múltipla escolha, mas houve diferença significante nas questões descritivas (p < 0,001). O grupo 1 obteve notas maiores que as do grupo 2. CONCLUSÕES: O desenvolvimento do programa de computador para ensino de drenagem pleural na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina mostrou-se factível. A avaliação subjetiva deste novo método de ensino mostrou-se altamente satisfatória e a avaliação objetiva mostrou que o programa foi tão eficaz quanto o ensino tradicional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000700002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000700002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132008000700002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.7 2008
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318343205683200