Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishikawa,Camila Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ab'Saber,Alexandre Muxfeldt, Parra,Edwin Roger, Lin,Chin Jia, Barbas,Carmen Silvia Valente, Capelozzi,Vera Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000600004
Resumo: OBJETIVO: Determinar a utilidade, na prática rotineira, da análise da clonalidade dos linfócitos T e B nos tecidos pulmonares por reação em cadeia da polimerase no diagnóstico das doenças linfoproliferativas pulmonares. MÉTODOS: Avaliaram-se, mediante análise imunohistoquímica e rearranjo molecular dos genes, 8 casos de pneumonia intersticial linfocítica (PIL) e 7 casos de doenças linfoproliferativas pulmonares. RESULTADOS: Todos os 8 casos de PIL expressaram imunocoloração moderada a forte para CD3, em contraste com apenas 2 casos de linfoma e 1 caso de pseudolinfoma. Rearranjo gênico foi detectado em 4 de 8 casos de PIL, o que mudou o diagnóstico de PIL para linfoma, indicando, assim, a importância da detecção de rearranjo gênico em casos de PIL. Nesta situação, rearranjo gênico usando-se os pares de primers VH/JH e Vgama11/Jgama12 foi detectado em 3 e 1 casos de PIL, respectivamente, e não foram detectadas anormalidades gênicas usando-se as pares Dbeta1/Jbeta2 e Vgama101/Jgama12. Uma associação positiva foi detectada entre a intensidade de imunoexpressão CD20 e CD68 e rearranjo gênico usando-se o par de primers VH/JH. Antes do rearranjo gênico, 4 pacientes com PIL morreram rapidamente, enquanto que, após o rearranjo gênico, apenas 1 paciente com PIL morreu. CONCLUSÕES: A detecção de células B e T monoclonais por imunofenotipagem e reação em cadeia da polimerase mostrou impacto no diagnóstico de linfomas pulmonares em pacientes previamente diagnosticados com PIL. Portanto, imunofenotipagem e reação em cadeia da polimerase devem ser incluídas como métodos de 'padrão ouro' na rotina diagnóstica.
id SBPT-1_c8a2c72e9efd3a64262bad131ebbbb2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132007000600004
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativasLinfomaDoenças pulmonares intersticiaisBiologia molecularReação em cadeia da polimeraseOBJETIVO: Determinar a utilidade, na prática rotineira, da análise da clonalidade dos linfócitos T e B nos tecidos pulmonares por reação em cadeia da polimerase no diagnóstico das doenças linfoproliferativas pulmonares. MÉTODOS: Avaliaram-se, mediante análise imunohistoquímica e rearranjo molecular dos genes, 8 casos de pneumonia intersticial linfocítica (PIL) e 7 casos de doenças linfoproliferativas pulmonares. RESULTADOS: Todos os 8 casos de PIL expressaram imunocoloração moderada a forte para CD3, em contraste com apenas 2 casos de linfoma e 1 caso de pseudolinfoma. Rearranjo gênico foi detectado em 4 de 8 casos de PIL, o que mudou o diagnóstico de PIL para linfoma, indicando, assim, a importância da detecção de rearranjo gênico em casos de PIL. Nesta situação, rearranjo gênico usando-se os pares de primers VH/JH e Vgama11/Jgama12 foi detectado em 3 e 1 casos de PIL, respectivamente, e não foram detectadas anormalidades gênicas usando-se as pares Dbeta1/Jbeta2 e Vgama101/Jgama12. Uma associação positiva foi detectada entre a intensidade de imunoexpressão CD20 e CD68 e rearranjo gênico usando-se o par de primers VH/JH. Antes do rearranjo gênico, 4 pacientes com PIL morreram rapidamente, enquanto que, após o rearranjo gênico, apenas 1 paciente com PIL morreu. CONCLUSÕES: A detecção de células B e T monoclonais por imunofenotipagem e reação em cadeia da polimerase mostrou impacto no diagnóstico de linfomas pulmonares em pacientes previamente diagnosticados com PIL. Portanto, imunofenotipagem e reação em cadeia da polimerase devem ser incluídas como métodos de 'padrão ouro' na rotina diagnóstica.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000600004Jornal Brasileiro de Pneumologia v.33 n.6 2007reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132007000600004info:eu-repo/semantics/openAccessIshikawa,Camila CristinaAb'Saber,Alexandre MuxfeldtParra,Edwin RogerLin,Chin JiaBarbas,Carmen Silvia ValenteCapelozzi,Vera Luizapor2008-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132007000600004Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2008-01-07T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
title Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
spellingShingle Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
Ishikawa,Camila Cristina
Linfoma
Doenças pulmonares intersticiais
Biologia molecular
Reação em cadeia da polimerase
title_short Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
title_full Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
title_fullStr Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
title_full_unstemmed Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
title_sort Imunofenotipagem e rearranjo gênico em doenças pulmonares linfocíticas e linfoproliferativas
author Ishikawa,Camila Cristina
author_facet Ishikawa,Camila Cristina
Ab'Saber,Alexandre Muxfeldt
Parra,Edwin Roger
Lin,Chin Jia
Barbas,Carmen Silvia Valente
Capelozzi,Vera Luiza
author_role author
author2 Ab'Saber,Alexandre Muxfeldt
Parra,Edwin Roger
Lin,Chin Jia
Barbas,Carmen Silvia Valente
Capelozzi,Vera Luiza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ishikawa,Camila Cristina
Ab'Saber,Alexandre Muxfeldt
Parra,Edwin Roger
Lin,Chin Jia
Barbas,Carmen Silvia Valente
Capelozzi,Vera Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Linfoma
Doenças pulmonares intersticiais
Biologia molecular
Reação em cadeia da polimerase
topic Linfoma
Doenças pulmonares intersticiais
Biologia molecular
Reação em cadeia da polimerase
description OBJETIVO: Determinar a utilidade, na prática rotineira, da análise da clonalidade dos linfócitos T e B nos tecidos pulmonares por reação em cadeia da polimerase no diagnóstico das doenças linfoproliferativas pulmonares. MÉTODOS: Avaliaram-se, mediante análise imunohistoquímica e rearranjo molecular dos genes, 8 casos de pneumonia intersticial linfocítica (PIL) e 7 casos de doenças linfoproliferativas pulmonares. RESULTADOS: Todos os 8 casos de PIL expressaram imunocoloração moderada a forte para CD3, em contraste com apenas 2 casos de linfoma e 1 caso de pseudolinfoma. Rearranjo gênico foi detectado em 4 de 8 casos de PIL, o que mudou o diagnóstico de PIL para linfoma, indicando, assim, a importância da detecção de rearranjo gênico em casos de PIL. Nesta situação, rearranjo gênico usando-se os pares de primers VH/JH e Vgama11/Jgama12 foi detectado em 3 e 1 casos de PIL, respectivamente, e não foram detectadas anormalidades gênicas usando-se as pares Dbeta1/Jbeta2 e Vgama101/Jgama12. Uma associação positiva foi detectada entre a intensidade de imunoexpressão CD20 e CD68 e rearranjo gênico usando-se o par de primers VH/JH. Antes do rearranjo gênico, 4 pacientes com PIL morreram rapidamente, enquanto que, após o rearranjo gênico, apenas 1 paciente com PIL morreu. CONCLUSÕES: A detecção de células B e T monoclonais por imunofenotipagem e reação em cadeia da polimerase mostrou impacto no diagnóstico de linfomas pulmonares em pacientes previamente diagnosticados com PIL. Portanto, imunofenotipagem e reação em cadeia da polimerase devem ser incluídas como métodos de 'padrão ouro' na rotina diagnóstica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132007000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.33 n.6 2007
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318342807224320