Análise da ocupação veicular para a inserção de beneficiários no transporte coletivo urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Sérgio Silvestrini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa,Heloisa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200040
Resumo: ResumoEste trabalho apresenta um método capaz de acompanhar e avaliar as taxas de ocupação críticas nos ônibus urbanos nos trechos mais carregados durante a operação. O objetivo é detectar períodos do dia com taxas inferiores às máximas estabelecidas nos contratos de concessão do serviço, para inclusão de beneficiários sem necessidade do pagamento integral da tarifa. O método, baseado em pesquisas de movimentação de passageiros e no tratamento e análise estatística dos dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE, foi aplicado para o caso de Belo Horizonte-MG. Foi formulado um parâmetro de qualidade, Índice de Conforto Desejável para determinar a capacidade ociosa da frota em operação e quantificar os beneficiários com descontos na tarifa por períodos determinados. A avaliação econômica mostra que em Belo Horizonte, no entrepico, podem ser inseridos mais de 100.000 beneficiários, aproximadamente o total de desempregados na cidade. O estudo demonstrou que investimentos em tecnologias de transportes permitem implantar políticas de inclusão econômica e tornar o ônibus acessível às categorias excluídas, sem provocar alterações no nível de qualidade e desequilíbrios financeiros ao sistema.
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