Avaliação de desempenho pelo MEPDG: o efeito da variação de espessuras de pavimentos flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelisson,Nayara Donelli
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes Júnior,José Leomar, Silva Júnior,Carlos Alberto P., Fontenele,Heliana Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000100020
Resumo: O dimensionamento de pavimentos tem sido realizado em bases empíricas, que apresentam limitações, pois seus resultados são válidos apenas para os mesmos, ou muito similares, fatores intervenientes que prevaleciam quando do seu desenvolvimento. Dessa forma, a AASHTO propôs um novo método para o projeto de pavimentos, cuja base é empírico-mecanística. Tal método, conhecido inicialmente como AASHTO 2002, utiliza para o dimensionamento e previsão do desempenho os espectros de carga por eixo dos veículos comerciais de carga, além de informações detalhadas sobre o clima e materiais das camadas. Neste trabalho foi realizada uma análise de sensibilidade para investigar o efeito que a variação das espessuras do revestimento, da base e da sub-base acarreta nas respostas estruturais do pavimento flexível, bem como na previsão do seu desempenho. Foram feitas simulações com o programa computacional MEPDG utilizando-se espectros de carga desenvolvidos por Fontenele (2011). Os resultados quantificaram a magnitude dos efeitos causados pelos fatores selecionados e suas interações sobre o desempenho final do pavimento; podendo, portanto, contribuir para melhorias no dimensionamento de pavimentos.
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