Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Carlos Henrique
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Martins,Francisco Giusepe Donato, Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005
Resumo: As tarifas portuárias brasileiras são ainda hoje construídas de forma ad hoc. Sem um modelo teórico de tarifação cede-se lugar, inclusive, para abusos econômicos de exercício de poder de mercado e dificulta o papel das autoridades, especialmente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atuar sobre os portos organizados, particularmente na promoção de estudos aplicados às definições de tarifas e preços, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados. Este artigo propõe um modelo teórico padrão de formação de tarifas portuárias. O modelo proposto tem fundamentos de contabilidade de custos, contabilidade gerencial e finanças corporativas. O modelo é de fácil entendimento e aplicação, desde que os portos possuam sistemas integrados de custeamento, de contabilidade gerencial e de estatística; sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning). Com o modelo os custos totais do porto são parcialmente cobertos, inclusive investimentos. O modelo é compatível com a obtenção de lucros.
id SBPTR-1_406ec6de9b327c483592d7f3cdb38567
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312014000100005
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativasmodelo teórico de tarifas portuáriascontabilidade de custos e gerencialfinanças corporativaslucratividadeAs tarifas portuárias brasileiras são ainda hoje construídas de forma ad hoc. Sem um modelo teórico de tarifação cede-se lugar, inclusive, para abusos econômicos de exercício de poder de mercado e dificulta o papel das autoridades, especialmente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atuar sobre os portos organizados, particularmente na promoção de estudos aplicados às definições de tarifas e preços, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados. Este artigo propõe um modelo teórico padrão de formação de tarifas portuárias. O modelo proposto tem fundamentos de contabilidade de custos, contabilidade gerencial e finanças corporativas. O modelo é de fácil entendimento e aplicação, desde que os portos possuam sistemas integrados de custeamento, de contabilidade gerencial e de estatística; sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning). Com o modelo os custos totais do porto são parcialmente cobertos, inclusive investimentos. O modelo é compatível com a obtenção de lucros.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005Journal of Transport Literature v.8 n.1 2014reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312014000100005info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Carlos HenriqueMartins,Francisco Giusepe DonatoSilva,Francisco Gildemir Ferreira dapor2014-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312014000100005Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-01-31T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
title Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
spellingShingle Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
Rocha,Carlos Henrique
modelo teórico de tarifas portuárias
contabilidade de custos e gerencial
finanças corporativas
lucratividade
title_short Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
title_full Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
title_fullStr Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
title_full_unstemmed Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
title_sort Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas
author Rocha,Carlos Henrique
author_facet Rocha,Carlos Henrique
Martins,Francisco Giusepe Donato
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
author_role author
author2 Martins,Francisco Giusepe Donato
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Carlos Henrique
Martins,Francisco Giusepe Donato
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv modelo teórico de tarifas portuárias
contabilidade de custos e gerencial
finanças corporativas
lucratividade
topic modelo teórico de tarifas portuárias
contabilidade de custos e gerencial
finanças corporativas
lucratividade
description As tarifas portuárias brasileiras são ainda hoje construídas de forma ad hoc. Sem um modelo teórico de tarifação cede-se lugar, inclusive, para abusos econômicos de exercício de poder de mercado e dificulta o papel das autoridades, especialmente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atuar sobre os portos organizados, particularmente na promoção de estudos aplicados às definições de tarifas e preços, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados. Este artigo propõe um modelo teórico padrão de formação de tarifas portuárias. O modelo proposto tem fundamentos de contabilidade de custos, contabilidade gerencial e finanças corporativas. O modelo é de fácil entendimento e aplicação, desde que os portos possuam sistemas integrados de custeamento, de contabilidade gerencial e de estatística; sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning). Com o modelo os custos totais do porto são parcialmente cobertos, inclusive investimentos. O modelo é compatível com a obtenção de lucros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2238-10312014000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.8 n.1 2014
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362586513408