Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400013 |
Resumo: | O transporte marítimo de cabotagem, representado pela movimentação de mercadorias ao longo da costa marítima, tem demonstrado significante competitividade em relação a outros modais, principalmente pelo seu baixo custo de frete. O objetivo deste trabalho é apresentar o que a literatura traz sobre a regulação deste modal e desenvolver uma comparação entre o cenário canadense e o brasileiro. Nota-se que, no Canadá, o sistema passa por problemas de eficiência produtiva, principalmente pelo curto prazo de permanência permitido aos containeres estrangeiros no país. Em contraposição ao Canadá, a extensa costa e as altas taxas de importação, contribuem com o desenvolvimento deste modal no Brasil. Todavia, as políticas do Mercosul impedem a cabotagem de longo curso para os outros países da mesma costa (i.e. Argentina), fato que facilitaria as trocas comerciais entre os países. |
id |
SBPTR-1_5dfc6d76bc16b609037c7746d9b4ec69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312012000400013 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileirotransporteregulaçãocabotagemO transporte marítimo de cabotagem, representado pela movimentação de mercadorias ao longo da costa marítima, tem demonstrado significante competitividade em relação a outros modais, principalmente pelo seu baixo custo de frete. O objetivo deste trabalho é apresentar o que a literatura traz sobre a regulação deste modal e desenvolver uma comparação entre o cenário canadense e o brasileiro. Nota-se que, no Canadá, o sistema passa por problemas de eficiência produtiva, principalmente pelo curto prazo de permanência permitido aos containeres estrangeiros no país. Em contraposição ao Canadá, a extensa costa e as altas taxas de importação, contribuem com o desenvolvimento deste modal no Brasil. Todavia, as políticas do Mercosul impedem a cabotagem de longo curso para os outros países da mesma costa (i.e. Argentina), fato que facilitaria as trocas comerciais entre os países.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400013Journal of Transport Literature v.6 n.4 2012reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312012000400013info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Marcus Viníciuspor2014-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312012000400013Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-10-02T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
title |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
spellingShingle |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro Nascimento,Marcus Vinícius transporte regulação cabotagem |
title_short |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
title_full |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
title_fullStr |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
title_full_unstemmed |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
title_sort |
Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro |
author |
Nascimento,Marcus Vinícius |
author_facet |
Nascimento,Marcus Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Marcus Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transporte regulação cabotagem |
topic |
transporte regulação cabotagem |
description |
O transporte marítimo de cabotagem, representado pela movimentação de mercadorias ao longo da costa marítima, tem demonstrado significante competitividade em relação a outros modais, principalmente pelo seu baixo custo de frete. O objetivo deste trabalho é apresentar o que a literatura traz sobre a regulação deste modal e desenvolver uma comparação entre o cenário canadense e o brasileiro. Nota-se que, no Canadá, o sistema passa por problemas de eficiência produtiva, principalmente pelo curto prazo de permanência permitido aos containeres estrangeiros no país. Em contraposição ao Canadá, a extensa costa e as altas taxas de importação, contribuem com o desenvolvimento deste modal no Brasil. Todavia, as políticas do Mercosul impedem a cabotagem de longo curso para os outros países da mesma costa (i.e. Argentina), fato que facilitaria as trocas comerciais entre os países. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2238-10312012000400013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.6 n.4 2012 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362238386176 |