Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soncim,Sérgio Pacífico
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes Júnior,José Leomar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300025
Resumo: Resumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis para a malha rodoviária, em concreto asfáltico usinado a quente, do Estado da Bahia. Teve como ponto de partida um planejamento fatorial, elaborado com base em informações de um banco de dados de rodovias, fornecido pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia. Para a verificação da adequação do modelo utilizou-se a reta de ajuste dos dados, o coeficiente de correlação (r), a análise de resíduos e o gráfico de probabilidade normal dos resíduos. O modelo correlaciona o desempenho do índice de condição dos pavimentos flexíveis às variáveis idade, tráfego e pluviometria, fatores que tem influência no processo de deterioração dos pavimentos. O modelo desenvolvido apresentou ajuste aos dados observados e r = 0,64, mostrando indícios da validade da sua aplicação, para as características da malha rodoviária do Estado da Bahia. Não existem modelos de desempenho universais e modelos que foram desenvolvidos a partir de dados observados em estudos realizados em locais específicos não são necessariamente transferíveis, e possuem algumas limitações inerentes.
id SBPTR-1_735cad7b75127f7e7570e7a663d4fc7f
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312015000300025
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveisSistemas de gerência de pavimentosModelos de desempenhoDefeitosResumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis para a malha rodoviária, em concreto asfáltico usinado a quente, do Estado da Bahia. Teve como ponto de partida um planejamento fatorial, elaborado com base em informações de um banco de dados de rodovias, fornecido pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia. Para a verificação da adequação do modelo utilizou-se a reta de ajuste dos dados, o coeficiente de correlação (r), a análise de resíduos e o gráfico de probabilidade normal dos resíduos. O modelo correlaciona o desempenho do índice de condição dos pavimentos flexíveis às variáveis idade, tráfego e pluviometria, fatores que tem influência no processo de deterioração dos pavimentos. O modelo desenvolvido apresentou ajuste aos dados observados e r = 0,64, mostrando indícios da validade da sua aplicação, para as características da malha rodoviária do Estado da Bahia. Não existem modelos de desempenho universais e modelos que foram desenvolvidos a partir de dados observados em estudos realizados em locais específicos não são necessariamente transferíveis, e possuem algumas limitações inerentes.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300025Journal of Transport Literature v.9 n.3 2015reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a5info:eu-repo/semantics/openAccessSoncim,Sérgio PacíficoFernandes Júnior,José Leomarpor2015-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312015000300025Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-06-16T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
title Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
spellingShingle Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
Soncim,Sérgio Pacífico
Sistemas de gerência de pavimentos
Modelos de desempenho
Defeitos
title_short Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
title_full Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
title_fullStr Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
title_full_unstemmed Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
title_sort Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis
author Soncim,Sérgio Pacífico
author_facet Soncim,Sérgio Pacífico
Fernandes Júnior,José Leomar
author_role author
author2 Fernandes Júnior,José Leomar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soncim,Sérgio Pacífico
Fernandes Júnior,José Leomar
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de gerência de pavimentos
Modelos de desempenho
Defeitos
topic Sistemas de gerência de pavimentos
Modelos de desempenho
Defeitos
description Resumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis para a malha rodoviária, em concreto asfáltico usinado a quente, do Estado da Bahia. Teve como ponto de partida um planejamento fatorial, elaborado com base em informações de um banco de dados de rodovias, fornecido pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia. Para a verificação da adequação do modelo utilizou-se a reta de ajuste dos dados, o coeficiente de correlação (r), a análise de resíduos e o gráfico de probabilidade normal dos resíduos. O modelo correlaciona o desempenho do índice de condição dos pavimentos flexíveis às variáveis idade, tráfego e pluviometria, fatores que tem influência no processo de deterioração dos pavimentos. O modelo desenvolvido apresentou ajuste aos dados observados e r = 0,64, mostrando indícios da validade da sua aplicação, para as características da malha rodoviária do Estado da Bahia. Não existem modelos de desempenho universais e modelos que foram desenvolvidos a partir de dados observados em estudos realizados em locais específicos não são necessariamente transferíveis, e possuem algumas limitações inerentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.9 n.3 2015
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362711293952