As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400011 |
Resumo: | A elaboração do presente artigo tem como principal objectivo analisar as potencialidades do mercado da aviação chinesa que se encontra em franca expansão no âmbito do desenvolvimento do aeroporto internacional de Lisboa através de uma análise empírica baseada em modelos com dados de painel aplicados ao contexto dos transportes, nomeadamente o sector do transporte aéreo. Para além do objectivo apresentado anteriormente foi analisado o conceito de nível de circuito e, pela primeira vez, aplicado ao contexto português de forma a verificar o seu carácter benéfico para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das condições geográficas da principal infra-estrutura aeronáutica portuguesa. Utilizou-se dois modelos gravitacionais com dados em painel. Estes modelos econométricos permitem o estudo da atractividade entre a origem e o destino no transporte aéreo. Neste trabalho encontra-se uma breve reflexão e introdução de um conceito ainda pouco explorado na bibliografia mundial e nomeadamente no sector do transporte aéreo, o nível de circuito. A aplicabilidade deste conceito no presente trabalho de investigação permitiu aferir a qualidade geográfica de um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias que servem de hub em determinadas rotas, concluindo-se que quanto menor for este parâmetro melhor a qualidade de serviço deste hub, sendo como tal possível afirmar que nenhum outro desvio de rota permite transportar os passageiros num período de tempo mais reduzido. |
id |
SBPTR-1_793b990b4ad164ce64b690c71c9d09e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312014000400011 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empíricaLisboamodelo gravitacionalmodelo de dados em painelnível de circuitotransporte aéreoA elaboração do presente artigo tem como principal objectivo analisar as potencialidades do mercado da aviação chinesa que se encontra em franca expansão no âmbito do desenvolvimento do aeroporto internacional de Lisboa através de uma análise empírica baseada em modelos com dados de painel aplicados ao contexto dos transportes, nomeadamente o sector do transporte aéreo. Para além do objectivo apresentado anteriormente foi analisado o conceito de nível de circuito e, pela primeira vez, aplicado ao contexto português de forma a verificar o seu carácter benéfico para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das condições geográficas da principal infra-estrutura aeronáutica portuguesa. Utilizou-se dois modelos gravitacionais com dados em painel. Estes modelos econométricos permitem o estudo da atractividade entre a origem e o destino no transporte aéreo. Neste trabalho encontra-se uma breve reflexão e introdução de um conceito ainda pouco explorado na bibliografia mundial e nomeadamente no sector do transporte aéreo, o nível de circuito. A aplicabilidade deste conceito no presente trabalho de investigação permitiu aferir a qualidade geográfica de um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias que servem de hub em determinadas rotas, concluindo-se que quanto menor for este parâmetro melhor a qualidade de serviço deste hub, sendo como tal possível afirmar que nenhum outro desvio de rota permite transportar os passageiros num período de tempo mais reduzido.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400011Journal of Transport Literature v.8 n.4 2014reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a10info:eu-repo/semantics/openAccessVicente,José ManuelDionísio,AndreiaOliveira,ManuelaSimão,Cátiapor2014-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312014000400011Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-06-18T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
title |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
spellingShingle |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica Vicente,José Manuel Lisboa modelo gravitacional modelo de dados em painel nível de circuito transporte aéreo |
title_short |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
title_full |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
title_fullStr |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
title_full_unstemmed |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
title_sort |
As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica |
author |
Vicente,José Manuel |
author_facet |
Vicente,José Manuel Dionísio,Andreia Oliveira,Manuela Simão,Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Dionísio,Andreia Oliveira,Manuela Simão,Cátia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente,José Manuel Dionísio,Andreia Oliveira,Manuela Simão,Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lisboa modelo gravitacional modelo de dados em painel nível de circuito transporte aéreo |
topic |
Lisboa modelo gravitacional modelo de dados em painel nível de circuito transporte aéreo |
description |
A elaboração do presente artigo tem como principal objectivo analisar as potencialidades do mercado da aviação chinesa que se encontra em franca expansão no âmbito do desenvolvimento do aeroporto internacional de Lisboa através de uma análise empírica baseada em modelos com dados de painel aplicados ao contexto dos transportes, nomeadamente o sector do transporte aéreo. Para além do objectivo apresentado anteriormente foi analisado o conceito de nível de circuito e, pela primeira vez, aplicado ao contexto português de forma a verificar o seu carácter benéfico para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das condições geográficas da principal infra-estrutura aeronáutica portuguesa. Utilizou-se dois modelos gravitacionais com dados em painel. Estes modelos econométricos permitem o estudo da atractividade entre a origem e o destino no transporte aéreo. Neste trabalho encontra-se uma breve reflexão e introdução de um conceito ainda pouco explorado na bibliografia mundial e nomeadamente no sector do transporte aéreo, o nível de circuito. A aplicabilidade deste conceito no presente trabalho de investigação permitiu aferir a qualidade geográfica de um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias que servem de hub em determinadas rotas, concluindo-se que quanto menor for este parâmetro melhor a qualidade de serviço deste hub, sendo como tal possível afirmar que nenhum outro desvio de rota permite transportar os passageiros num período de tempo mais reduzido. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.8 n.4 2014 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362657816576 |