Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Catarina Miranda Sampaio e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbosa,Heloisa Maria, Oliveira,Leise Kelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008
Resumo: A bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração.
id SBPTR-1_953ac22bc9464a5e72e0c1b3f43719c8
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312013000200008
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonteciclismointegração de bicicletatransporte públicoA bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008Journal of Transport Literature v.7 n.2 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Catarina Miranda Sampaio eBarbosa,Heloisa MariaOliveira,Leise Kelli depor2013-10-11T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000200008Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2013-10-11T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
title Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
spellingShingle Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
Castro,Catarina Miranda Sampaio e
ciclismo
integração de bicicleta
transporte público
title_short Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
title_full Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
title_fullStr Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
title_full_unstemmed Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
title_sort Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
author Castro,Catarina Miranda Sampaio e
author_facet Castro,Catarina Miranda Sampaio e
Barbosa,Heloisa Maria
Oliveira,Leise Kelli de
author_role author
author2 Barbosa,Heloisa Maria
Oliveira,Leise Kelli de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Catarina Miranda Sampaio e
Barbosa,Heloisa Maria
Oliveira,Leise Kelli de
dc.subject.por.fl_str_mv ciclismo
integração de bicicleta
transporte público
topic ciclismo
integração de bicicleta
transporte público
description A bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2238-10312013000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.7 n.2 2013
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362266697728