Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008 |
Resumo: | A bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração. |
id |
SBPTR-1_953ac22bc9464a5e72e0c1b3f43719c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312013000200008 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonteciclismointegração de bicicletatransporte públicoA bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008Journal of Transport Literature v.7 n.2 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Catarina Miranda Sampaio eBarbosa,Heloisa MariaOliveira,Leise Kelli depor2013-10-11T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000200008Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2013-10-11T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
title |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
spellingShingle |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte Castro,Catarina Miranda Sampaio e ciclismo integração de bicicleta transporte público |
title_short |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
title_full |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
title_fullStr |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
title_sort |
Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte |
author |
Castro,Catarina Miranda Sampaio e |
author_facet |
Castro,Catarina Miranda Sampaio e Barbosa,Heloisa Maria Oliveira,Leise Kelli de |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa,Heloisa Maria Oliveira,Leise Kelli de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro,Catarina Miranda Sampaio e Barbosa,Heloisa Maria Oliveira,Leise Kelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciclismo integração de bicicleta transporte público |
topic |
ciclismo integração de bicicleta transporte público |
description |
A bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2238-10312013000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.7 n.2 2013 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362266697728 |