Como as companhias aéreas decidem o tamanho das aeronaves no mercado brasileiro?: estudo dos determinantes e projeções para a próxima década
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000100008 |
Resumo: | As companhias aéreas que operam no mercado brasileiro detêm o seguinte questionamento de planejamento estratégico de malhas: (1) considerando apenas o crescimento orgânico a uma taxa de 11,8% ao ano no período 2003-2008 de movimentação de passageiros, (2) considerando a limitação física dos principais aeroportos (3) considerando que a velocidade de realização de obras em infraestrutura aeroportuária vem se demonstrado aquém de acompanhar a velocidade do crescimento da demanda - qual deve ser o perfil ideal para a frota de aeronaves das companhias: equipamentos menores com perfil similar ao jatos da Embraer (disponibilidade de assentos em torno de 100 passageiros) ou aeronaves do perfil Airbus ou Boeing (disponibilidade superior a 140 assentos)? Realizou-se um estudo econométrico, através de uma regressão do tamanho médio de aeronaves utilizadas no Brasil. A etapa média praticada pelas companhias aéreas é a variável que ocasiona a escolha por aeronaves maiores, com a maior elasticidade estimada (37,9%); em contrapartida o aumento do PIB ocasiona uma escolha por aeronaves menores, 17,6% de elasticidade. Conclui-se que o cenário neutro mostrou ser mais coerente com a realidade de mercado, e em relação ao perfil da aeronave, considerando o período analisado (janeiro de 2011 até julho de 2014) havendo uma diminuição inicial em 6,5% em relação ao tamanho médio da aeronave em julho de 2010, e em julho de 2020 apresentará um aumento em 9,8%. |
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