Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ueda,Thiago Vinicius Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000200014
Resumo: O presente artigo analisa a teoria da precificação do congestionamento, aplicada ao setor de transporte aéreo. Essa teoria consiste na aplicação de uma tarifação diferenciada em horários de pico, uma tentativa de distribuir os voos durante o dia, suavizando ou diminuindo o fluxo de aeronaves. Sugere-se que o congestionamento em aeroportos possa ser atenuado com a implantação da precificação do congestionamento atrelado à existência de transportes alternativos para os usuários deslocados, do bom funcionamento de um mercado de slots com ênfase num mercado secundário de slots.
id SBPTR-1_c23010ddb1f96d9085df11e741bec3e0
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312012000200014
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?congestionamentogerenciamento do congestionamentoprecificação do congestionamentoO presente artigo analisa a teoria da precificação do congestionamento, aplicada ao setor de transporte aéreo. Essa teoria consiste na aplicação de uma tarifação diferenciada em horários de pico, uma tentativa de distribuir os voos durante o dia, suavizando ou diminuindo o fluxo de aeronaves. Sugere-se que o congestionamento em aeroportos possa ser atenuado com a implantação da precificação do congestionamento atrelado à existência de transportes alternativos para os usuários deslocados, do bom funcionamento de um mercado de slots com ênfase num mercado secundário de slots.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000200014Journal of Transport Literature v.6 n.2 2012reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312012000200014info:eu-repo/semantics/openAccessUeda,Thiago Vinicius Alvespor2014-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312012000200014Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-10-03T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
title Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
spellingShingle Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
Ueda,Thiago Vinicius Alves
congestionamento
gerenciamento do congestionamento
precificação do congestionamento
title_short Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
title_full Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
title_fullStr Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
title_full_unstemmed Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
title_sort Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos?
author Ueda,Thiago Vinicius Alves
author_facet Ueda,Thiago Vinicius Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ueda,Thiago Vinicius Alves
dc.subject.por.fl_str_mv congestionamento
gerenciamento do congestionamento
precificação do congestionamento
topic congestionamento
gerenciamento do congestionamento
precificação do congestionamento
description O presente artigo analisa a teoria da precificação do congestionamento, aplicada ao setor de transporte aéreo. Essa teoria consiste na aplicação de uma tarifação diferenciada em horários de pico, uma tentativa de distribuir os voos durante o dia, suavizando ou diminuindo o fluxo de aeronaves. Sugere-se que o congestionamento em aeroportos possa ser atenuado com a implantação da precificação do congestionamento atrelado à existência de transportes alternativos para os usuários deslocados, do bom funcionamento de um mercado de slots com ênfase num mercado secundário de slots.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2238-10312012000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.6 n.2 2012
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362200637440