Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400002 |
Resumo: | O presente trabalho selecionou três importantes aeroportos brasileiros para pesquisas de campo, observação e entrevista com passageiros nas áreas de check-in e inspeção de segurança. O objetivo do trabalho foi obter a importância de indicadores, qualitativos ou quantitativos, que afetam a percepção da qualidade de serviço no Aeroporto Internacional de São Paulo (SBGR), Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). A metodologia adotada foi: (i) seleção dos indicadores, (ii) método de coleta, (iii) dimensionamento da amostra e, (iv) método de regressão linear. Os resultados finais revelaram que os modelos obtidos indicaram que há uma relação forte entre a percepção, ou seja, a visão que o passageiro tem sobre o componente e/ou serviço oferecido no terminal de passageiros e o tempo decorrido, seja este de espera na fila ou de atendimento. Os resultados mostraram ainda, que cada aeroporto apresentou variáveis independentes diferentes atuando fortemente sobre as mesmas variáveis dependentes dos modelos analisadas. Adicionalmente, alguns indicadores avaliados neste trabalho não foram relatados na literatura, trazendo uma contribuição importante para os resultados, além de subsídios para a melhoria destes serviços. |
id |
SBPTR-1_e6fc5c9d02990cbef8246d8d46c10b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312014000400002 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuáriosaeroportos brasileirosindicadores de qualidadecheck-ininspeção de segurançaregressão linearO presente trabalho selecionou três importantes aeroportos brasileiros para pesquisas de campo, observação e entrevista com passageiros nas áreas de check-in e inspeção de segurança. O objetivo do trabalho foi obter a importância de indicadores, qualitativos ou quantitativos, que afetam a percepção da qualidade de serviço no Aeroporto Internacional de São Paulo (SBGR), Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). A metodologia adotada foi: (i) seleção dos indicadores, (ii) método de coleta, (iii) dimensionamento da amostra e, (iv) método de regressão linear. Os resultados finais revelaram que os modelos obtidos indicaram que há uma relação forte entre a percepção, ou seja, a visão que o passageiro tem sobre o componente e/ou serviço oferecido no terminal de passageiros e o tempo decorrido, seja este de espera na fila ou de atendimento. Os resultados mostraram ainda, que cada aeroporto apresentou variáveis independentes diferentes atuando fortemente sobre as mesmas variáveis dependentes dos modelos analisadas. Adicionalmente, alguns indicadores avaliados neste trabalho não foram relatados na literatura, trazendo uma contribuição importante para os resultados, além de subsídios para a melhoria destes serviços.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400002Journal of Transport Literature v.8 n.4 2014reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a1info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira,Michelle Carvalho Galvão da Silva PintoBorille,Giovanna Miceli RonzaniMaia,Marina Ciarlini DuarteMoser,Rodrigo Flóriopor2014-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312014000400002Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-06-18T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
title |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
spellingShingle |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários Bandeira,Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto aeroportos brasileiros indicadores de qualidade check-in inspeção de segurança regressão linear |
title_short |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
title_full |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
title_fullStr |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
title_full_unstemmed |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
title_sort |
Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários |
author |
Bandeira,Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto |
author_facet |
Bandeira,Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Borille,Giovanna Miceli Ronzani Maia,Marina Ciarlini Duarte Moser,Rodrigo Flório |
author_role |
author |
author2 |
Borille,Giovanna Miceli Ronzani Maia,Marina Ciarlini Duarte Moser,Rodrigo Flório |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira,Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Borille,Giovanna Miceli Ronzani Maia,Marina Ciarlini Duarte Moser,Rodrigo Flório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aeroportos brasileiros indicadores de qualidade check-in inspeção de segurança regressão linear |
topic |
aeroportos brasileiros indicadores de qualidade check-in inspeção de segurança regressão linear |
description |
O presente trabalho selecionou três importantes aeroportos brasileiros para pesquisas de campo, observação e entrevista com passageiros nas áreas de check-in e inspeção de segurança. O objetivo do trabalho foi obter a importância de indicadores, qualitativos ou quantitativos, que afetam a percepção da qualidade de serviço no Aeroporto Internacional de São Paulo (SBGR), Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). A metodologia adotada foi: (i) seleção dos indicadores, (ii) método de coleta, (iii) dimensionamento da amostra e, (iv) método de regressão linear. Os resultados finais revelaram que os modelos obtidos indicaram que há uma relação forte entre a percepção, ou seja, a visão que o passageiro tem sobre o componente e/ou serviço oferecido no terminal de passageiros e o tempo decorrido, seja este de espera na fila ou de atendimento. Os resultados mostraram ainda, que cada aeroporto apresentou variáveis independentes diferentes atuando fortemente sobre as mesmas variáveis dependentes dos modelos analisadas. Adicionalmente, alguns indicadores avaliados neste trabalho não foram relatados na literatura, trazendo uma contribuição importante para os resultados, além de subsídios para a melhoria destes serviços. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.8 n.4 2014 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362638942208 |