A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ueda,Thiago Vinicius Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas do mercado brasileiro de autoveículos, com ênfase na classe de veículos comerciais leves (VCL). O segmento caracterizou a porta de entrada que possibilitou a internacionalização das marcas chinesas em meados de 2006. O estudo econométrico demonstra que a frota brasileira contará com mais um milhão e duzentos mil veículos desta categoria o que, em termos percentuais representa um crescimento de 6% anualmente. O volume de vendas de VCL chineses tem evoluído a taxas consideravelmente mais elevadas, da ordem de 450% a.a., superior inclusive à média de crescimento das rivais coreanas. Além disso, fornece embasamento para o fomento de políticas públicas acerca do planejamento de transportes urbano e emissões veiculares de poluentes nos grandes centros.
id SBPTR-1_fe102a47a166d56ff6b65f0345f63f9c
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312013000100005
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?veículos comerciais levesestudo econométricomarcas chinesasliberalizaçãoEste artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas do mercado brasileiro de autoveículos, com ênfase na classe de veículos comerciais leves (VCL). O segmento caracterizou a porta de entrada que possibilitou a internacionalização das marcas chinesas em meados de 2006. O estudo econométrico demonstra que a frota brasileira contará com mais um milhão e duzentos mil veículos desta categoria o que, em termos percentuais representa um crescimento de 6% anualmente. O volume de vendas de VCL chineses tem evoluído a taxas consideravelmente mais elevadas, da ordem de 450% a.a., superior inclusive à média de crescimento das rivais coreanas. Além disso, fornece embasamento para o fomento de políticas públicas acerca do planejamento de transportes urbano e emissões veiculares de poluentes nos grandes centros.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005Journal of Transport Literature v.7 n.1 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessUeda,Thiago Vinicius Alvespor2015-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000100005Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-06-30T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
title A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
spellingShingle A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
Ueda,Thiago Vinicius Alves
veículos comerciais leves
estudo econométrico
marcas chinesas
liberalização
title_short A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
title_full A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
title_fullStr A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
title_full_unstemmed A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
title_sort A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
author Ueda,Thiago Vinicius Alves
author_facet Ueda,Thiago Vinicius Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ueda,Thiago Vinicius Alves
dc.subject.por.fl_str_mv veículos comerciais leves
estudo econométrico
marcas chinesas
liberalização
topic veículos comerciais leves
estudo econométrico
marcas chinesas
liberalização
description Este artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas do mercado brasileiro de autoveículos, com ênfase na classe de veículos comerciais leves (VCL). O segmento caracterizou a porta de entrada que possibilitou a internacionalização das marcas chinesas em meados de 2006. O estudo econométrico demonstra que a frota brasileira contará com mais um milhão e duzentos mil veículos desta categoria o que, em termos percentuais representa um crescimento de 6% anualmente. O volume de vendas de VCL chineses tem evoluído a taxas consideravelmente mais elevadas, da ordem de 450% a.a., superior inclusive à média de crescimento das rivais coreanas. Além disso, fornece embasamento para o fomento de políticas públicas acerca do planejamento de transportes urbano e emissões veiculares de poluentes nos grandes centros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2238-10312013000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.7 n.1 2013
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362246774784