A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas do mercado brasileiro de autoveículos, com ênfase na classe de veículos comerciais leves (VCL). O segmento caracterizou a porta de entrada que possibilitou a internacionalização das marcas chinesas em meados de 2006. O estudo econométrico demonstra que a frota brasileira contará com mais um milhão e duzentos mil veículos desta categoria o que, em termos percentuais representa um crescimento de 6% anualmente. O volume de vendas de VCL chineses tem evoluído a taxas consideravelmente mais elevadas, da ordem de 450% a.a., superior inclusive à média de crescimento das rivais coreanas. Além disso, fornece embasamento para o fomento de políticas públicas acerca do planejamento de transportes urbano e emissões veiculares de poluentes nos grandes centros. |
id |
SBPTR-1_fe102a47a166d56ff6b65f0345f63f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312013000100005 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas?veículos comerciais levesestudo econométricomarcas chinesasliberalizaçãoEste artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas do mercado brasileiro de autoveículos, com ênfase na classe de veículos comerciais leves (VCL). O segmento caracterizou a porta de entrada que possibilitou a internacionalização das marcas chinesas em meados de 2006. O estudo econométrico demonstra que a frota brasileira contará com mais um milhão e duzentos mil veículos desta categoria o que, em termos percentuais representa um crescimento de 6% anualmente. O volume de vendas de VCL chineses tem evoluído a taxas consideravelmente mais elevadas, da ordem de 450% a.a., superior inclusive à média de crescimento das rivais coreanas. Além disso, fornece embasamento para o fomento de políticas públicas acerca do planejamento de transportes urbano e emissões veiculares de poluentes nos grandes centros.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005Journal of Transport Literature v.7 n.1 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessUeda,Thiago Vinicius Alvespor2015-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000100005Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-06-30T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
title |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
spellingShingle |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? Ueda,Thiago Vinicius Alves veículos comerciais leves estudo econométrico marcas chinesas liberalização |
title_short |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
title_full |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
title_fullStr |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
title_full_unstemmed |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
title_sort |
A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? |
author |
Ueda,Thiago Vinicius Alves |
author_facet |
Ueda,Thiago Vinicius Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ueda,Thiago Vinicius Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
veículos comerciais leves estudo econométrico marcas chinesas liberalização |
topic |
veículos comerciais leves estudo econométrico marcas chinesas liberalização |
description |
Este artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas do mercado brasileiro de autoveículos, com ênfase na classe de veículos comerciais leves (VCL). O segmento caracterizou a porta de entrada que possibilitou a internacionalização das marcas chinesas em meados de 2006. O estudo econométrico demonstra que a frota brasileira contará com mais um milhão e duzentos mil veículos desta categoria o que, em termos percentuais representa um crescimento de 6% anualmente. O volume de vendas de VCL chineses tem evoluído a taxas consideravelmente mais elevadas, da ordem de 450% a.a., superior inclusive à média de crescimento das rivais coreanas. Além disso, fornece embasamento para o fomento de políticas públicas acerca do planejamento de transportes urbano e emissões veiculares de poluentes nos grandes centros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2238-10312013000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.7 n.1 2013 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362246774784 |