Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maria das Graças C. Parada Costa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martini,Adriana M. Z., Araújo,Quintino R. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Botany
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042009000200017
Resumo: Objetivou-se neste estudo, por meio de contagem de indivíduos classificados em diferentes estádios de desenvolvimento, conhecer a estrutura populacional da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.), presente na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Os trabalhos foram desenvolvidos no Ecoparque de Una, Una, BA, Brasil. A população foi classificada em seis estádios: Plântula, Jovem I, Jovem II, Imaturo I, Imaturo II e Adulto, e em cada estádio, foram avaliados a densidade, as distribuições de freqüência de classes de altura de inserção das folhas, número de folhas, diâmetro à altura do peito (DAP) e diâmetro ao nível do solo (DAS). Foram calculadas as relações existentes entre essas variáveis, através do coeficiente de correlação de Pearson. A estrutura demográfica encontrada, com exceção da densidade de plântulas, é compatível com a estrutura registrada nos estudos de população de E. edulis das regiões sul e sudeste do Brasil com grande número de indivíduos em regeneração e poucos indivíduos nas classes de maior tamanho. A densidade populacional apresentou-se relativamente baixa, supondo, entre outras possibilidades, tratar-se de um ecótipo diferente dos anteriormente estudados nas regiões sul e sudeste do Brasil. As variáveis se correlacionaram positivamente, com exceção de folhas e DAS no estádio adulto.
id SBSP-1_66c323811fd498580395879ae1c164a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-84042009000200017
network_acronym_str SBSP-1
network_name_str Brazilian Journal of Botany
repository_id_str
spelling Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasilestrutura populacionalEuterpe edulisjuçaramanejo sustentávelObjetivou-se neste estudo, por meio de contagem de indivíduos classificados em diferentes estádios de desenvolvimento, conhecer a estrutura populacional da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.), presente na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Os trabalhos foram desenvolvidos no Ecoparque de Una, Una, BA, Brasil. A população foi classificada em seis estádios: Plântula, Jovem I, Jovem II, Imaturo I, Imaturo II e Adulto, e em cada estádio, foram avaliados a densidade, as distribuições de freqüência de classes de altura de inserção das folhas, número de folhas, diâmetro à altura do peito (DAP) e diâmetro ao nível do solo (DAS). Foram calculadas as relações existentes entre essas variáveis, através do coeficiente de correlação de Pearson. A estrutura demográfica encontrada, com exceção da densidade de plântulas, é compatível com a estrutura registrada nos estudos de população de E. edulis das regiões sul e sudeste do Brasil com grande número de indivíduos em regeneração e poucos indivíduos nas classes de maior tamanho. A densidade populacional apresentou-se relativamente baixa, supondo, entre outras possibilidades, tratar-se de um ecótipo diferente dos anteriormente estudados nas regiões sul e sudeste do Brasil. As variáveis se correlacionaram positivamente, com exceção de folhas e DAS no estádio adulto.Sociedade Botânica de São Paulo2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042009000200017Brazilian Journal of Botany v.32 n.2 2009reponame:Brazilian Journal of Botanyinstname:Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)instacron:SBSP10.1590/S0100-84042009000200017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria das Graças C. Parada CostaMartini,Adriana M. Z.Araújo,Quintino R. depor2009-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S0100-84042009000200017Revistahttps://www.scielo.br/j/rbb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbrazbot@gmail.com||brazbot@gmail.com1806-99590100-8404opendoar:2009-08-27T00:00Brazilian Journal of Botany - Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
title Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
spellingShingle Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
Silva,Maria das Graças C. Parada Costa
estrutura populacional
Euterpe edulis
juçara
manejo sustentável
title_short Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
title_full Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
title_fullStr Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
title_full_unstemmed Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
title_sort Estrutura populacional de Euterpe edulis Mart. no Sul da Bahia, Brasil
author Silva,Maria das Graças C. Parada Costa
author_facet Silva,Maria das Graças C. Parada Costa
Martini,Adriana M. Z.
Araújo,Quintino R. de
author_role author
author2 Martini,Adriana M. Z.
Araújo,Quintino R. de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maria das Graças C. Parada Costa
Martini,Adriana M. Z.
Araújo,Quintino R. de
dc.subject.por.fl_str_mv estrutura populacional
Euterpe edulis
juçara
manejo sustentável
topic estrutura populacional
Euterpe edulis
juçara
manejo sustentável
description Objetivou-se neste estudo, por meio de contagem de indivíduos classificados em diferentes estádios de desenvolvimento, conhecer a estrutura populacional da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.), presente na Mata Atlântica do Sul da Bahia. Os trabalhos foram desenvolvidos no Ecoparque de Una, Una, BA, Brasil. A população foi classificada em seis estádios: Plântula, Jovem I, Jovem II, Imaturo I, Imaturo II e Adulto, e em cada estádio, foram avaliados a densidade, as distribuições de freqüência de classes de altura de inserção das folhas, número de folhas, diâmetro à altura do peito (DAP) e diâmetro ao nível do solo (DAS). Foram calculadas as relações existentes entre essas variáveis, através do coeficiente de correlação de Pearson. A estrutura demográfica encontrada, com exceção da densidade de plântulas, é compatível com a estrutura registrada nos estudos de população de E. edulis das regiões sul e sudeste do Brasil com grande número de indivíduos em regeneração e poucos indivíduos nas classes de maior tamanho. A densidade populacional apresentou-se relativamente baixa, supondo, entre outras possibilidades, tratar-se de um ecótipo diferente dos anteriormente estudados nas regiões sul e sudeste do Brasil. As variáveis se correlacionaram positivamente, com exceção de folhas e DAS no estádio adulto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042009000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042009000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-84042009000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Botany v.32 n.2 2009
reponame:Brazilian Journal of Botany
instname:Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)
instacron:SBSP
instname_str Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)
instacron_str SBSP
institution SBSP
reponame_str Brazilian Journal of Botany
collection Brazilian Journal of Botany
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Botany - Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)
repository.mail.fl_str_mv brazbot@gmail.com||brazbot@gmail.com
_version_ 1754734839915872256