Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Carlos Renato Tavares de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Garcia,Rasmo, Carvalho,Margarida Mesquita, Couto,Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500003
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de três níveis de sombreamento artificial (0,30 e 60%) sobre a produção de matéria seca, a concentração de nitrogênio e as características morfológicas de seis espécies de gramíneas forrageiras tropicais (Andropogon gayanus, cv. Planaltina, Brachiaria brizantha, cv. Marandu, B. decumbens, Melinis minutiflora, Panicum maximum, cv. Vencedor, e Setaria anceps, cv. Kazungula). Foi usado delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições; nas parcelas foram distribuídos os níveis de sombreamento e nas subparcelas, as espécies forrageiras. Os resultados demonstram que o sombreamento influenciou a produção de matéria seca, a concentração de N e as características morfológicas das espécies avaliadas. A produção forrageira foi influenciada diferencialmente pelo sombreamento. A produção de matéria seca do P. maximum, cv. Vencedor foi 19,72% maior à sombra moderada que a pleno sol. A produção de S. anceps, cv. Kazungula, entretanto, não foi influenciada pelo sombreamento. As demais espécies tiveram decréscimo da produção de matéria seca com a redução da luminosidade. Em todas as espécies, houve aumento da concentração de N e redução do teor de matéria seca da forragem, que se tornou mais suculenta à sombra. As características morfológicas não apresentaram comportamento padrão, variando conforme a espécie avaliada.
id SBZ-1_1605965ea51ec9b301b043affb2b3526
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35981999000500003
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzidaalterações morfológicasnitrogêniosombreamento artificialO objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de três níveis de sombreamento artificial (0,30 e 60%) sobre a produção de matéria seca, a concentração de nitrogênio e as características morfológicas de seis espécies de gramíneas forrageiras tropicais (Andropogon gayanus, cv. Planaltina, Brachiaria brizantha, cv. Marandu, B. decumbens, Melinis minutiflora, Panicum maximum, cv. Vencedor, e Setaria anceps, cv. Kazungula). Foi usado delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições; nas parcelas foram distribuídos os níveis de sombreamento e nas subparcelas, as espécies forrageiras. Os resultados demonstram que o sombreamento influenciou a produção de matéria seca, a concentração de N e as características morfológicas das espécies avaliadas. A produção forrageira foi influenciada diferencialmente pelo sombreamento. A produção de matéria seca do P. maximum, cv. Vencedor foi 19,72% maior à sombra moderada que a pleno sol. A produção de S. anceps, cv. Kazungula, entretanto, não foi influenciada pelo sombreamento. As demais espécies tiveram decréscimo da produção de matéria seca com a redução da luminosidade. Em todas as espécies, houve aumento da concentração de N e redução do teor de matéria seca da forragem, que se tornou mais suculenta à sombra. As características morfológicas não apresentaram comportamento padrão, variando conforme a espécie avaliada.Sociedade Brasileira de Zootecnia1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500003Revista Brasileira de Zootecnia v.28 n.5 1999reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35981999000500003info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Carlos Renato Tavares deGarcia,RasmoCarvalho,Margarida MesquitaCouto,Laérciopor2012-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35981999000500003Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2012-10-19T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
title Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
spellingShingle Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
Castro,Carlos Renato Tavares de
alterações morfológicas
nitrogênio
sombreamento artificial
title_short Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
title_full Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
title_fullStr Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
title_full_unstemmed Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
title_sort Produção forrageira de gramíneas cultivadas sob luminosidade reduzida
author Castro,Carlos Renato Tavares de
author_facet Castro,Carlos Renato Tavares de
Garcia,Rasmo
Carvalho,Margarida Mesquita
Couto,Laércio
author_role author
author2 Garcia,Rasmo
Carvalho,Margarida Mesquita
Couto,Laércio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Carlos Renato Tavares de
Garcia,Rasmo
Carvalho,Margarida Mesquita
Couto,Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv alterações morfológicas
nitrogênio
sombreamento artificial
topic alterações morfológicas
nitrogênio
sombreamento artificial
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de três níveis de sombreamento artificial (0,30 e 60%) sobre a produção de matéria seca, a concentração de nitrogênio e as características morfológicas de seis espécies de gramíneas forrageiras tropicais (Andropogon gayanus, cv. Planaltina, Brachiaria brizantha, cv. Marandu, B. decumbens, Melinis minutiflora, Panicum maximum, cv. Vencedor, e Setaria anceps, cv. Kazungula). Foi usado delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições; nas parcelas foram distribuídos os níveis de sombreamento e nas subparcelas, as espécies forrageiras. Os resultados demonstram que o sombreamento influenciou a produção de matéria seca, a concentração de N e as características morfológicas das espécies avaliadas. A produção forrageira foi influenciada diferencialmente pelo sombreamento. A produção de matéria seca do P. maximum, cv. Vencedor foi 19,72% maior à sombra moderada que a pleno sol. A produção de S. anceps, cv. Kazungula, entretanto, não foi influenciada pelo sombreamento. As demais espécies tiveram decréscimo da produção de matéria seca com a redução da luminosidade. Em todas as espécies, houve aumento da concentração de N e redução do teor de matéria seca da forragem, que se tornou mais suculenta à sombra. As características morfológicas não apresentaram comportamento padrão, variando conforme a espécie avaliada.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35981999000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.28 n.5 1999
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318131968999424