Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilkinson,John
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300004
Resumo: O trabalho analisa a situação dos agronegócios brasileiros na nova conjuntura global, que se caracteriza em primeiro lugar pela ascendência da China e a sua demanda para commodities agrícolas, sobretudo nas cadeias de rações onde o Mercosul, e em especial o Brasil, se torna a principal região fornecedora. Existe a ameaça de que nessa nova dinâmica o Mercosul se insere cada vez mais no comércio internacional como simples fornecedora de matéria-prima. Esse cenário se complica na medida em que seja acompanhado por uma transnacionalização das empresas líderes nesse setor. Contra isso, a expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e Norte do Brasil cria oportunidades para o surgimento de novos atores nacionais tanto nas atividades de processamento como de logística e comércio. A importância de mercados para produtos diferenciados tampouco desaparece porque, se os mercados do Norte se tornam menos dinâmicos, surge uma nova classe média em âmbito global. Acompanhamos uma dinamização do mercado doméstico brasileiro que faz parte desse mesmo processo global. Para aproveitar essas oportunidades, porém, o Brasil precisa negociar um contexto mais complexo, onde a liderança em pesquisa e inovação de desloca para as empresas transnacionais.
id SBZ-1_37c3863cc74a37cbc0d368ee7bcd09b2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982010001300004
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileirosagroindústria brasileiramercados globais de commoditiestransnacionalizaçãoO trabalho analisa a situação dos agronegócios brasileiros na nova conjuntura global, que se caracteriza em primeiro lugar pela ascendência da China e a sua demanda para commodities agrícolas, sobretudo nas cadeias de rações onde o Mercosul, e em especial o Brasil, se torna a principal região fornecedora. Existe a ameaça de que nessa nova dinâmica o Mercosul se insere cada vez mais no comércio internacional como simples fornecedora de matéria-prima. Esse cenário se complica na medida em que seja acompanhado por uma transnacionalização das empresas líderes nesse setor. Contra isso, a expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e Norte do Brasil cria oportunidades para o surgimento de novos atores nacionais tanto nas atividades de processamento como de logística e comércio. A importância de mercados para produtos diferenciados tampouco desaparece porque, se os mercados do Norte se tornam menos dinâmicos, surge uma nova classe média em âmbito global. Acompanhamos uma dinamização do mercado doméstico brasileiro que faz parte desse mesmo processo global. Para aproveitar essas oportunidades, porém, o Brasil precisa negociar um contexto mais complexo, onde a liderança em pesquisa e inovação de desloca para as empresas transnacionais.Sociedade Brasileira de Zootecnia2010-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300004Revista Brasileira de Zootecnia v.39 suppl.spe 2010reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982010001300004info:eu-repo/semantics/openAccessWilkinson,Johnpor2010-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982010001300004Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2010-08-09T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
title Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
spellingShingle Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
Wilkinson,John
agroindústria brasileira
mercados globais de commodities
transnacionalização
title_short Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
title_full Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
title_fullStr Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
title_full_unstemmed Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
title_sort Transformações e perspectivas dos agronegócios brasileiros
author Wilkinson,John
author_facet Wilkinson,John
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilkinson,John
dc.subject.por.fl_str_mv agroindústria brasileira
mercados globais de commodities
transnacionalização
topic agroindústria brasileira
mercados globais de commodities
transnacionalização
description O trabalho analisa a situação dos agronegócios brasileiros na nova conjuntura global, que se caracteriza em primeiro lugar pela ascendência da China e a sua demanda para commodities agrícolas, sobretudo nas cadeias de rações onde o Mercosul, e em especial o Brasil, se torna a principal região fornecedora. Existe a ameaça de que nessa nova dinâmica o Mercosul se insere cada vez mais no comércio internacional como simples fornecedora de matéria-prima. Esse cenário se complica na medida em que seja acompanhado por uma transnacionalização das empresas líderes nesse setor. Contra isso, a expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e Norte do Brasil cria oportunidades para o surgimento de novos atores nacionais tanto nas atividades de processamento como de logística e comércio. A importância de mercados para produtos diferenciados tampouco desaparece porque, se os mercados do Norte se tornam menos dinâmicos, surge uma nova classe média em âmbito global. Acompanhamos uma dinamização do mercado doméstico brasileiro que faz parte desse mesmo processo global. Para aproveitar essas oportunidades, porém, o Brasil precisa negociar um contexto mais complexo, onde a liderança em pesquisa e inovação de desloca para as empresas transnacionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982010001300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.39 suppl.spe 2010
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318146992996352