Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Mary da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Alencar,Maurício Mello de, Regitano,Luciana Correia de Almeida, Oliveira,Márcia Cristina de Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010000700012
Resumo: Avaliou-se o grau de infestação natural por ectoparasitas em fêmeas bovinas de corte de três grupos genéticos. Foram realizadas contagens, de julho de 2003 a dezembro de 2004, de carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus), moscas-dos-chifres (Haematobia irritans) e bernes (larvas de Dermatobia hominis) em fêmeas dos grupos genéticos Nelore (NE), Angus x Nelore (AN), Canchim x Nelore (CN) e Simental xNelore (SN) infestadas naturalmente. Foram feitas de 6 a 10 contagens em cada animal, totalizando 5.384 observações em fêmeas de sete estádios fisiológicos (bezerras, novilhas vazias, novilhas prenhes, vacas primíparas, com ou sem bezerro, e vacas pluríparas, com ou sem bezerro). Os dados, transformados por log10 (n + 1), foram analisados pelo método dos quadrados mínimos, com um modelo estatístico que incluiu os efeitos de grupo genético da fêmea, de animal dentro de grupo genético (erro a), de ano-época da contagem, de estádio fisiológico e da interação grupo genético x ano-época da contagem. A diferença entre os grupos genéticos dependeu do ano-época da contagem, contudo, em geral, as fêmeas nelores foram as menos infestadas pelo carrapato e as Angus x Nelore, as mais infestadas pela mosca-dos-chifres e pelo berne. Houve efeito de estádio fisiológico da fêmea em todas as três características estudadas, e as diferenças variaram com a característica. Apesar da interação grupo genéitco x ano-época de contagem, existem diferenças entre os grupos genéticos Nelore, Canchim x Nelore, Angus x Nelore e Simental x Nelore quanto ao grau de infestação natural por carrapatos, por moscas-dos-chifres e por bernes.
id SBZ-1_4a67d93e39bf227a4c2fb2ea67a30694
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982010000700012
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do BrasilBos taurus x Bos indicusDermatobia hominisHaematobia irritansNeloreRhipicephalus (Boophilus) microplusAvaliou-se o grau de infestação natural por ectoparasitas em fêmeas bovinas de corte de três grupos genéticos. Foram realizadas contagens, de julho de 2003 a dezembro de 2004, de carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus), moscas-dos-chifres (Haematobia irritans) e bernes (larvas de Dermatobia hominis) em fêmeas dos grupos genéticos Nelore (NE), Angus x Nelore (AN), Canchim x Nelore (CN) e Simental xNelore (SN) infestadas naturalmente. Foram feitas de 6 a 10 contagens em cada animal, totalizando 5.384 observações em fêmeas de sete estádios fisiológicos (bezerras, novilhas vazias, novilhas prenhes, vacas primíparas, com ou sem bezerro, e vacas pluríparas, com ou sem bezerro). Os dados, transformados por log10 (n + 1), foram analisados pelo método dos quadrados mínimos, com um modelo estatístico que incluiu os efeitos de grupo genético da fêmea, de animal dentro de grupo genético (erro a), de ano-época da contagem, de estádio fisiológico e da interação grupo genético x ano-época da contagem. A diferença entre os grupos genéticos dependeu do ano-época da contagem, contudo, em geral, as fêmeas nelores foram as menos infestadas pelo carrapato e as Angus x Nelore, as mais infestadas pela mosca-dos-chifres e pelo berne. Houve efeito de estádio fisiológico da fêmea em todas as três características estudadas, e as diferenças variaram com a característica. Apesar da interação grupo genéitco x ano-época de contagem, existem diferenças entre os grupos genéticos Nelore, Canchim x Nelore, Angus x Nelore e Simental x Nelore quanto ao grau de infestação natural por carrapatos, por moscas-dos-chifres e por bernes.Sociedade Brasileira de Zootecnia2010-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010000700012Revista Brasileira de Zootecnia v.39 n.7 2010reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982010000700012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Mary daAlencar,Maurício Mello deRegitano,Luciana Correia de AlmeidaOliveira,Márcia Cristina de Senapor2010-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982010000700012Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2010-08-31T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
title Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
spellingShingle Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
Silva,Ana Mary da
Bos taurus x Bos indicus
Dermatobia hominis
Haematobia irritans
Nelore
Rhipicephalus (Boophilus) microplus
title_short Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
title_full Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
title_fullStr Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
title_full_unstemmed Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
title_sort Infestação natural de fêmeas bovinas de corte por ectoparasitas na Região Sudeste do Brasil
author Silva,Ana Mary da
author_facet Silva,Ana Mary da
Alencar,Maurício Mello de
Regitano,Luciana Correia de Almeida
Oliveira,Márcia Cristina de Sena
author_role author
author2 Alencar,Maurício Mello de
Regitano,Luciana Correia de Almeida
Oliveira,Márcia Cristina de Sena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Mary da
Alencar,Maurício Mello de
Regitano,Luciana Correia de Almeida
Oliveira,Márcia Cristina de Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Bos taurus x Bos indicus
Dermatobia hominis
Haematobia irritans
Nelore
Rhipicephalus (Boophilus) microplus
topic Bos taurus x Bos indicus
Dermatobia hominis
Haematobia irritans
Nelore
Rhipicephalus (Boophilus) microplus
description Avaliou-se o grau de infestação natural por ectoparasitas em fêmeas bovinas de corte de três grupos genéticos. Foram realizadas contagens, de julho de 2003 a dezembro de 2004, de carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus), moscas-dos-chifres (Haematobia irritans) e bernes (larvas de Dermatobia hominis) em fêmeas dos grupos genéticos Nelore (NE), Angus x Nelore (AN), Canchim x Nelore (CN) e Simental xNelore (SN) infestadas naturalmente. Foram feitas de 6 a 10 contagens em cada animal, totalizando 5.384 observações em fêmeas de sete estádios fisiológicos (bezerras, novilhas vazias, novilhas prenhes, vacas primíparas, com ou sem bezerro, e vacas pluríparas, com ou sem bezerro). Os dados, transformados por log10 (n + 1), foram analisados pelo método dos quadrados mínimos, com um modelo estatístico que incluiu os efeitos de grupo genético da fêmea, de animal dentro de grupo genético (erro a), de ano-época da contagem, de estádio fisiológico e da interação grupo genético x ano-época da contagem. A diferença entre os grupos genéticos dependeu do ano-época da contagem, contudo, em geral, as fêmeas nelores foram as menos infestadas pelo carrapato e as Angus x Nelore, as mais infestadas pela mosca-dos-chifres e pelo berne. Houve efeito de estádio fisiológico da fêmea em todas as três características estudadas, e as diferenças variaram com a característica. Apesar da interação grupo genéitco x ano-época de contagem, existem diferenças entre os grupos genéticos Nelore, Canchim x Nelore, Angus x Nelore e Simental x Nelore quanto ao grau de infestação natural por carrapatos, por moscas-dos-chifres e por bernes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010000700012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010000700012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982010000700012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.39 n.7 2010
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318146162524160