Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montardo,Daniel Portella
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Dall'Agnol,Miguel, Crusius,Andréa Facchini, Paim,Nilton Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982003000500007
Resumo: O trevo vermelho é uma leguminosa forrageira de clima temperado que apresenta bom potencial de produção de matéria seca e qualidade de forragem, sendo indicado para complementar a dieta dos animais durante a estação fria do ano no sul do Brasil. O objetivo do trabalho foi, por meio da realização de uma análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho, obter informações básicas para utilização em programas de melhoramento e/ou estratégias de manejo que levem à maior produção de sementes e, conseqüentemente, maior ressemeadura natural, proporcionando condições para maior persistência da espécie na pastagem. Foram analisadas as seguintes características: rendimento de sementes, número de hastes por planta, número de inflorescências por planta, número de inflorescências por haste e peso de mil sementes. A variável que mais se correlacionou com o rendimento de sementes foi o número de inflorescências por planta (r = 0,710), sendo que essa correlação se deu praticamente apenas pelo efeito direto da mesma. As demais variáveis apresentaram menores valores de correlação com o rendimento de sementes (r entre 0,175 e 0,578), com efeitos diretos reduzidos ou negativos sobre essa última característica. Portanto, o número de inflorescências por planta mostrou-se como a principal característica a ser considerada na busca de maior produção de sementes em trevo vermelho.
id SBZ-1_7954dfe3bd3ab4a57fb930e14961246d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982003000500007
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)forrageirasmelhoramento genéticopastagempersistênciaO trevo vermelho é uma leguminosa forrageira de clima temperado que apresenta bom potencial de produção de matéria seca e qualidade de forragem, sendo indicado para complementar a dieta dos animais durante a estação fria do ano no sul do Brasil. O objetivo do trabalho foi, por meio da realização de uma análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho, obter informações básicas para utilização em programas de melhoramento e/ou estratégias de manejo que levem à maior produção de sementes e, conseqüentemente, maior ressemeadura natural, proporcionando condições para maior persistência da espécie na pastagem. Foram analisadas as seguintes características: rendimento de sementes, número de hastes por planta, número de inflorescências por planta, número de inflorescências por haste e peso de mil sementes. A variável que mais se correlacionou com o rendimento de sementes foi o número de inflorescências por planta (r = 0,710), sendo que essa correlação se deu praticamente apenas pelo efeito direto da mesma. As demais variáveis apresentaram menores valores de correlação com o rendimento de sementes (r entre 0,175 e 0,578), com efeitos diretos reduzidos ou negativos sobre essa última característica. Portanto, o número de inflorescências por planta mostrou-se como a principal característica a ser considerada na busca de maior produção de sementes em trevo vermelho.Sociedade Brasileira de Zootecnia2003-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982003000500007Revista Brasileira de Zootecnia v.32 n.5 2003reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982003000500007info:eu-repo/semantics/openAccessMontardo,Daniel PortellaDall'Agnol,MiguelCrusius,Andréa FacchiniPaim,Nilton Rodriguespor2003-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982003000500007Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2003-12-12T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
title Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
spellingShingle Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
Montardo,Daniel Portella
forrageiras
melhoramento genético
pastagem
persistência
title_short Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
title_full Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
title_fullStr Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
title_full_unstemmed Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
title_sort Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.)
author Montardo,Daniel Portella
author_facet Montardo,Daniel Portella
Dall'Agnol,Miguel
Crusius,Andréa Facchini
Paim,Nilton Rodrigues
author_role author
author2 Dall'Agnol,Miguel
Crusius,Andréa Facchini
Paim,Nilton Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montardo,Daniel Portella
Dall'Agnol,Miguel
Crusius,Andréa Facchini
Paim,Nilton Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv forrageiras
melhoramento genético
pastagem
persistência
topic forrageiras
melhoramento genético
pastagem
persistência
description O trevo vermelho é uma leguminosa forrageira de clima temperado que apresenta bom potencial de produção de matéria seca e qualidade de forragem, sendo indicado para complementar a dieta dos animais durante a estação fria do ano no sul do Brasil. O objetivo do trabalho foi, por meio da realização de uma análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho, obter informações básicas para utilização em programas de melhoramento e/ou estratégias de manejo que levem à maior produção de sementes e, conseqüentemente, maior ressemeadura natural, proporcionando condições para maior persistência da espécie na pastagem. Foram analisadas as seguintes características: rendimento de sementes, número de hastes por planta, número de inflorescências por planta, número de inflorescências por haste e peso de mil sementes. A variável que mais se correlacionou com o rendimento de sementes foi o número de inflorescências por planta (r = 0,710), sendo que essa correlação se deu praticamente apenas pelo efeito direto da mesma. As demais variáveis apresentaram menores valores de correlação com o rendimento de sementes (r entre 0,175 e 0,578), com efeitos diretos reduzidos ou negativos sobre essa última característica. Portanto, o número de inflorescências por planta mostrou-se como a principal característica a ser considerada na busca de maior produção de sementes em trevo vermelho.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982003000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982003000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982003000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.32 n.5 2003
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318136444321792