Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bremm,Carolina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Rocha,Marta Gomes da, Restle,João, Pilau,Alcides, Montagner,Denise Baptaglin, Freitas,Fabiana Kellermann de, Macari,Stefani, Elejalde,Denise Adelaide Gomes, Roso,Dalton, Roman,Juliano, Guterres,Éverton Pujol, Costa,Vagner Guasso da, Neves,Fábio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000200005
Resumo: Foi avaliado o comportamento ingestivo de bezerras de corte submetidas a diferentes níveis de suplementação energética. Os níveis testados foram (0; 0,5; 1,0; 1,5% do peso vivo), em pastagem de aveia preta (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.). O suplemento foi farelo de trigo, fornecido diariamente às 14h. Para registro das atividades de pastejo, ruminação, ócio e permanência no cocho, adotou-se a observação visual, feita a cada dez minutos, durante 24 horas, em quatro datas. Para cada nível de suplementação, foram observados seis animais dos grupos genéticos Charolês, 3/4 Charolês/Nelore e 5/8 Nelore/Charolês, com aproximadamente oito meses de idade e peso inicial de 158 kg. Os animais que receberam suplementação diminuíram o tempo de pastejo em relação aos não-suplementados, sem alteração no consumo estimado de forragem. Os animais que receberam suplementação a 1,5% do PV permaneceram mais tempo no cocho, aumentando a freqüência de retorno ao cocho nos maiores níveis de suplementação. Os níveis de suplementação não interferiram nos tempos de ruminação e ócio.
id SBZ-1_7b6810103f375d0ce8d265dae7e5cfbc
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982005000200005
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)Charolêsfarelo de trigopastejo contínuoFoi avaliado o comportamento ingestivo de bezerras de corte submetidas a diferentes níveis de suplementação energética. Os níveis testados foram (0; 0,5; 1,0; 1,5% do peso vivo), em pastagem de aveia preta (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.). O suplemento foi farelo de trigo, fornecido diariamente às 14h. Para registro das atividades de pastejo, ruminação, ócio e permanência no cocho, adotou-se a observação visual, feita a cada dez minutos, durante 24 horas, em quatro datas. Para cada nível de suplementação, foram observados seis animais dos grupos genéticos Charolês, 3/4 Charolês/Nelore e 5/8 Nelore/Charolês, com aproximadamente oito meses de idade e peso inicial de 158 kg. Os animais que receberam suplementação diminuíram o tempo de pastejo em relação aos não-suplementados, sem alteração no consumo estimado de forragem. Os animais que receberam suplementação a 1,5% do PV permaneceram mais tempo no cocho, aumentando a freqüência de retorno ao cocho nos maiores níveis de suplementação. Os níveis de suplementação não interferiram nos tempos de ruminação e ócio.Sociedade Brasileira de Zootecnia2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000200005Revista Brasileira de Zootecnia v.34 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982005000200005info:eu-repo/semantics/openAccessBremm,CarolinaRocha,Marta Gomes daRestle,JoãoPilau,AlcidesMontagner,Denise BaptaglinFreitas,Fabiana Kellermann deMacari,StefaniElejalde,Denise Adelaide GomesRoso,DaltonRoman,JulianoGuterres,Éverton PujolCosta,Vagner Guasso daNeves,Fábio Pereirapor2005-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982005000200005Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2005-09-12T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
title Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
spellingShingle Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
Bremm,Carolina
Charolês
farelo de trigo
pastejo contínuo
title_short Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
title_full Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
title_fullStr Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
title_full_unstemmed Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
title_sort Efeito de níveis de suplementação sobre o comportamento ingestivo de bezerras em pastagem de aveia (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.)
author Bremm,Carolina
author_facet Bremm,Carolina
Rocha,Marta Gomes da
Restle,João
Pilau,Alcides
Montagner,Denise Baptaglin
Freitas,Fabiana Kellermann de
Macari,Stefani
Elejalde,Denise Adelaide Gomes
Roso,Dalton
Roman,Juliano
Guterres,Éverton Pujol
Costa,Vagner Guasso da
Neves,Fábio Pereira
author_role author
author2 Rocha,Marta Gomes da
Restle,João
Pilau,Alcides
Montagner,Denise Baptaglin
Freitas,Fabiana Kellermann de
Macari,Stefani
Elejalde,Denise Adelaide Gomes
Roso,Dalton
Roman,Juliano
Guterres,Éverton Pujol
Costa,Vagner Guasso da
Neves,Fábio Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bremm,Carolina
Rocha,Marta Gomes da
Restle,João
Pilau,Alcides
Montagner,Denise Baptaglin
Freitas,Fabiana Kellermann de
Macari,Stefani
Elejalde,Denise Adelaide Gomes
Roso,Dalton
Roman,Juliano
Guterres,Éverton Pujol
Costa,Vagner Guasso da
Neves,Fábio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Charolês
farelo de trigo
pastejo contínuo
topic Charolês
farelo de trigo
pastejo contínuo
description Foi avaliado o comportamento ingestivo de bezerras de corte submetidas a diferentes níveis de suplementação energética. Os níveis testados foram (0; 0,5; 1,0; 1,5% do peso vivo), em pastagem de aveia preta (Avena strigosa Schreb.) e azevém (Lolium multiflorum Lam.). O suplemento foi farelo de trigo, fornecido diariamente às 14h. Para registro das atividades de pastejo, ruminação, ócio e permanência no cocho, adotou-se a observação visual, feita a cada dez minutos, durante 24 horas, em quatro datas. Para cada nível de suplementação, foram observados seis animais dos grupos genéticos Charolês, 3/4 Charolês/Nelore e 5/8 Nelore/Charolês, com aproximadamente oito meses de idade e peso inicial de 158 kg. Os animais que receberam suplementação diminuíram o tempo de pastejo em relação aos não-suplementados, sem alteração no consumo estimado de forragem. Os animais que receberam suplementação a 1,5% do PV permaneceram mais tempo no cocho, aumentando a freqüência de retorno ao cocho nos maiores níveis de suplementação. Os níveis de suplementação não interferiram nos tempos de ruminação e ócio.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982005000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.34 n.2 2005
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318138364264448