Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lôbo,Raimundo Nonato Braga
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Madalena,Fernando Enrique, Penna,Vânia Maldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982000000500014
Resumo: Utilizando-se simulação determinística, foram avaliados seis esquemas de melhoramento, com diferentes grupos de informações: (1) somente características de crescimento, (2) somente características leiteiras, (3) características de crescimento e reprodutivas, (4) características leiteiras e reprodutivas, (5) características de crescimento e leiteiras e (6) características de crescimento, leiteiras e reprodutivas. Avaliaram-se também a resposta à variação no uso de touros provados por meio do teste de progênie, a resposta sem a realização do teste de progênie no estrato de vacas de corte da população e a resposta à variação no valor econômico do peso ao abate. Em todos os esquemas avaliados, foram verificados altos ganhos genéticos e lucros decorrentes do programa. Os esquemas que consideraram as características leiteiras foram mais eficientes pela seleção para maior produção de leite e menor peso de vaca adulta. As características de fertilidade foram mais importantes para os esquemas de corte. A resposta econômica à seleção foi maior com o aumento no uso de touros provados, embora não proporcionalmente. A contribuição das características de corte para o lucro genético somente superou a das leiteiras quando o valor econômico do peso ao abate superou em 14 vezes o da produção de leite. Foi demonstrado não haver necessidade da realização do teste de progênie com as vacas de corte para o sistema de dupla aptidão estudado.
id SBZ-1_9a5b9f67f176ad9ed4d213cc056c8630
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982000000500014
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidãodupla aptidãoganho genéticoreceita econômicaseleçãozebuUtilizando-se simulação determinística, foram avaliados seis esquemas de melhoramento, com diferentes grupos de informações: (1) somente características de crescimento, (2) somente características leiteiras, (3) características de crescimento e reprodutivas, (4) características leiteiras e reprodutivas, (5) características de crescimento e leiteiras e (6) características de crescimento, leiteiras e reprodutivas. Avaliaram-se também a resposta à variação no uso de touros provados por meio do teste de progênie, a resposta sem a realização do teste de progênie no estrato de vacas de corte da população e a resposta à variação no valor econômico do peso ao abate. Em todos os esquemas avaliados, foram verificados altos ganhos genéticos e lucros decorrentes do programa. Os esquemas que consideraram as características leiteiras foram mais eficientes pela seleção para maior produção de leite e menor peso de vaca adulta. As características de fertilidade foram mais importantes para os esquemas de corte. A resposta econômica à seleção foi maior com o aumento no uso de touros provados, embora não proporcionalmente. A contribuição das características de corte para o lucro genético somente superou a das leiteiras quando o valor econômico do peso ao abate superou em 14 vezes o da produção de leite. Foi demonstrado não haver necessidade da realização do teste de progênie com as vacas de corte para o sistema de dupla aptidão estudado.Sociedade Brasileira de Zootecnia2000-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982000000500014Revista Brasileira de Zootecnia v.29 n.5 2000reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982000000500014info:eu-repo/semantics/openAccessLôbo,Raimundo Nonato BragaMadalena,Fernando EnriquePenna,Vânia Maldinipor2002-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982000000500014Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2002-10-15T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
title Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
spellingShingle Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
Lôbo,Raimundo Nonato Braga
dupla aptidão
ganho genético
receita econômica
seleção
zebu
title_short Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
title_full Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
title_fullStr Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
title_full_unstemmed Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
title_sort Avaliação de esquemas de seleção alternativos para bovinos Zebus de dupla aptidão
author Lôbo,Raimundo Nonato Braga
author_facet Lôbo,Raimundo Nonato Braga
Madalena,Fernando Enrique
Penna,Vânia Maldini
author_role author
author2 Madalena,Fernando Enrique
Penna,Vânia Maldini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lôbo,Raimundo Nonato Braga
Madalena,Fernando Enrique
Penna,Vânia Maldini
dc.subject.por.fl_str_mv dupla aptidão
ganho genético
receita econômica
seleção
zebu
topic dupla aptidão
ganho genético
receita econômica
seleção
zebu
description Utilizando-se simulação determinística, foram avaliados seis esquemas de melhoramento, com diferentes grupos de informações: (1) somente características de crescimento, (2) somente características leiteiras, (3) características de crescimento e reprodutivas, (4) características leiteiras e reprodutivas, (5) características de crescimento e leiteiras e (6) características de crescimento, leiteiras e reprodutivas. Avaliaram-se também a resposta à variação no uso de touros provados por meio do teste de progênie, a resposta sem a realização do teste de progênie no estrato de vacas de corte da população e a resposta à variação no valor econômico do peso ao abate. Em todos os esquemas avaliados, foram verificados altos ganhos genéticos e lucros decorrentes do programa. Os esquemas que consideraram as características leiteiras foram mais eficientes pela seleção para maior produção de leite e menor peso de vaca adulta. As características de fertilidade foram mais importantes para os esquemas de corte. A resposta econômica à seleção foi maior com o aumento no uso de touros provados, embora não proporcionalmente. A contribuição das características de corte para o lucro genético somente superou a das leiteiras quando o valor econômico do peso ao abate superou em 14 vezes o da produção de leite. Foi demonstrado não haver necessidade da realização do teste de progênie com as vacas de corte para o sistema de dupla aptidão estudado.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982000000500014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982000000500014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982000000500014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.29 n.5 2000
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318132941029376