Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gonçalves,Tarcísio de Moraes, Oliveira,Antonio Ilson Gomes de, Ferreira,Daniel Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000800015
Resumo: Visando estabelecer as medidas que melhor definem a quantidade de tecidos da carcaça de suínos, foram utilizados dados de rendimento de carne (RCARNE), rendimento de gordura (RGORD), rendimento de carcaça (RC), comprimento de carcaça pelo Método Brasileiro de Classificação de Carcaça (CCMB), comprimento de carcaça pelo Método Americano de Classificação de Carcaça (CCMA), espessura média de toucinho (ETM), espessura de toucinho a 4 cm da linha dorsal (P1), espessura de toucinho a 6,5 cm da linha dorsal (P2), espessura de toucinho a 8 cm da linha dorsal (P3), área de olho de lombo (AOL), relação carne:gordura (RCG) e rendimento de pernil (RP), obtidos em 664 suínos Large White. Inicialmente, procurando elucidar qual a importância e possíveis estruturas de relação existentes entre as variáveis, utilizou-se a análise multivariada de agrupamento (cluster analysis) e, em seguida, adotou-se o modelo de regressão linear múltipla, sendo as análises executadas por intermédio do SAS. Numa primeira fase, estimou-se o coeficiente de determinação parcial (Tipo II) de cada variável e, em uma segunda fase, adotou-se o procedimento de seleção de equações ajustadas denominado "Backward". Com exceção do RC, todas as medidas de carcaça avaliadas apresentaram correlação significativa com RCARNE e RGORD. As medidas ETM, P1, P2, P3 e RCG foram inversamente correlacionadas com RCARNE e diretamente correlacionadas com RGORD. Observou-se o contrário para as medidas CCMB, CCMA, AOL e RP. Na avaliação da qualidade da carcaça, para rendimento de carne são suficientes apenas as medidas ETM, AOL, RCG e RP, enquanto, para rendimento de gordura, além destas é necessária a mensuração da P1. As medidas de área de olho de lombo e espessura de toucinho, conforme propostas pelo MBCC mostraram-se como sendo as que melhor avaliam a quantidade de carne e gordura na carcaça.
id SBZ-1_a30bdf7168bf068d773a111220dcf7cb
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982004000800015
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionaisanálise de agrupamentocorrelaçãorendimento de carne e gorduraVisando estabelecer as medidas que melhor definem a quantidade de tecidos da carcaça de suínos, foram utilizados dados de rendimento de carne (RCARNE), rendimento de gordura (RGORD), rendimento de carcaça (RC), comprimento de carcaça pelo Método Brasileiro de Classificação de Carcaça (CCMB), comprimento de carcaça pelo Método Americano de Classificação de Carcaça (CCMA), espessura média de toucinho (ETM), espessura de toucinho a 4 cm da linha dorsal (P1), espessura de toucinho a 6,5 cm da linha dorsal (P2), espessura de toucinho a 8 cm da linha dorsal (P3), área de olho de lombo (AOL), relação carne:gordura (RCG) e rendimento de pernil (RP), obtidos em 664 suínos Large White. Inicialmente, procurando elucidar qual a importância e possíveis estruturas de relação existentes entre as variáveis, utilizou-se a análise multivariada de agrupamento (cluster analysis) e, em seguida, adotou-se o modelo de regressão linear múltipla, sendo as análises executadas por intermédio do SAS. Numa primeira fase, estimou-se o coeficiente de determinação parcial (Tipo II) de cada variável e, em uma segunda fase, adotou-se o procedimento de seleção de equações ajustadas denominado "Backward". Com exceção do RC, todas as medidas de carcaça avaliadas apresentaram correlação significativa com RCARNE e RGORD. As medidas ETM, P1, P2, P3 e RCG foram inversamente correlacionadas com RCARNE e diretamente correlacionadas com RGORD. Observou-se o contrário para as medidas CCMB, CCMA, AOL e RP. Na avaliação da qualidade da carcaça, para rendimento de carne são suficientes apenas as medidas ETM, AOL, RCG e RP, enquanto, para rendimento de gordura, além destas é necessária a mensuração da P1. As medidas de área de olho de lombo e espessura de toucinho, conforme propostas pelo MBCC mostraram-se como sendo as que melhor avaliam a quantidade de carne e gordura na carcaça.Sociedade Brasileira de Zootecnia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000800015Revista Brasileira de Zootecnia v.33 n.6 suppl.2 2004reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982004000800015info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Rilke Tadeu Fonseca deGonçalves,Tarcísio de MoraesOliveira,Antonio Ilson Gomes deFerreira,Daniel Furtadopor2010-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982004000800015Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2010-09-21T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
title Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
spellingShingle Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
análise de agrupamento
correlação
rendimento de carne e gordura
title_short Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
title_full Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
title_fullStr Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
title_full_unstemmed Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
title_sort Avaliação de carcaças de suínos da raça Large White utilizando medidas convencionais
author Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
author_facet Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
Gonçalves,Tarcísio de Moraes
Oliveira,Antonio Ilson Gomes de
Ferreira,Daniel Furtado
author_role author
author2 Gonçalves,Tarcísio de Moraes
Oliveira,Antonio Ilson Gomes de
Ferreira,Daniel Furtado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
Gonçalves,Tarcísio de Moraes
Oliveira,Antonio Ilson Gomes de
Ferreira,Daniel Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv análise de agrupamento
correlação
rendimento de carne e gordura
topic análise de agrupamento
correlação
rendimento de carne e gordura
description Visando estabelecer as medidas que melhor definem a quantidade de tecidos da carcaça de suínos, foram utilizados dados de rendimento de carne (RCARNE), rendimento de gordura (RGORD), rendimento de carcaça (RC), comprimento de carcaça pelo Método Brasileiro de Classificação de Carcaça (CCMB), comprimento de carcaça pelo Método Americano de Classificação de Carcaça (CCMA), espessura média de toucinho (ETM), espessura de toucinho a 4 cm da linha dorsal (P1), espessura de toucinho a 6,5 cm da linha dorsal (P2), espessura de toucinho a 8 cm da linha dorsal (P3), área de olho de lombo (AOL), relação carne:gordura (RCG) e rendimento de pernil (RP), obtidos em 664 suínos Large White. Inicialmente, procurando elucidar qual a importância e possíveis estruturas de relação existentes entre as variáveis, utilizou-se a análise multivariada de agrupamento (cluster analysis) e, em seguida, adotou-se o modelo de regressão linear múltipla, sendo as análises executadas por intermédio do SAS. Numa primeira fase, estimou-se o coeficiente de determinação parcial (Tipo II) de cada variável e, em uma segunda fase, adotou-se o procedimento de seleção de equações ajustadas denominado "Backward". Com exceção do RC, todas as medidas de carcaça avaliadas apresentaram correlação significativa com RCARNE e RGORD. As medidas ETM, P1, P2, P3 e RCG foram inversamente correlacionadas com RCARNE e diretamente correlacionadas com RGORD. Observou-se o contrário para as medidas CCMB, CCMA, AOL e RP. Na avaliação da qualidade da carcaça, para rendimento de carne são suficientes apenas as medidas ETM, AOL, RCG e RP, enquanto, para rendimento de gordura, além destas é necessária a mensuração da P1. As medidas de área de olho de lombo e espessura de toucinho, conforme propostas pelo MBCC mostraram-se como sendo as que melhor avaliam a quantidade de carne e gordura na carcaça.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000800015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000800015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982004000800015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.33 n.6 suppl.2 2004
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318137924911104