Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Alexandre Nunes Motta de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha,Marta Gomes da, Pötter,Luciana, Roso,Dalton, Glienke,Carine Lisete, Oliveira Neto,Renato Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982011000800006
Resumo: O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar os atributos das pastagens de milheto (Pennisetum americanum) e papuã (Urochloa plantaginea) e relacioná-los ao comportamento ingestivo de novilhas de corte. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo, com dois tratamentos e duas repetições de área. O método de pastejo foi de lotação contínua e número variável de animais para manter a altura do dossel em 40 cm. As massas de lâmina foliar, colmo e material morto, a taxa de acúmulo de forragem, a relação folha/colmo, oferta de forragem e de lâmina foliar, teor de fibra em detergente neutro foram semelhantes em milheto e papuã. O papuã apresentou maior densidade de colmo no estrato de 0-15 cm de altura. A densidade de material morto no estrato de 0-15 cm e as densidades de lâmina foliar, de colmo e de material morto nos estratos de 15-30 cm, de 30-45 cm e mais de 45 cm de altura foram semelhantes em milheto e papuã. O comportamento ingestivo das novilhas, medido pelos tempos de pastejo, de ruminação e de ócio, taxa de bocado, massa do bocado, bocados por estação alimentar, estações alimentares por minuto e taxa de deslocamento, foi semelhante quando mantidas em milheto ou papuã. As equações de regressão múltipla, considerando os atributos do pasto, da pastagem e do clima apresentaram coeficientes de determinação acima de 0,70 para tempo de pastejo, massa do bocado, bocados por estação alimentar, estações alimentares por minuto, taxa de deslocamento e podem ser utilizadas como preditores do comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagens de milheto ou papuã.
id SBZ-1_a677c12288e9120d6167f114a2e28e88
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982011000800006
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quenteestações alimentaresmilhetopapuãtaxa de bocadotempo de pastejoO experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar os atributos das pastagens de milheto (Pennisetum americanum) e papuã (Urochloa plantaginea) e relacioná-los ao comportamento ingestivo de novilhas de corte. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo, com dois tratamentos e duas repetições de área. O método de pastejo foi de lotação contínua e número variável de animais para manter a altura do dossel em 40 cm. As massas de lâmina foliar, colmo e material morto, a taxa de acúmulo de forragem, a relação folha/colmo, oferta de forragem e de lâmina foliar, teor de fibra em detergente neutro foram semelhantes em milheto e papuã. O papuã apresentou maior densidade de colmo no estrato de 0-15 cm de altura. A densidade de material morto no estrato de 0-15 cm e as densidades de lâmina foliar, de colmo e de material morto nos estratos de 15-30 cm, de 30-45 cm e mais de 45 cm de altura foram semelhantes em milheto e papuã. O comportamento ingestivo das novilhas, medido pelos tempos de pastejo, de ruminação e de ócio, taxa de bocado, massa do bocado, bocados por estação alimentar, estações alimentares por minuto e taxa de deslocamento, foi semelhante quando mantidas em milheto ou papuã. As equações de regressão múltipla, considerando os atributos do pasto, da pastagem e do clima apresentaram coeficientes de determinação acima de 0,70 para tempo de pastejo, massa do bocado, bocados por estação alimentar, estações alimentares por minuto, taxa de deslocamento e podem ser utilizadas como preditores do comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagens de milheto ou papuã.Sociedade Brasileira de Zootecnia2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982011000800006Revista Brasileira de Zootecnia v.40 n.8 2011reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982011000800006info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Alexandre Nunes Motta deRocha,Marta Gomes daPötter,LucianaRoso,DaltonGlienke,Carine LiseteOliveira Neto,Renato Alves depor2011-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982011000800006Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2011-09-12T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
title Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
spellingShingle Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
Souza,Alexandre Nunes Motta de
estações alimentares
milheto
papuã
taxa de bocado
tempo de pastejo
title_short Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
title_full Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
title_fullStr Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
title_full_unstemmed Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
title_sort Comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem de gramíneas anuais de estação quente
author Souza,Alexandre Nunes Motta de
author_facet Souza,Alexandre Nunes Motta de
Rocha,Marta Gomes da
Pötter,Luciana
Roso,Dalton
Glienke,Carine Lisete
Oliveira Neto,Renato Alves de
author_role author
author2 Rocha,Marta Gomes da
Pötter,Luciana
Roso,Dalton
Glienke,Carine Lisete
Oliveira Neto,Renato Alves de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Alexandre Nunes Motta de
Rocha,Marta Gomes da
Pötter,Luciana
Roso,Dalton
Glienke,Carine Lisete
Oliveira Neto,Renato Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv estações alimentares
milheto
papuã
taxa de bocado
tempo de pastejo
topic estações alimentares
milheto
papuã
taxa de bocado
tempo de pastejo
description O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar os atributos das pastagens de milheto (Pennisetum americanum) e papuã (Urochloa plantaginea) e relacioná-los ao comportamento ingestivo de novilhas de corte. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo, com dois tratamentos e duas repetições de área. O método de pastejo foi de lotação contínua e número variável de animais para manter a altura do dossel em 40 cm. As massas de lâmina foliar, colmo e material morto, a taxa de acúmulo de forragem, a relação folha/colmo, oferta de forragem e de lâmina foliar, teor de fibra em detergente neutro foram semelhantes em milheto e papuã. O papuã apresentou maior densidade de colmo no estrato de 0-15 cm de altura. A densidade de material morto no estrato de 0-15 cm e as densidades de lâmina foliar, de colmo e de material morto nos estratos de 15-30 cm, de 30-45 cm e mais de 45 cm de altura foram semelhantes em milheto e papuã. O comportamento ingestivo das novilhas, medido pelos tempos de pastejo, de ruminação e de ócio, taxa de bocado, massa do bocado, bocados por estação alimentar, estações alimentares por minuto e taxa de deslocamento, foi semelhante quando mantidas em milheto ou papuã. As equações de regressão múltipla, considerando os atributos do pasto, da pastagem e do clima apresentaram coeficientes de determinação acima de 0,70 para tempo de pastejo, massa do bocado, bocados por estação alimentar, estações alimentares por minuto, taxa de deslocamento e podem ser utilizadas como preditores do comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagens de milheto ou papuã.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982011000800006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982011000800006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982011000800006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.40 n.8 2011
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318148242898944